TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PH no Organismo Humano

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

O pH no organismo humano

Quais são e para que eles servem?

Na disciplina de Bioquímica e Farmacologia, foram apresentadas na unidade I e II do CDI questões acerca dos tipos de substratos energéticos utilizados pelo corpo, a importância da água como um solvente mais eficiente de todos e o significado de pH quais são suas principais propriedades, para que serve e como este influencia no meio que é encontrado. Com essas informações utilizarei como referência as unidades e algumas pesquisas na íntegra para referenciar melhor este portfolio.

O pH ou o potencial de hidrogêniônico, foi criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen, para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma determinada substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” e para íon de hidrogênio (H+). No CDI encontramos informações acerca de como se constitui a escala do pH em que 0 e considerado completamente ácido, 7 é considerado neutro e 14 é considerado extremamente básico/alcalino.

O pH dentro do organismo humano é extremamente importante, pois, se o mesmo estiver desiquilibrado, ou seja, o pH do organismo estiver ácido em demasia, o risco de proliferação de doenças e a baixa da imunidade são fatores que agem diretamente com estas questões de pH ácido.

No nosso organismo existem substâncias que são ácidas ou alcalinas, nessa categoria podemos incluir todos os fluídos corporais como: urina, fezes, sangue, saliva, o ácido do estomago e do sangue, no caso do interior do estômago o pH fica em torno de 1,5 a 2 devido ao ácido clorídrico e o pH sanguíneo é de 7,4, abaixo desse valor o sangue se torna ácido e propicia o aparecimento de fungos, vírus e variadas bactérias. Destaco a influência do pH em relação as doenças dando como exemplo a acidez da saliva dos pacientes com câncer que fica em torno de 4,5 e 5,7.

Quais são as maneiras que o organismo utiliza para manter o pH em homeostase?

O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio do sangue. Os rins, as substâncias tampões do sangue e os pulmões. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, sob a forma de amónia. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). À medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea, mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos.

O terceiro mecanismo envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigénio e, consequentemente, é produzido pelas células. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões, onde é expirado. Os centros de controle respiratório localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração. Quando a respiração aumenta, a concentração de dióxido de carbono diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido.

Além dessas funções internas que o nosso corpo produz para equilibrar o organismo, existem também atitudes externas que podem contribuir para a acidez do nosso organismo, e essas estão relacionadas principalmente a alimentação.

Pesquisas indicam que ao consumir alimentos que são ácidos, contribuímos para a o desequilíbrio do pH em diversos fatores, diminuímos a imunidade e ficamos propensos as doenças, entretanto, quando consumimos alimentos que são considerados alcalinos, contribuímos para o equilíbrio do nosso pH sanguíneo. Os alimentos considerados ácidos são: todos os alimentos processados, alimentos de origem animal, e principalmente os “junk foods”. Os alimentos considerados alcalinos são todos os vegetais, folhas, amêndoas e frutas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com