TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Farmaceutico Na Ubs

Casos: O Papel Do Farmaceutico Na Ubs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  7.569 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, peritos no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares.

Peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, este profissional, presta o trabalho de assistência farmacêutica, e pode assumir responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, etc. Podem também atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Com curso específico é habilitado para fazer acupuntura. No Brasil, podem exercer cerca de 71 atividades diferentes.

A assistência farmacêutica pode ser considerada como parte indissociável do modelo assistencial existente, sendo de caráter multiprofissional e intersetorial.Como parte integrante do sistema de atenção primária à saúde, no qual a qualidade do uso de medicamentos está diretamente relacionada à qualidade do serviço de saúde e aos elementos para a avaliação desta. O farmacêutico ocupa papel-chave nessa assistência, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas. E como profissional de medicamentos, traz também para essa área de atuação conhecimentos de análises clínicas e toxicológicas e de processamento e controle de qualidade de alimentos.

Os farmacêuticos que atuam, nas farmácias e drogarias, são os últimos profissionais da saúde a manter contato com os pacientes. Os seus serviços são um muro de proteção à sociedade contra os problemas advindos do uso dos medicamentos. Qualquer medicamento, por mais inofensivo que aparenta ser, pode desencadear gravíssimas reações indesejáveis. Problemas são inerentes a esses produtos. O que barra, ou diminui os riscos advindos do seu uso é a orientação farmacêutica.

O farmacêutico tem um papel fundamental na UBS (Unidade Básica da Saúde). Pois, suas funções são de suma importância para o ciclo de funcionamento deste local.

Na unidade básica de saúde podemos observar que o farmacêutico atua de várias formas, sendo elas:

1. Farmácia: dispensação do medicamento e atenção farmacêutica;

2. Almoxarifado: boas praticas de armazenamento;

3. Análises Clínicas;

1- De maneira geral, as farmácias na ubs ocupam espaços relativamente pequenos, cerca de 20 metros quadrados, os quais são estruturados como um local de armazenamento dos medicamentos até que sejam dispensados. O atendimento é quase sempre externo, em local de circulação da unidade de saúde, e os medicamentos são dispensados através de uma “janela” ou balcão envidraçado. Esta conformação reforça ainda mais o vínculo do serviço farmacêutico com o modelo curativo, centrado na consulta médica e pronto atendimento, com a farmácia apenas atendendo a essas demandas. A atividade de orientação aos usuários na farmácia da UBS torna-se praticamente impossível, pois na farmácia deságuam quase todas as mazelas do sistema de saúde, por estar no elo final do processo de atendimento.

Os medicamentos sujeitos a port. 344/98 possuem um controle especial, sendo guardados em um armário ao qual somente o farmacêutico possui a chave. E para que o profissional dispense os medicamentos controlados é necessário avaliar a receita quanto a posologia para saber qual a quantidade do medicamento que será dispensado e para quantos dias.

O farmacêutico tem o planejamento quanto aos medicamentos que é feito de acordo com a unidade básica de saúde, tudo que entra e o que é dispensado precisa ser lançado no livro de registros para que assim seja feito o inventário.

2-No almoxarifado Devem ser criadas as condições necessárias de armazenamento de fármacos e correlatos de modo a garantir uma correta conservação. Para isso é indispensável a temperatura adequada, organização e segurança .O planejamento de um almoxarifado e a montagem, torna-se indispensável sendo a atuação do profissional farmacêutico imprescindível.

O controle de estoque é fundamental para a garantia da qualidade do ciclo logístico da Assistência Farmacêutica: Subsidiar as atividades da Assistência Farmacêutica na programação, aquisição e distribuição; garantir o suprimento, a regularidade do abastecimento; estabelecer quantidades necessárias e evitar perdas; ter procedimentos operacionais da rotina (procedimentos operacionais padrão) por escrito; ter registros de movimentação de estoque; ministrar informações precisas, claras e a contento, com rapidez, quando solicitadas; manter controle e arquivo dos dados organizados e atualizados.

Para que haja boas praticas de armazenamento, será necessário:

a. Área de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com