TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSTEOPOROSE: AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS FRATURAS EM PESSOAS DA TERCEIRA IDADE

Por:   •  26/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 14

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

OSTEOPOROSE: AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS FRATURAS EM PESSOAS DA TERCEIRA IDADE

Manaus – AM

2016

OSTEOPOROSE: AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS FRATURAS EM PESSOAS DA TERCEIRA IDADE

Trabalho para obtenção de nota parcial da disciplina “Metodologia do Trabalho Científico”, orientado pelo professor ( ) , dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da ( ).

Manaus – AM

2016

  1. Introdução

Com o envelhecimento da população mundial a osteoporose tem se tornado um dos maiores problemas de saúde no mundo todo, por ser um dos maiores fatores que influenciam o enfraquecimento dos ossos, acarretando o crescimento da ocorrência de lesões e fraturas, esta doença vem acumulando um histórico de alta porcentagem de morbimortalidade na atualidade. A osteoporose compromete o estado de integridade e resistência dos ossos conduzindo a fragilidade dos mesmos por estar relacionada com o envelhecimento natural, as pessoas idosas estão estreitamente ligadas a sofrerem grandes problemas que a osteoporose ocasiona. (FREIRE; ARAGÃO, 2004)

A osteoporose é uma doença osteometabólica que afeta a perda da massa óssea agindo de forma sistemática e progressiva afetando as microarquiteturas do tecido ósseo possibilitando que o osso seja fraturado pelo menor traumatismo, a perda de massa óssea é algo normal no envelhecimento, mas, pessoas com osteoporose tendem a ter sua massa óssea diminuída abaixo do limite para ocorrência de uma fratura. (LOPES, 2014, p.05)

No decorrer do tempo, a massa óssea de um ser humano está em constante estado de mudança nas fases de toda a vida, na infância e adolescência e até certa parte da fase adulta, próximo aos 34 e 35 anos de idade, os ossos estão em pleno crescimento e formação, atingindo o ápice da formação óssea nessa última fase, logo após isso se inicia a fase de detrimento do volume ósseo. Além deste fator existem muitos outros que influenciam no surgimento da osteoporose como a raça, o sexo e genética.

Sendo comum em ambos os sexos, mas estando presente principalmente no sexo feminino, pois está ligado ao período pós-menstrual e o déficit do estrogênio, o hormônio feminino faz com que aumente em ritmos acelerados a perda óssea. Nos homens os casos de osteoporose estão mais ligados ao envelhecimento e a diminuição da vitamina D, uma absorção reduzida de cálcio pelo organismo. Porém as pessoas idosas são as que mais são afetadas. (YAZBEC, 2008)

Com a terceira idade chegando os riscos com uma queda vão aumentando, sendo que as consequências dessas tornam-se cada vez mais graves, os idosos são os que mais sofrem com a osteoporose. O fato de não terem uma vida com atividades físicas e a redução da visão e da força, os leva muitas vezes a caírem e sofrerem acidentes, desenvolvendo sérias lesões em seus ossos, sendo que as principais fraturas sempre ocorrem nas partes do quadril, pélvica e femoral.

Os acidentes com idosos com osteoporose sempre são muito graves, pois levam sempre a redução da qualidade de vida, fazendo com que se tornem dependentes de outras pessoas para realizar atividades muito importantes como tomar banho, locomover-se, alimentar-se. Quando o acidente afeta a região do quadril, após um acidente no primeiro ano de fratura cerca de 10% a 20% acabam se tornando incapacitados e entre 15% a 40% são institucionalizados, enquanto 20% a 35% acabam morrendo com fraturas no quadril. Mas o que leva ao número desses índices a serem tão altos, seria a falta de atenção e direcionamento do cuidado que o governo deveria dar, ou a falta de informação dos familiares, que os impede de desenvolverem um melhor tratamento familiar. (LOPES, 2014)

  1. Justificativa

O tema proposto no presente trabalho é fundamental para a população de idosos e para quem convive com pessoas de tal faixa etária, pois com a pesquisa as principais consequências serão apresentadas, conhecendo as consequências é possível elaborar um cuidado específico para cada caso, e ajudar na prevenção de novas causas. Os alunos conhecedores do projeto também se beneficiarão com a aquisição de novas informações a respeito da osteoporose, o que soma para a elaboração de cuidados necessários e formulação de maneiras na tentativa de evitar essa doença.

Com o conhecimento adquirido nessa pesquisa os alunos poderão ampliar seus horizontes diante do tema proposto e aplicá-lo dentro do próprio curso no decorrer do tempo, isso se tratando de Medicina e Enfermagem, além de poderem atuar como conselheiros para os idosos com quem têm contato, colocando a importância da saúde e do cuidado.

O tema também foi escolhido pelo fato de haver muitos idosos em nossa atual população e quase todos apresentarem esta doença. Milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose. Geralmente os indivíduos mais afetados são mulheres que possuem mais de 50 anos. No Brasil, o número de casos em que ocorrem fraturas decorrentes da osteoporose é alarmante, a quantidade de morte que têm essas fraturas como causa também é assustadora. Mas, mesmo diante de toda essa situação, o diagnóstico de osteoporose acaba não sendo realizado, e consequentemente não há encaminhamento para o tratamento.

Com o avanço tecnológico surgiram exames mais práticos e eficientes que possibilitam o diagnóstico precoce, o que freia o processo e impede a evolução da doença. Os aparelhos de Densitometria Óssea de última geração possuem uma grande sensibilidade, o que possibilita a capacidade de detectar perda de massa óssea a partir de 2%, ajudando assim na identificação dos primeiros sinais de instalação da doença. Isso significa que uma jovem de 30 anos pode tomar providências desde cedo com o intuito de evitar a osteoporose futura.  Até certo tempo atrás, a doença só podia ser detectada quando chegava a um estado avançado, ou seja, quando ocorriam as fraturas. O único método utilizado para diagnosticar a osteoporose era a radiografia, sendo que esta só indicava perdas superiores a 30% de massa óssea.

Pretendemos, com esse estudo, alertar idosos, seus familiares e todos que tiverem contato com o projeto sobre a importância da utilização de maneiras para prevenir a osteoporose, assim como os processos de cuidado com as pessoas que sofrem com essa doença.

  1. Objetivo Geral
  • Apresentar as principais consequências que a osteoporose causa em pessoas que a adquirem.
  1. Objetivos Específicos
  • Avaliar e elaborar cuidado específico para cada caso descrito no projeto;
  • Apresentar a prevenção para novas causas;
  • Possibilitar aos universitários a aquisição de novas informações a respeito da osteoporose, informações estas que poderão ser aplicadas dentro do próprio curso no futuro (Medicina e Enfermagem);
  • Informar sobre a importância da saúde e do cuidado;
  • Alertar tanto idosos, familiares quanto qualquer outro indivíduo que venha a conhecer o projeto, sobre a importância de buscar a prevenção e promoção da saúde.
  1. Metodologia

A pesquisa foi realizada com moradores do bairro ( ) com faixa etária de 60 a 70 anos, nesta cidade de ( ).

Foram utilizados para a pesquisa os métodos da pesquisa de campo, abordando a realidade e a convivência entre população e objeto de estudo, sendo fundamenta pela abordagem dialética, a qual através desta foi possível verificar as diversificações existentes entre população e objeto de estudo, e ainda, os métodos Qualitativo e Quantitativo, neste estudo os dados desejados devem ser de qualidades, mas como se trata de quantidade o método quantitativo também se faz necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com