TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Por:   •  4/7/2019  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destaca-se por atingir cerca de 5% a 10% da população infanto-juvenil em diversos continentes, sendo a principal opção de tratamento o uso do metilfenidato (Ritalina). As redes sociais influenciam no modo pelo qual os familiares, membros de comunidades, entendem o TDAH e o tratamento, bem como lidam com seus filhos com suspeita ou já diagnosticados com TDAH. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da Antropologia Médica. A etnografia virtual foi eleita como metodologia de investigação para adentrar a uma comunidade virtual da rede social Facebook. Observou-se que a comunidade virtual investigada, era constituída por mães de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH, discute principalmente o uso da medicação para tratamento do TDAH em seus filhos. As narrativas indicam que causa muita angústia em algumas mães darem a seus filhos um medicamento controlado. O sofrimento dos pais mediante as dificuldades de lidarem com seus filhos induz a ideia de que há necessidade de uma solução médica, pois vivemos em uma era em que os percalços da vida tornaram-se patologias.

As mães parecem acreditar que somente com o uso da medicação seus filhos conseguirão ter êxito na escola, apesar de passarem por inúmeros profissionais da educação e da psicologia. É inevitável a passagem pelo médico e a prescrição medicamentosa. Os depoimentos de mães que enaltecem o sucesso escolar dos filhos, “graças à medicação”, é um modo de encorajar as demais participantes a seguirem o mesmo caminho. Já outras relatam que causa muita angústia em algumas mães darem a seus filhos um medicamento controlado, ou seja, que pode causar dependência física ou psíquica. A crença que a medicina e os medicamentos são meios de intervenção divina parece influenciar para que haja mais adeptos a este modo de enfrentar as dificuldades com os filhos.

O fato é que a Ritalina causa reações adversas, fazendo com que as crianças passem a sofrer em função disso. Observou-se que algumas crianças apresentam um estado crítico de saúde pelas reações adversas dos medicamentos e o depoimento das mães é um verdadeiro pedido de socorro. Considera-se que há um grande descaso com relação às consequências que estes medicamentos podem causar às crianças, tanto por parte dos familiares como dos profissionais.

A dificuldade dos pais de lidarem com seus filhos é um fato que impressiona, parece que a infância não cabe mais na contemporaneidade. Os pais recorrem aos diversos profissionais e técnicas para dar conta de uma função que, até pouco tempo atrás, era exercida naturalmente nas famílias. Popularmente, a Ritalina ganhou apelidos como "pílula da inteligência" ou "droga dos concurseiros" e não é preciso muito trabalho para encontrar a venda da droga de forma ilegal, sem a necessidade de prescrição médica. Lembrando que os remédios que contêm o metilfenidato possuem tarja preta, isto é, são de uso controlado e necessitam de acompanhamento e indicação médica. Se realmente acontecesse conforme a "promessa", o candidato teria uma grande vantagem frente aos concorrentes, tornando-se um "super-cérebro" no desempenho em concursos.

Ao ser utilizada de forma equivocada por pessoas que não apresentam o distúrbio e não foram submetidas à análises médicas, a droga, como o nome já diz, provoca dependência, forçando o estudante a ir utilizando uma dose cada vez maior na medida em que o corpo já não corresponde como anteriormente ao medicamento. E, como toda dependência química - inclusive, a Ritalina tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration - DEA (Agência de Controle de Drogas dos Estados Unidos) como um narcótico - os efeitos colaterais causam um grande dano à saúde da pessoa como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com