TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que causa o câncer

Ensaio: O que causa o câncer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Ensaio  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

1.O que causa o câncer?

Ninguém sabe ao certo. Ainda não é possível ter certeza sobre o que leva uma célula normal a tornar-se cancerosa. Muitos acreditam, entretanto, que as pessoas obtêm a doença principalmente através de repetido e prolongado contato com um ou mais agentes causadores do câncer

2.Quais os diferentes tipos de agentes causadores do câncer?

Cientistas acreditam que muitos cânceres são causados em dois "tempos", por dois tipos de agentes: iniciadores e promotores. Os iniciadores principiam o dano à célula, como fumo, raios X, etc. Já os promotores geralmente não causam danos por eles mesmos; apenas agem sobre a célula já danificada pelo agente iniciador. Por exemplo: o álcool pode causar câncer se combinado com o cigarro.

3.O que é fator de risco para o câncer?

Qualquer agente que seja associado à causa de um tipo particular de câncer. O contato com esse agente aumenta o risco individual de obter a doença. A exposição a esse fator de risco não significa, necessariamente, que ocorrerá a doença. Existem os fatores de risco evitáveis, como o fumo, e os inevitáveis, como a idade. Quanto mais velha a pessoa, mais probabilidade há de se desenvolver o câncer, pois a exposição aos agentes ocorreu por mais tempo.

4.A alimentação influencia no desenvolvimento do câncer?

Estudos sugerem que certos tipos de alimento e alguns nutrientes contidos neles podem ser associados com o desenvolvimento da doença, como gorduras em excesso, conservas com aditivos corantes não-naturais. Já as fibras vegetais, por exemplo, podem ajudar a evitar o câncer.

5.Ferimentos podem causar câncer?

Não. Algumas vezes, durante o tratamento do ferimento, o médico pode descobrir um câncer oculto, por coincidência.

6.O câncer tem cura?

Claro! Inúmeros tipos de câncer têm cura, principalmente aqueles que são retirados cirurgicamente e estão no início. Atualmente, metade dos pacientes com câncer obtém a cura.

7.O câncer é contagioso?

Não. Ele não é transmitido de uma pessoa para outra, por nenhuma forma de contágio

8.O câncer pode ser genético?

O câncer ocorre quando alterações genéticas interferem no crescimento celular. Essas mutações podem ser herdadas ou adquiridas durante a vida do ser humano. No primeiro caso, denomina-se suscetibilidade, em que a pré-disposição à doença é herdada na forma de uma única mutação, mas sua manifestação dependerá da interação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Os tipos de câncer eventualmente hereditários mais estudados hoje em dia são os de mama, ovário e cólon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com