TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)

Tese: TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

O TDAH( Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade) é diagnosticado como um problema neurológico. Pode ser descoberto em crianças acima dos 7 anos.

Esses Transtornos podem ser tratados com medicamento, em alguns casos raros a mudança de rotina já pode trazer melhoras.

Segundo a OMS, o TDAH afeta 33% da população mundial, existe mais de 330 milhões de pessoas com esse distúrbio, como não e muito conhecido existem pessoas sofrendo de hiperatividade, com depressões, dificuldades de se concentrar, entre outros sintomas.

Quando pensamos usamos o a parte do córtex pré-frontal no centro do córtex, já quem tem o transtorno do TDAH usa a parte Bilateral, essas áreas normalmente não são usadas para pensarmos.

O TDAH e uma doença que não tem cura mais existem tratamentos para ser controlado e o paciente pode viver uma vida melhor.

Sinopse do Filme o “ O Som do Coração”.

E um filme que conta a historia de um garoto por nome augusto que sua mãe é uma Musicista e Professora de musica Americana, e seu pai um guitarrista irlandês e toca em uma banda de Rock, eles se conhecem e tem um relacionamento de apenas uma noite, ela engravida mas sua família muito tradicional não aceita a criança,Lyla não aceita tirar a criança e um dia depois de discutir com seu pai,ela sai de casa e termina sendo atropelada,para Lyla e dito que a criança nasceu morta mas ela e entregue a um orfanato,tempos depois ela saberá que seu filho está vivo e ela começa procura-lo...

August e um garoto com extremo talento musical, ele sai do orfanato a procura de seus pais e pela rua conhece um grupo de crianças que cada uma também tem seus talentos, mas que para a sociedade são crianças rejeitadas, inclusive o “cuidador”também é rejeitado pela sociedade.

Conhecido como garoto prodígio August consegue dinheiro mostrando sua habilidade musical, ele fez 6 meses de aula de musica, mas quando pega em um violão mostra uma habilidade e uma forma de tocar única, ele sabe que através da musica ele irá rever seus pais, e a cada busca por seus por eles, ele consegue dar passos diferentes e chegar mais próximo de seu sonho de conhecer seus pais, como ser um musico expcional.

Tanto August, como seus pais não consegue ficar parados, eles todos os dias escutam um Som que diz que eles irão se encontrar,sem saber ao certo eles sabem que esse “SOM” e o som da musica que unem eles desde o começo de tudo.

ATENÇÃO E CONSCIÊNCIA - TDAH

TDAH-O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) define o transtorno da seguinte forma: "Consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado nos indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento"(DSM-IV-TR,2003,p 112).

Atualmente, a ideia mais propagada e aceita é a de que indivíduos com TDAH tem problemas na transmissão e recaptação de neurotransmissores como a norepinefrina e a dopamina.

Entende-se que o TDAH é um problema de origem orgânica e isso dá base para que se acredite que sua etiologia seja genética, tendo transmissão hereditária.Ainda não está completamente confirmado que seja um problema de origem genética mas pesquisas nessa direção servem para reforçar a opinião de que o ambiente não contribui para o desenvolvimento do transtorno.Segundo Barkley (2008),o tratamento pode ser feito com antidepressivos tricíclicos, anti-hipertensivos e metilfenidato, sendo esse último o mais comercializado e é conhecido como Ritalina.

O Instituto Brasileiro de Defesa de Medicamentos(IDUM), afirma que os gastos no Brasil com a compra de medicamento para TDAH, somente em 2008, chegaram a 88 milhões de reais. O comércio da Ritalina nos anos 2000 a 2008 no Brasil, as vendas cresceram 1,616%. Somente em 2008 no Brasil, foram vendidos 1.147.000 caixas deste medicamento (IDUM,2009).

O que explica esse quadro crescente do comércio de medicamentos para TDAH, são os diagnósticos realizados de forma superficial O DSM-IV recomenda que o

diagnóstico seja feito pelo médico, recomenda-se a aplicação de testes psicométricos e também que sejam feitos exames de neuroimagens, capazes de identificar alterações no funcionamento do cérebro (MATOS E COLS, 2006). A proposta apresentada pelo

Manual para a constatação do TDAH é questionável, pois traz uma série de questões que em geral, suscitam respostas subjetivas e bastante genéricas, bem como critérios que não condizem com a tentativa de se afirmar que o problema da desatenção tem origem orgânica.

Há casos em que o diagnósticos são realizados em uma única sessão.

Outros mais graves ainda á partir de "ensaios terapêuticos", o medicamento é prescrito e se houver melhora no quadro, contata-se que o paciente realmente tem o transtorno (EIDT,2004).

É de suma importância que seja avaliado com muito cuidado e atenção crianças com dificuldades na escola ou indisciplinadas, com isso “promovendo a medicalização” e a naturalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com