TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas

Por:   •  1/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS – CESSIN

CURSO: LETRAS LICENCIATURA

CRYSLLANY FEITOSA MESQUITA

MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas

Santa Inês

2017

CRYSLLANY FEITOSA MESQUITA

MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas

        

Projeto de Pesquisa apresentado para a obtenção da 3ª nota da Disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão.

Profº Luiz de Castro

Santa Inês

2017

SUMÁRIO

1    TEMA         03

2    PROBLEMA         03

3    HIPÓTESES         03

4    OBJETIVOS         04

4.1 Objetivo Geral         04

4.2 Objetivos Específicos         04

5    JUSTIFICATIVA         04

6    REFERENCIAL TEÓRICO         05

7    METODOLOGIA         07

7.1 Tipos de pesquisa         07

7.3 Instrumentos de coleta de dados         07

7.4 Procedimentos metodológicos         07

8    CRONOGRAMA         08

      REFERÊNCIAS         09


1 TEMA

MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da Educação Ambiental nas escolas públicas.

2 PROBLEMA

Atualmente presenciamos transformações ambientais que muito interfere na humanidade, transformações que surgem como consequência das ações predatória do homem sobre a natureza. Durante o processo evolutivo, percebemos uma relação de desequilíbrio entre os humanos e o ambiente, proporcionando mudanças que já não se pode dizer que é a longo prazo, pois a situação está a cada dia se tornando mais crítica, devido as ações que o homem acredita ser  supérfluas e que infelizmente, rapidamente é refletida na humanidade.

Diante desse quadro o homem moderno coloca-se como ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação, dessa forma presencia uma batalha constante contra a depreciação da natureza.

É de suma importância observarmos a falta de respeito e de atitudes em relação às questões relacionadas com a conservação e adequada  utilização dos  recursos naturais pelo poder antrópico que de maneira catastrófica estar causando impactos ambientais  para o planeta através do avanço da tecnologia.

 Precisamos é de políticas públicas e vontade política de nossos governantes em proteger a população em face desses desastres. Lembrando que todos os desastres ambientais que ocorrem é fruto das ações do homem, mas a omissão do governo é o fator relevante que torna a situação ainda mais desastrosa.

3 HIPÓTESES

  • Utilizar a interdisciplinaridade no ensino das diversas áreas do conhecimento com a finalidade de formar cidadãos críticos e conscientes do seu papel na preservação ambiental.
  • Utilizar técnicas de forma a usar as diversidades de tecnologias existentes (forma a chamar a atenção das crianças, jovens, adolescentes, enfim, todas as massas) com a finalidade maior de maximizar um bom aprendizado e conscientizar sobre as diversas transformações da sociedade em relação à natureza.
  • 4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Fomentar a prática da leitura sobre meio ambiental através da Interdisciplinaridade no ambiente escolar, para que o processo da mesma possa ser permanente em consonância com os desafios e perspectivas do mundo moderno.

4.2 Objetivos Específicos

  • Educar as atitudes do ser humano levando-o a entender que cada ato gera uma consequência;
  • Construir o hábito da leitura através de letras de músicas que ressaltem sobre o meio ambiente;
  • Ler contos, fábulas que envolvam a natureza com o propósito da conscientização da criança.
  • Desenvolver pesquisas em campo para compreender como o meio ambiente reage com ações do homem que muitos consideram supérfluas, mas que reflete de forma direta aos indivíduos.

5 JUSTIFICATIVA

Observando a realidade da Escola Municipal Unidos da Palmeira, no município Pindaré-Mirim, onde os alunos estão inseridos, é impossível não perceber que a mesma é bem humilde, e a falta de consciência sobre preservação ambiental também é bem perceptível.

Portanto, nesse sentido a escola é o principal caminho para fazer com que os alunos tenham sensibilidade na proteção dos animais e dos meios onde estão inseridos, então nada melhor do que promover estratégias Interdisciplinares que despertem nas crianças o gosto e o prazer pela natureza e  leitura.

O momento da leitura será regado de práticas que envolvam todas as crianças, com rodas de leituras, músicas e dinâmicas voltadas para participação e interação de todos, onde a leitura e a interpretação dos alunos será o foco principal.

Acreditamos que esta pesquisa ajudará essas crianças tanto no âmbito escolar quanto em sua família, pois a leitura proporcionará seu desenvolvimento intelecto e comportamental, assim contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais critica e participativa.

É Importante que os tais analisem os textos, as músicas, os contos e compreendam os desastres naturais e os efeitos para o homem e sua relação com a natureza.

Lembrando que o tema é de extrema urgência, onde o ambiente escolar é simplesmente o âmbito propício para tal maximização de conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com