TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sete Saberes

Trabalho Universitário: Sete Saberes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

MORIN, Edgar. 1921. Os sete saberes necessários à educação do futuro/Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawwaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. - 2° ed. rev. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011. 102 p. Emprestado da Biblioteca da ETEP Faculdades.

Resenha: Os sete saberes necessários à educação do futuro

Este é um livro aborda várias problemáticas: o atual modelo de educação, bem como fundamentos éticos de cidadania.

O capítulo VI, ensinar a compreensão, fala a princípio da interdependência, onde a comunicação triunfa, mas que o avanço da incompreensão parece ainda maior, pois nesta era da globalização, onde a comunicação se faz em segundos, impera também o individualismo, e com isto a falta de humanidade, portanto Morin fala de uma compreensão além dos meios de comunicação, mas sim de uma educação que ensine a compreensão entre as pessoas, com uma visão mais humanitária, esta deve ser a educação do futuro.

Há duas formas de compreensão: a compreensão intelectual a compreensão humana subjuntiva, ou seja uma comporta a explicação das coisas de maneira material, onde são passados os conhecimentos não levando em conta a humanidade, a outra é uma compreensão humanista, onde o processo vai além, busca a abertura, simpatia e generosidade, na qual nos identificamos com o outro.

Obstáculos para uma compreensão intelectual ou objetiva, são múltiplos; o "ruído" que interfere na transmissão da informação, criando o mal-entendido e ou não-entendido; a polissemia de uma noção que, enunciada em um sentido, é entendida de outra forma; há a ignorância dos ritos e costumes do outro, especialmente os ritos de cortesia, o que pode levar a se ofender inconscientemente ou desqualificar a si mesmo perante o outro (diversidade cultural); existe a incompreensão dos valores imperativos propagados no seio de outra cultura, respeito aos idosos, crenças religiosas, obediência incondicional das crianças, ou, ao contrário, em nossa sociedade, o culto ao indivíduo e o respeito às liberdades; há a incompreensão dos imperativos éticos próprios a uma cultura, o imperativo da vingança nas sociedades tribais, o imperativo da lei nas sociedades evoluídas; existe a impossibilidade, enquanto visão de mundo, de compreender as idéias e os argumentos de outra visão de mundo, assim como uma ideologia/filosofia compreender outra ideologia/filosofia; existe, enfim, a impossibilidade de compreensão de uma estrutura mental em relação a outra.

O egocentrismo, é quando não compreendemos a nós mesmos, as nossas próprias carências e fraquezas, sendo assim não podemos compreender os outros, o que nos torna implacáveis, o que deteriora as relações pais-filhos, maridos-esposas, que expande-se como um câncer na vida cotidiana. Etnocentrismo e sociocentrismo, nutrem xenofobias e racismos, com ideias pré concebidas com isto gerando as mais piores incompreensões. A ética da compreensão, é a arte de viver que nos demanda compreender de modo desinteressado, com grande esforço, pois não pode esperar nenhuma reciprocidade. É compreender a incompreensão, assim estaremos a caminho da humanização das relações humanas. O que favorece a compreensão é: o bem pensar, a introspecção, a consciência da complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com