TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        1

Sistema nervoso        2

Encéfalo        3

Espinal medula        3

CONCLUSÃO        5

BIBLIOGRAFIA        6


INTRODUÇÃO

O relacionamento do organismo com o ambiente e a coordenação do trabalho dos diversos órgãos internos ficam a cargo de dois importantes sistemas: o nervoso e o hormonal. A coordenação nervosa envolve a participação das células nervosas, os chamados neurónios. A coordenação hormonal conta com a participação de hormônios, substâncias químicas que se espalham pelo sangue e conectam diversos órgãos, controlando as suas acções.

Sistema nervoso

Os diversos sistemas que formam o organismo não funcionam independentemente, trabalham de forma integrada para realização dos processos vitais. Devem, por isso ser controlados por um sistema regulador que os integra funcionalmente, ajustando as actividades de cada um às necessidades de todo o organismo.

Nos vertebrados há dois sistemas responsáveis por essa regulação: o nervoso e o endócrino. O sistema nervoso é formado pela parte central constituída pelo encéfalo e medula espinal, e o periférico que é formado por nervos e gânglios.

Os nervos periféricos têm a função de levar mensagem, sob forma de impulsos nervosos, desde a central do sistema nervoso até às partes periféricas do organismo e vice-versa.

O sistema nervoso humano, tendo em conta a sua localização, pode ser dividido em duas partes: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso perifério (SNP).

As informações que chegam à parte central trazidas por vias aferentes dão conta das condições do meio interno e externo. O sistema nervoso central recebe informações, Integra-se e organiza as respostas que são enviadas à periferia por vias eferentes. Estas Respostas provocam mudanças de actividades nos diversos sistemas do organismo, permitindo que este se ajuste para se adaptar às condições do momento.

Um nervo é formado por centenas e milhares de axónios, cada um pertencente a um neurónio diferente.

Os gânglios são pequenos nódulos ou corpúsculos formados por uma célula nervosa, ocorrendo uma série de modificações eléctricas e químicas que se propagam ao longo de a célula.

Os estímulos capazes de gerar um impulso nervoso são: estímulos eléctricos, acção de produtos químicos sobre a membrana, lesão mecânica de superfície celular, calor, frio, etc. Qualquer estímulo para provocar um impulso nervoso deve ter uma intensidade mínima.

O impulso nervoso propaga-se através de uma cadeia de neurónios. A zona de conexão entre dois neurónios denomina-se sinapse.

A sinapse estabelece-se entre o axónio de um neurónio e as dentrites ou corpo celular do neurónio seguinte. A extremidade do axónio não está contudo ligada directamente ao neurónio seguinte, entre elas há um pequeníssimo espaço.

Na sinapse, a transferência do impulso nervoso faz-se da libertação de uma substância química chamada neurotransmissor. Essa substância é libertada pelas terminações nervosas do axónio e faz a transmissão do impulso nervoso desse neurónio a outro, ou a um músculo ou ainda a uma célula glandular.

A transmissão do impulso na sinapse processa-se unicamente num sentido, sai de um neurónio e entra pela dentrite ou corpo celular do neurónio seguinte.

Encéfalo

O encéfalo designa a parte do sistema nervoso central (SNC) que se encontra alojado na caixa craniana. As seguintes figuras representam a vista superior de um encéfalo e o mesmo visto em corte.

Ao nascer, o encéfalo de qualquer vertebrado apresenta-se constituído por: telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo e mielencéfalo.

O telencéfalo, conhecido corno cérebro, está dividido em dois hemisférios centrais: Direito e esquerdo.

Nos mamíferos, a parte externa do cérebro é constituída por uma substância cinzenta córtex cerebral, que apresenta circunvoluções cerebrais. A substância branca situa-se por baixo do córtex.

No Homem, o córtex cerebral está relacionado com a percepção consciente, associação e pensamento.

O diencéfalo é uma região de transição entre o telencéfalo e as outras partes do encéfalo. A parte inferior, denominada hipotálamo intervém no automatismo muscular, em arias funções viscerais e endócrinas, manutenção dos equilíbrios hídricos e térmicos, estados emocionais, sono, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com