TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro

Ensaios: Resumo - Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

FISHER, André Luis. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: ______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2011.

.

Nayara Buzinari de Souza Henriques

No capítulo dois de seu livro, Morin explana sobre os princípios que, ao seu ver, originam o pensamento do séc XXI quanto às finalidades e objetos da educação. Para o autor, estes estão divididos em três categorias:

1. a pertinência do conhecimento;

2. a inteligência geral;

3. os problemas essenciais.

Quanto à categoria 1 - a pertinência do conhecimento – é demonstrado que o conhecimento diz respeito ao “próprio mundo”, sendo “ao mesmo tempo intelectual e vital” (p. 33). Assim, Morin expõe que não se pode departamentalizar os saberes e, subdividi-los; sua real compreensão requer que sejam analisados de forma global e interligada entre conteúdos, disciplinas, realidades e olhares diferentes.

[...] existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre, de um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro lado, as realidades ou os problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários (p.33).

Sob este olhar, para o autor, a departamentalização dos saberes ignora a existência de alguns requisitos essenciais: i.) o contexto; ii.) o global; iii.) o multidimensional; iv.) o complexo.

Sobre o requisito contexto, Morin expõe que o conhecimento sobre dados e fatos existe, mas sempre faz parte de um conjunto maior de questões associadas, o qual altera as condições e os limites das análises feitas sobre eles. Assim, utilizando o pensamento de Claude Bastien, percebe-se que ‘a evolução cognitiva não caminha para o estabelecimento de conhecimentos cada vez mais abstratos, mas, ao contrário, para sua contextualização’ (p. 34).

Sobre o requisito global, Morin permite uma reflexão sobre ser, cada fato e dado, um conjunto de partes interligadas e relacionadas de forma que “o todo tem qualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras, e certas qualidades ou propriedades das partes podem ser inibidas pelas restrições provenientes do todo” (p. 35).

Sobre o requisito multidimensional, Morin demonstra que dados e fatos estão, sempre, inseridos em várias dimensões diferentes. Por exemplo, para se estudar uma sociedade, deve-se observá-la sob o olhar histórico, o econômico, o sociológico e o religioso. Assim, para se aumentar e melhorar o conhecimento, “não se poderia isolar uma parte do todo, (nem) as partes umas das outras” (p.35).

Sobre o requisito complexo, Morin explica que todo o conjunto de elementos pertencentes a um dado ou um fato, não podem ser analisados separadamente. Assim, tornam-se complexos em função dessa indissociação.

Portanto, quanto à pertinência do conhecimento, “a educação deve promover a ‘inteligência geral’ apta a referir-se ao complexo, ao contexto, de modo multidimensional e dentro da concepção global” (p. 36).

Quanto à categoria 2 - a inteligência geral – é demonstrado que o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com