TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setes Saberes

Trabalho Escolar: O Setes Saberes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

REFERENCIA

• Morin, Edgar - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro/. 12º. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

CAPÍTULO I: AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: ERRO E A ILUSÃO

Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. Erro e ilusão parasitam a mente humana desde o aparecimento do Homo sapiens. Marx e Engels enunciaram justamente em a ideologia alemã que os homens sempre elaboraram falsas concepções de si próprios, do que devem fazer do mundo onde vivem. Mas nem Marx nem Engels escaparam destes erros.

CAPÍTULO II: OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE

O conhecimento dos problemas – chave, das informações – chave relativas ao mundo, por mais aleatório e difícil que seja, deve ser tentado sob pena de imperfeição cognitiva, mais ainda quando o contexto atual de qualquer conhecimento politico, econômico, antropológico. É o próprio mundo.

CAPÍTULO III: ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA

A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano.

CAPITULO IV: ENSINAR A IDENTIDADE TERRENA

É a complexidade (a cadeia produtiva/ destrutiva das ações mútuas das partes sobre o todo e o todo sobre as partes) que apresenta problemas. O planeta não é um sistema global, mas um turbilhão em movimento, desprovido de evento organizador.

CAPÍTULO V: Ainda não incorporamos a mensagem de Eurípedes, que é a de estarmos prontos para o inesperado. O fim do século XX foi propício, entretanto, para compreender a incerteza irremediável da historia humana.

CAPÍTULO VI: ENSINAR A COMPREENSÃO

A situação é paradoxal sobre a nossa terra. As interpendências multiplicaram-se. A consciência de ser solidários com a vida e a morte, de agora em diante, une os humanos uns aos outros. A comunicação triunfa o planeta, o atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, internet. Entretanto, a incompreensão permanece geral.

CAPÍTULO VII: A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO

A antropo – ético compreende, assim, a esperança na completude da humanidade, como consciência e cidadania planetária. Compreende, por conseguinte, como toda ética. Ela é consciência individual além da individualidade.

PARECER CRITICO

A minha conclusão a respeito sobre o livro os sete saberes e que fala a respeito há sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar em toda cultura, sem exclusividade nem rejeição, segundo modelos e regras próprias a cada sociedade e cada cultura.

Abre-se um indescritível, no qual intervêm opções filosóficas e crenças religiosas através que de culturas civilizações. E necessário introduzir e desenvolver na educação e o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturas que o conduzem ao erro à ilusão.

A compreensão mútua entre os seres humanos que próximos, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com