TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro

Pesquisas Acadêmicas: Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

A ideia do erro

A ciência se acostumou a sempre afastar os erros das suas concepções, tudo aquilo que estava ou era considerado como erro devia ser afastado, nós precisamos integrar os erros nas concepções para que o conhecimento avance.

As incertezas

A ciência cartesiana construiu a ideia de que tudo que é cientifico pertence ao reino da certeza. Temos que aprender a ideia da incerteza, que o conhecimento cientifico nunca é um produtor absoluto de certezas, ele deve ao contrario ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria aquilo que comandaria o avanço do saber, o avanço da cultura.

A ideia de conhecimento pertinente

O que nos foi legado foi a ideia de fragmentação, quanto mais você fragmenta as disciplinas melhor, o conhecimento avança. Quanto mais você separa... Melhor! O conhecimento pertinente vai à contra mão dessa ideia. Deve-se não aniquilara ideia da disciplina, mas sim rearticular a ideia da disciplina e outros contextos.

O jogo da verdade e do erro

Determinando os conceitos soberanos e prescrever a relação lógica: a disjunção, cria dupla visão do mundo. De um lado o mundo dos objetos e de outro o mundo de sujeitos. Dessa forma o paradigma pode ao mesmo tempo elucidar e cegar, revelar e ocultar

A condição humana

Precisamos aprender que não somos apenas culturais, mas também naturais, físicos, psíquicos, míticos. Precisamos nos esforçar para aprender sobre nossa própria condição.

Compreensão

A compreensão deve ser o meio e o fim da comunicação humana. A comunicação deve ser voltada para a compreensão. Olhando para o planeta Terra podemos ver que o que caracteriza é a incompreensão em todas as partes, como na política, nas economias, etc.

.

O inesperado

Aquilo que nos surpreende. Enquanto o novo não para de aparecer, nossas teorias e ideias não tem estrutura para acolhê-lo. Não se pode prever como ele virá, mas deve-se espera-lo. Devemos esperar o inesperado.

Noosfera

A esfera das coisas do espírito. A noosfera está em nós e nós estamos nela. As ideias tomaram formas, consistência e realidade com base nos símbolos e nos pensamentos da nossa inteligência. Humanos possuídos matam e morrem por um deus, por uma ideia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com