TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo E O Meio Ambiente

Artigo: O Mundo E O Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

O mundo e o meio ambiente

Historicamente, o verde é apreciado em todo o mundo, sabemos que em 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha, retratava acima de tudo as belezas naturais da nova terra, porém antes mesmo, em 1442 com a descoberta da ilha da madeira e a Ilha de Santa Maria, foi incorporado a Coroa territórios, onde os maiores tesouros eram as matas.

Depois, com a ameaça de ataque das tropas Napoleônicas a Portugal, a família real veio para o Brasil, e deslumbrado com as exuberâncias do pais, D. João VI instalou o hoje conhecido como Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Com um pouco pesquisa, percebemos que a realeza de Portugal e com certeza de outros paises também, adorava estar rodeada por locais verdes. Porém acreditamos que tudo isso era uma questão de beleza e não de preservação.

Depois com a globalização, industrialização, tecnologia e principalmente o crescimento acelerado da população, as florestas verdes deram espaço a uma grande floresta cinza e o mundo todo começou a ficar muito mais poluído, pois infelizmente as pessoas não têm e não procuram ter educação ambiental.

Muitas são as Ongs que trabalham a favor do meio ambiente, para que não percamos o pouco que nos resta, porém nem todas as autoridades estão abraçando a causa.

Hoje não se poupa água, arvores e nem ao menos o ar. Muitas empresas ainda retiram água dos rios para produzir e a devolvem sem que ela esteja em condições para uso, além de sua fumaça e gases que são liberados na atmosfera, e ainda empresas de madeira que, clandestinamente, retiram das florestas as arvores que além do beneficio da absorção do gás carbônico, servem de abrigo e alimento para milhares de animais. Além de outros crimes contra o meio ambiente, que afeta a vida de todos.

Descarte do óleo de cozinha

O óleo de cozinha usado para fritar variados pratos, pode parecer um produto inofensivo, porem, o descarte indevido do produto, pode trazer grandes transtornos a todos.

Muitas pessoas não sabem os malefícios desta ação, e acabam descartando nas pias, tanques, solo, rio e até mesmo no vazo sanitário.

Óleo na água

O óleo de cozinha usado quando descartado no esgoto, primeiramente vai entupir o encanamento, trazendo um transtorno financeiro imenso para a família ou empresa.

Apenas 70% do esgoto do pais é tratado, ou seja uma grande parcela do que é jogado nele pode ir parar nos rios e conseqüentemente no mar e é importante saber que 1 litro de óleo, polui 20 mil litros de água, o que equivale, aproximadamente, o utilizado por uma pessoa durante 14 anos.

Nos rios ele fica na superfície da água e impede a passagem da luz que é o alimentos dos chamados filoplânctons que é um organismo essencial na cadeia alimentar aquática.

Óleo no solo

Impermeabiliza o solo e impede o escoamento da água, acarretando em possíveis enchentes, além de entrar em decomposição e liberar o chamado Gás metano agravando o problema do efeito estufa.

O que fazer com o óleo de cozinha?

Para melhor aproveitamento deste produto que aparentemente não tem serventia, é preciso que ele seja guardado em recipientes plásticos, de preferência garrafas PET, e levado a algum ponto de entrega.

Porém sabemos que muitas pessoas utilizam o óleo para a confecção de sabão, para utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com