TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organismo Humano

Pesquisas Acadêmicas: Organismo Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Organismos vivos[editar | editar código-fonte]

São organismos vivos todos os seres vivos eucariontes, pluricelulares, animais ou vegetais complexos que possuem tecidos vivos diferentes e associados na constituição de órgãos funcionais vivos e distintos, cada qual desempenhando determinada função no organismo. Assim o organismo humano é estudado na anatomia humana, os organismos de outros animais são estudados na anatomia animal e os organismos dos vegetais são estudados na anatomia vegetal.

Envelhecimento dos organismos: Alguns seres vivos têm vidas curtas como por exemplo os insetos efemerópteros, esses insetos que ficam voando em torno das lâmpadas no verão e que vivem apenas uns dois ou três dias, enquanto que existem algumas plantas que podem viver milhares de anos, como por exemplo as árvores sequóias, algumas com até 4.650 anos de idade. A vida dos organismos humanos é estimada em 73 anos em média, os animais com maior tempo de vida são as tartarugas que podem viver até mais de dois séculos. Organismos mortos são chamados de cadáveres.

O organismo no espectro biológico[editar | editar código-fonte]

O espectro biológico: moléculas orgânicas complexas < > organelos celulares <> células vivas <> tecidos vivos <> órgãos funcionais <> sistemas de órgãos <> organismos <> populações <> comunidades <> ecossistemas <> biomas <> biócoros <> biociclos <> biosferas <> Cosmo

Átomo <>Molécula <> Organela <> Célula <> Tecido <> Órgão <> Sistema <> Organismo <> População <> Comunidade <> Ecossistema <> Bioma <> Biócoro <> Biociclo <> Biosfera <> Cosmo

Classificação dos seres vivos[editar | editar código-fonte]

Podemos dividir a Biota em micróbios, micro-organismos e organismos:

Domínio: Acytota

Reino: Vírus

Vírus, Agentes sub-virais e viróides, que são os menores micróbios que existem e não podem ser considerados micro-organismos porque não possuem organelas internas.

Domínio: Prokaryota

Reino: Monera

Bactérias, cianobactérias e nanobactérias, que são micro-organismos de tamanho médio.

Domínio: Eukaryota

Reino: Fungi

Fungos que podem ser micro-organismos unicelulares como também podem ser organismos pluricelulares pouco complexos.

Reino: Metaphyta

Plantas, que são organismos pluricelulares complexos.

algas que podem ser micro-organismos unicelulares ou organismos pluricelulares simples.

Reino: Metazoa

Animais que são organismos pluricelulares muito complexos.

Subreino: Eumetazoa

Subreino: Parazoa

Reino: Protista

Protozoários e algas unicelulares que são micro-organismos bastante complexos.

Outros conceitos sobre organismo[editar | editar código-fonte]

Hipótese de Gaia[editar | editar código-fonte]

Antigamente afirmaram que a própria Terra é um organismo vivo. Essa hipótese foi nomeada por Hipótese de Gaia, conceito que atualmente já foi substituído pelo conceito de biosfera.

A biosfera da Terra de fato é viva mas não se trata de apenas um "conjunto de órgãos" mas de um complexo conjunto de ecossistemas que somados formam os biomas que constituem a biosfera, o conjunto de todos os seres vivos existentes nesse planeta Terra.

Micro-organismos[editar | editar código-fonte]

Micro-organismos são organismos microscópicos, como ostracodes. Possuem órgãos e tecidos mas seu tamanho diminuto fazem que sua descrição seja possível apenas com o uso de microscópio. Um organismo também pode ser considarado como "qualquer criatura viva",3 o que inclui considerar seres unicelulares como organismos:

Os micróbios procariontes não apresentam um verdadeiro núcleo celular Os micróbios eucariontes apresentam um verdadeiro núcleo celular.

Os vírus são apenas cápsulas com ADN em seu interior e não possuem nenhuma organela funcional e muito menos órgãos funcionais, portanto são micróbios mas não são podem ser considerados com micro-organismos, são considerados apenas como micróbios parasitas patogênicos bastante simples.

Bactérias também são cápsulas, claro que bem maiores e bem mais complexas que os vírus mas também são procariontes ou seja não possuem um núcleo nem nenhuma estrutura que possa ser considerada como órgão, as bactérias possuem apenas organelas e portanto não podem ser consideradas como organismos, são consideradas apenas como micro-organismos procariontes bastante complexos.

Os micróbios eucariontes são os maiores micróbios, e dentre eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com