TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Único de Saúde (SUS)

Artigo: O Sistema Único de Saúde (SUS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Anterior à implantação do Sistema único de Saúde, tínhamos como modelo de saúde vigente um modelo hospitalocêntrico e excludente, marcado por uma concepção mecanicista do processo saúde-doença, pelo reducionismo da causalidade aos fatores biológicos e pelo foco da atenção sobre a doença do indivíduo, ou seja, saúde era sinônimo da ausência de doença. No final da década de 70, diversos segmentos da sociedade civil, insatisfeitos com o sistema de saúde vigente, organizaram-se em um movimento conhecido como Reforma Sanitária. Este culminou na criação do SUS, em 1988, com a Constituição Federal e regulamentado em 1990 pelas Leis nº8080/90 (Lei Orgânica de Saúde) e nº8142/90. A saúde passou a ser considerada como um bem estar físico, psíquico, sócio e ambiental. Sendo assim, o ambiente, as ações preventivas individuais (promoção à saúde) e as condições econômicas passaram a ser elementos de garantia à saúde.

O Sistema Único de Saúde tem como meta ser um importante mecanismo de promoção de saúde, ofertando serviços com equidade à todo e qualquer cidadão, independente de sua religião, cor, situação financeira ou qualquer outra característica deste. O SUS se propõe assistir às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

O SUS tem um papel importante e com traços positivos no cenário do país, destaco aqui algumas de suas contribuições:

- Confere assistência integral e totalmente gratuita para a população de portadores do HIV e doentes de Aids , renais crônicos e pacientes com câncer;

- realiza 85% de todos os procedimentos de alta complexidade do

País;

- o Programa Saúde da Família do SUS contava com mais de

16.000 equipes no final de 2002, atendendo 55 milhões de pessoas, presentes em 90% dos municípios brasileiros;

- pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2001, com 110 mil usuários internados pelo SUS, mostra que 85% consideram excelente ou bom o atendimento oferecido pelo hospital.

- outra pesquisa, do Ibope, revelou que a metade da população acredita que a implantação do SUS está dando certo e 41% admitem que a qualidade dos serviços vem melhorando.

Apesar de todos esses aspectos positivos, dentre outros, o Sistema ainda apresenta muitas dificuldades, destaco:

- Muita gente não consegue ter acesso ao SUS;

- dependendo do local, é comum não haver vagas para internação, faltam médicos, medicamentos e até insumos básicos;

- muitas vezes os profissionais não estão preparados para atender adequadamente a população, sem contar que as condições de trabalho e de remuneração são geralmente muito ruins;

- o orçamento público destinado ao SUS é insuficiente;

- parte do dinheiro da saúde, que já é pouco, está sendo desviada para outros fins.

Frente a esse quadro negativo, algumas atitudes devem ser tomadas para que essas desigualdades e dificuldades na área de saúde sejam eliminadas, dentre elas destaco:

- Romper o isolamento do setor de saúde: melhores níveis de saúde só serão alcançados quando as transformações ultrapassarem o setor de saúde, envolvendo outras esferas envolvidas com o direito de cidadania (Previdência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com