TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Atenção e Hiperatividade

Por:   •  27/12/2018  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO (de dois espaços depois dos títulos)

Na atualidade, muito se escuta falar sobre o termo TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,  que tem sua prevalência na infância e decorre de alterações cerebrais que implicam nos processos de aprendizagem, na concentração, na memória e ações motoras, interferindo em diversas fases do desenvolvimento da criança.

 (...) é um dos principais transtornos do desenvolvimento infantil. Caracteriza-se pela dificuldade na modulação da atenção, no controle dos impulsos e na capacidade que a criança tem de controlar seu próprio nível de atividade motora, planejando seus objetivos e estratégias de ação. (...). Os critérios diagnósticos do TDAH envolvem a delimitação de uma tríade sintomática de desatenção, hiperatividade e impulsividade.  Muszat, Miranda e Rizzutti (2012,p. 15 e 16)          

        

        Discutir  diagnóstico precoce é de extrema importância para que se possa otimizar possíveis  problemas de aprendizagem e sociabilidade,  evitando o acúmulo de prejuízos e problemas ao longo do tempo, possibilitando que a criança desenvolva o seu potencial e leve uma vida normal. 

  Para isso é necessário  compreender o conceito do TDAH, suas características e possíveis causas, entender  a funcionalidade do  Núcleo de atendimento de Educação, Cultura e Serviço Social (NAECAS), investigar o  comportamento da criança para o diagnóstico do TDAH e demonstrar os processos utilizados para a  realização do diagnóstico das crianças atendidas pelo NAECAS. 

        Sendo assim, o presente trabalho se configura de caráter qualitativo-descritivo estabelecendo como projeto de pesquisa o estudo dos processos diagnósticos com crianças que chegavam até o NAECAS com indicações de TDAH.  A metodologia utilizada partiu de uma revisão bibliográfica  e um   estudo de caso com análise de dados a partir das anamneses feitas com os responsáveis e a observação da criança nos testes aplicados pela psicopedagoga. Para melhor compreensão dos objetivos deste trabalho, o mesmo será  apresentados nos seguintes tópicos:  conceito do TDAH, características e causas, apresentação do NAECAS, técnicas de investigação do TDAH e realização do diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com