TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISTIANISMO E MMA: UMA BUSCA PELA GLORIFICAÇÃO A DEUS NO ESPORTE

Por:   •  2/2/2019  •  Artigo  •  5.709 Palavras (23 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 23

CRISTIANISMO E MMA: UMA BUSCA PELA GLORIFICAÇÃO A DEUS NO ESPORTE

RESUMO

Este artigo tem como finalidade abordar o crescente movimento cristão na inclusão do MMA em ministérios dentro das igrejas. Tomando como ponto de partida o fenômeno que explodiu nos estados Unidos em 2014 onde cerca de 700 igrejas incluíram o esporte como atividade de evangelismo que visa atrair mais jovens para igreja. A questão fundamental proposta é se existe a possibilidade de Deus ser glorificado neste esporte. Vamos verificar os primórdios do MMA e tentar por meio de vários artigos de notícias, jornais online e uns poucos ensaios teóricos que abordam o assunto para saber se o cristianismo pode calçar essas luvas. Teremos sempre em mente o princípio de uma cosmovisão cristã onde Cristo é Soberano sobre todas as coisas, incluindo todas as culturas.

PALAVRAS-CHAVE: Cosmovisão Cristã. MMA e Religião. Lutas e Cristianismo. Evangelismo. Cristianismo Muscular.

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia é muito comum vermos atletas de diferentes modalidades esportivas que de alguma maneira agradecem a Deus por uma vitória. No futebol por exemplo podemos ver dedos apontando para o céu em uma comemoração de um gol, jogadores se ajoelhando para orar no fim de uma partida importante, podemos vê-los dando testemunhos em entrevistas, etc. Percebemos hoje que existem muitos cristãos que usam o esporte para glorificar a Deus. O “meia” Kaká por exemplo, no fim da copa de 2002 ao comemorar o título de campeão, vestiu por cima do uniforme da seleção brasileira de futebol uma camisa branca com a seguinte frase: “I belong to Jesus” (Eu pertenço a Jesus, em tradução livre). Claramente o jogador brasileiro que abertamente se declarou cristão, mostrou ao mundo inteiro que acima do futebol, acima daquela copa, acima daquele título de penta campeão mundial ele pertencia a Jesus. Kaká glorificou ao Senhor quando os holofotes apontavam para a equipe.

Lauren Holiday campeã mundial de futebol feminino usou o palco do mundo para compartilhar o evangelho:

Eu sei que não foram me dados estes talentos para ser medíocre. Deus me abençoou abundantemente com a capacidade de jogar futebol em todo o mundo. Toda vez que eu passo pelo campo, eu sei que, através do meu esforço, eu estou glorificando a Ele. Ele me deu o palco do mundo para compartilhar Seu Evangelho, e é isso que eu espero estar fazendo[1].

Eric Liddell como bem retratado no filme Carruagens de Fogo, honrou a Deus não correndo no seu Sabbath[2] nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924. Ele dizia que Deus o tinha criado para um propósito: realizar um trabalho missionário na China, mas também o tinha feito rápido e todas as vezes que corria sentia o prazer do Senhor[3]. Existem muitos outros nomes como o atleta do basquete Luiz Felipe, o surfista resgatado das drogas Jocélio de Jesus (Jojó de Olivença), o piloto Alex Dias Ribeiro, entre muitos outros. Todos eles usam o esporte como forma de glorificar a Deus através de seus talentos.

Como podemos ver, muitos atletas das mais variadas modalidades esportivas louvam a Deus em suas áreas. Existe, no entanto, um esporte específico que causa muitas controvérsias nessa questão. Desde que Kymo Leopoldo entrou no UFC 3 carregando uma cruz nas costas, o MMA e religião começaram a coexistir. De lá pra cá muitos outros atletas também demostraram sua fé antes ou depois de uma luta. Hoje a grande maioria dos participantes do UFC de alguma forma agradecem a Deus por suas lutas. Esse fenômeno tomou uma proporção tão grande que o chefe do UFC Dana White, chegou a pedir aos competidores cristãos que deixassem sua fé em casa:

Os Estados Unidos não querem ouvir seus pensamentos sobre Jesus. Mantenha isso em casa - religião, política, tudo isso. Quando você está lutando e sendo entrevistado, eles querem ouvir sobre a luta. É maravilhoso que você ame Jesus. Ame o quanto você quiser. Mas não em público[4].

2 CRISTIANISMO X MMA: BUSCANDO O PONTO DE INTERSEÇÃO

Muitas perguntas surgem desta discussão. Se Deus é glorificado no esporte, por que não no MMA? Como alguém pode amar o próximo e ao mesmo tempo machuca-lo dessa forma? Deus não habita no meio de um povo que se reúne para aplaudir essa selvageria! A questão é a violência? Muitas igrejas viram nesse cenário uma grande oportunidade de evangelismo para atrair principalmente os jovens que simpatizam com o esporte.

Neste estudo abordaremos essa provável união. Passaremos por uma breve história do esporte, abordaremos conceitos de violência e moral, veremos o que significa glorificar a Deus e assim, entender se e como é possível desenvolver neste esporte uma forma de evangelismo. Será que o evangelho pode calçar as luvas do MMA?

2.1 O que é glorificar a deus?

Antes de tudo precisamos entender o que significa dar a glória a Deus. Vamos ver o exemplo de 1 Coríntios 10:31-33. A palavra grega usada para gloria é δόξα que em seu sentido primordial no grego secular significa: “uma opinião de outrem sobre alguém, estimativa, expectativa, ideia, reputação. Na Bíblia, δόξα sempre aparece como uma opinião boa sobre alguém e por consequência evoca honra e louvor” (RUSCONI,2003, p. 136)[5]. A princípio vemos uma restrição ao ato de comer e beber, mas seguindo o texto Paulo expande o ato de glorificar a Deus a todas as coisas que o cristão fizer. Como Barnes bem coloca em seu comentário:

Faça tudo para a glória de Deus - A frase "a glória de Deus" é equivalente a honrar a Deus; e o sentido é que devemos agir em todas as coisas para "honrá-lo" como nosso Legislador, nosso Criador, nosso Redentor; e para levar outros a elogiar o nosso exemplo e abraçar o Seu evangelho.[6]

        O autor ainda faz o uso de uma metáfora entre pai e filho para trazer mais compreensão do texto e sobre o que significa glorificar a Deus. Ele explica que uma criança honra o pai quando o obedece, quando nutri pensamentos reverenciais e apropriados sobre ele, quando é grato por seus favores e quando ao seu redor as pessoas nutrem opiniões positivas sobre o seu pai. Desta forma, glorificar a Deus tem o intuito de não apenas o cristão honrar a Deus seguindo seus estatutos, mas também que as pessoas a sua volta vejam nele o reflexo de Deus e assim também glorifiquem a Deus, assim como o apostolo Pedro escreve em sua carta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com