TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METABOLISMO DO CÁLCIO

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

METABOLISMO DO CÁLCIO

CÁLCIO:

- Composto orgânico presente na natureza de importância vital para os seres humanos com ações tanto no intra como no extracelular.

- Mineral mais abundante no organismo.

- Funções direta e indireta do cálcio no organismo: divisão celular, exocitose, criação do potencial de ação, contração muscular, rearranjo citoesquelético, ativação enzimática, segundo mensageiro hormonal, motilidade celular, transmissão sináptica, coagulação e agregação plaquetária. Portanto quando o cálcio está alto ou baixo ocorre uma série de alterações no nosso organismo.

- É o íon mais importante do nosso corpo e cerca de 99% do cálcio do nosso organismo é encontrado nos ossos, sendo que este é a matriz de colágeno na qual Ca e P vão se depositar sob a forma de hidroxiapatita.

- O cálcio circulante pode estar ligado a proteínas como albumina (40%) ou ânions (como fosfato e citrato – 10%); os 50% restantes encontram-se na forma ionizada – forma livre (Ca i: forma metabolicamente ativa das ações do cálcio).

OBS: o cálcio ionizado não está ligado a nenhuma proteína.

- A regulação do Ca e do P ocorre pela interação entre os hormônios PTH, Calcitonina e Vitamina D através de órgãos-chaves (rins, ossos e intestino) para que ocorra uma homeostase desses compostos.

Cálcio total: 8,5 – 10,5 mg/dl, valores abaixo ou acima desses irão causar alterações no organismo.

- Além do gradiente oferta-perda de cálcio no nosso organismo, a biodisponibilidade da forma metabolicamente ativa do cálcio (Ca i) depende de algumas variáveis como:

1- pH

  • Na acidose metabólica aumenta a dissociação do cálcio-albumina, portanto aumenta o cálcio livre,
  • Na alcalose aumenta a ligação entre cálcio e albumina, diminuindo então o cálcio livre.

2- Alterações nos valores séricos das proteínas (principalmente a albumina). EX.: no paciente cirrótico que tem albumina baixa, o cálcio livre estará aumentado.

Em situações de hipoalbuminemia, podemos fazer o cálculo do cálcio sérico corrigido:

        Ca sérico corrigido = Ca sérico + [0,8 x (4 - albumina)]

Alimentos que são fonte de cálcio:  Laticínios, queijos, soja, sardinha, salmão, amendoim, nozes, feijão, brócolis, couve.

A necessidade diária de cálcio varia ao longo da vida, principalmente de acordo com a faixa etária.

A MELHOR FORMA DE SE REPOR CALCIO É PELA BOCA, SE ALIMENTANDO BEM

O cálcio sempre estará em uma homeostase perfeita e existem alguns órgãos que são extremamente importantes para que isso aconteça.

Em uma dieta de 1000mg de cálcio, temos a excreção de exatamente 1000mg (200mg da excreção urinaria + 800mg da excreção fecal).  

O cálcio é absorvido no intestino com ajuda da vitamina D, esse cálcio absorvido vai para a corrente sanguínea e irá ocorrer uma troca de cálcio entre o meio sanguíneo e o nosso principal deposito de cálcio que é o osso. Essa troca ocorre a todo momento e ela é essencial para que o nível de cálcio permaneça dentro da normalidade.

Adaptações do corpo de acordo com a quantidade de cálcio ingerida: quando temos um nível de cálcio baixo, o organismo fará com que esse nível se eleve e vice-versa. Mas nem sempre esse mecanismo será efetivo.

Em uma dieta hipocálcio o organismo aumenta a absorção intestinal do cálcio, aumenta a reabsorção de cálcio no osso, o rim sofre maior ação do PTH, secretando maior quantidade de vitamina D ativa e também aumenta a reabsorção de cálcio (tira cálcio do osso e manda para a corrente sanguínea).

Já em uma dieta hipercálcio, diminui a absorção intestinal, diminui a reabsorção óssea, diminui a secreção de vitamina D ativa e a reabsorção renal de cálcio.

CALCIO ALTO 🡪 PTh diminui

Paratireóides (PTH)

Localizada na parte posterior na tireoide, grande parte da população possui 4 paratireoides. Ela é responsável pela secreção de Paratormônio (PTH).

Cálcio alto 🡪 sua fração livre se liga no receptor de cálcio da paratiroide 🡪 estímulo inibitório 🡪 diminui a secreção de PTH

Pouco cálcio na circulação 🡪 pouco cálcio de ligando no recp de cálcio 🡪 aumenta a secreção de PTH

Em uma situação em que temos muito cálcio, a paratireoide não secreta PTH, pois ele é responsável por aumentar o nível sérico de cálcio. Assim, o cálcio em excesso inibe o PTH na tireoide (e vice-versa).

Se temos pouco cálcio no sangue, a paratireoide secreta mais PTH para reabsorver cálcio do osso.

O PTH secretado age sobre o rim, ativando a vitamina D e esta aumenta a absorção intestinal de cálcio.

Calcitonina

- A calcitonina é um hormônio proteico com 32 aminoácidos secretada por células C da tireoide (parafoliculares) presentes geralmente no 1/3 médio-lateral dos lobos tiroidianos no espaço intersticial entre os folículos tiroidianos, próximas de redes capilares.

- A calcitonina é um hormônio peptídeo hipocalcêmico que atua de forma antagônica ao PTH (ex: se tenho pouco cálcio na circulação, o PTH aumenta para reabsorver mais cálcio do osso, já a calcitonina irá diminuir).

- A ação da calcitonina sobre:

  • Osso: inibindo a reabsorção óssea (osteoclastos);
  • Rins: estimulando a excreção renal de cálcio e inibindo a reabsorção de fosfato promovendo fosfatúria e calciúria.

- A secreção da calcitonina é regulada, assim como o PTH, pela concentração sérica de cálcio através do CaSR (receptor sensor de cálcio) na membrana das células parafoliculares, porém com efeito contrário, ou seja, o aumento da concentração sérica de cálcio aumenta a secreção de calcitonina, e vice-versa.

- Em seres humanos a calcitonina não apresenta papel importante na regulação do cálcio sérico, pois pacientes tiroidectomizados (↓ calcitonina) ou com diagnóstico de Ca medular de tireoide (↑ calcitonina) não sofrem com distúrbios metabólicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com