TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SOBRE AÇÚCAR MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO HUMANO E PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  7.016 Palavras (29 Páginas)  •  2.012 Visualizações

Página 1 de 29

AÇÚCAR

MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO HUMANO

E PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS

RESUMO

A reflexão sobre as causas do alarmante aumento no consumo de açúcar e suas danosas consequências no organismo humano torna-se muito pertinente, pois é uma forma de alertar a população da necessidade de novos e bons hábitos alimentares, desenvolvendo a oportunidade de escolha, capacitando a população para uma educação alimentar adequada. O objetivo desse trabalho é ampliar a compreensão da substância sacarose (açúcar), seus atributos químicos e consequências de seu uso contínuo e excessivo que causam diversas doenças, tais como a cárie dentária, obesidade, hipertensão arterial, doenças coronarianas e principalmente a diabetes mellitus tipo 2, bem como fazer uma análise minuciosa dentro dos princípios da educação nutricional. É necessário o conhecimento desta substancia, devendo este trabalho ser utilizado como um veículo de aprendizagem, para debater as questões nutricionais e de saúde, onde o esclarecimento sobre o tema deve ser incorporado dentro do dia a dia do cidadão, sensibilizando-o para a mudança de seus hábitos alimentares e alertando o perigo que tal substancia oferece ao organismo, sendo fonte de multiplicação de conhecimento sobre a eficiência da boa alimentação.

Palavras-chave: açúcar, nutrição, malefícios, doenças.

INTRODUÇÃO

O açúcar, na forma que o conhecemos, é uma substância que faz parte direta da dieta humana onde seu consumo excessivo traz diversos danos (muitas vezes irreparáveis) ao organismo como veremos neste estudo.

A sacarose não fazia parte da alimentação de nossos antepassados, pois esta substância é derivada da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.). Ao longo do século XX, a produção do açúcar predominou para o consumo interno havendo um considerável aumento devido a quatro fatores: rápido crescimento populacional, o acesso de toda camada populacional ao açúcar, ao baixo custo e pelo grande aumento da industrialização de alimentos e bebidas, com adição cada vez maior de açúcar.

Desta forma o açúcar passou fazer parte integrante dos alimentos, em especial da rotina alimentar de forma danosa a saúde, principalmente pelo consumo abusivo/excessivo da substancia. Uma das camadas mais atingidas pelo elevado consumo (sendo este consciente ou inconsciente) de açúcar são as crianças e os jovens.

É de suma importância uma crítica reflexão, análise e conduta, bem como o alerta dos malefícios que podem acarretar a saúde devido a esta prática alimentar em excesso, sendo portanto essencial o maior conhecimento possível sobre o assunto.

Também é preciso ter conhecimento dos benefícios (que são poucos, porém necessários) do açúcar, para o bom funcionamento do organismo humano, pois é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo. Essa substância é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins.

Quando há deficiência de glicose (condição conhecida como hipoglicemia), ocorre a dor de cabeça, olhos vertiginosos, dentre outros sintomas. A glicose ainda auxilia na proliferação das Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp. Essas bactérias compõem a flora intestinal e contribuem para a eliminação de bactérias nocivas como a Escherichia coli e o Clostridium, sem contar que o açúcar é uma importante fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e de vitaminas do complexo B.

Diante do exposto, o objetivo desse trabalho é ampliar a compreensão da substância sacarose (açúcar), seus atributos químicos e o mais importante as consequências de seu uso contínuo e excessivo que acarreta diversas doenças, sendo as principais: diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças coronarianas e obesidade e ainda fazer uma análise crítica dentro dos princípios da educação nutricional, a fim de melhor a compreensão da dinâmica dos alimentos no organismo.

DESENVOLVIMENTO

Conforme estudos aprofundados sobre o tema no Brasil houve um crescimento expressivo/considerável no consumo de açúcar nos últimos 60 anos, aumentando muito sua produção, impulsionado pelo crescimento da população e principalmente pela mudança no padrão de hábitos alimentares devido a alta demanda e expansão no comércio dos alimentos, em especial os industrializados.

Na década de trinta, o consumo médio anual de açúcar era de 15 quilos por habitante, aumentando este consumo rapidamente nas décadas seguintes, chegando em 50 quilos por habitante/ano em 1990.

Segundo Ramos e Storel Júnior (2001), nos anos 60, o surgimento do movimento hippie representou uma forte crítica ao sistema burguês e consumista da sociedade, sendo direta no campo alimentar, quando surgiu os produtos e dietas “naturais” de todas as espécies, sendo eleito como alvo de ataque o complexo de gorduras e o açúcar.

O complexo de gorduras foram responsavéis pela obesidade e problemas cardíacos causados na população, principalmente pelo aumento das taxas de colesterol e o açúcar foi considerado uma verdadeira droga (lícita), utilizada pelas grandes indústrias alimentícias com conhecimento de causa, tornando crianças e jovens dependentes de seus produtos. O açúcar foi considerado como o causador de câncer, doenças cardíacas, diabetes, problemas dermatológicos, hiperatividade, lerdeza mental, dentre outras.

Figura 1. Evolução da produção brasileira de açúcar (BRASIL, 2007)

Na década de 80, quando a mulher foi inserida no mercado de trabalho, a demanda de alimentos mais práticos e rápidos no seu preparo fez-se necessário, sendo portanto introduzidos mais alimentos industrializados na rotina familiar, gerando assim maior dependência destes produtos alimentação do cidadão, gerando assim conflito na questão alimentar.

Desta forma como economizar tempo no preparo das refeições e procurar as opções mais saudáveis para a família? Quais são essas opções mais saudáveis? Esses são alguns dos questionamentos encontrados em Casotti et al. (1998) que debate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (228.4 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com