TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organismo Humano

Ensaios: Organismo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

No organismo humano, existe uma serie de elementos químicos que são essenciais para a vida, dividem-se em tres categorias: majoritarios, que contem em abundancia no corpo humano; traços, os que contem um pouco no organismo; e o microtraços, comtem muito pouco ou quase nada das partículas desses elementos no organismo humano.

Cada das tres categorias tem em media de dez á oito tipos de elementos, todos tem nomes e funções diferênciadas no organismo humano. Algumas podem ser venenosas, por exemplo o níquel, mas em quatidades minimas ou exatas este elemento acaba sendo um pouco essencial para o crescimento.

Na deficiência de algum desses elementos, certamente a saúde não estara bem.

Elemento químico essencial

Existem uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial deve cumprir quatro condições:

* A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;

* Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital;

* O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos;

* O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.

A maioria dos elementos que compõem os seres vivos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. Geralmente são classificados segundo a sua abundância em majoritários, traços e microtraços. Os elementos em quantidades muito pequenas, traços e microtraços, são denominados oligoelementos.

A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:

* Majoritarios:

Oxigênio

Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular e dos organismos aeróbicos.

Carbono

O carbono é o único com capacidade de fazer quatro ligações químicas muito maiores e de uma vez. Por exemplo, átomos de hidrogênio se ligam apenas a um átomo, o oxigênio a dois átomos. E é um dos componentes em maior número no seu corpo.

Hidrogênio

O hidrogênio é encontrado, na forma combinada, na água, nos oceanos, nos rios, nos minerais e até nos seres vivos. É responsável na hidratação das células.

Nitrogênio

O nitrogênio é o componente essencial dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos, que estes são importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.

Cobre

O cobre participa de vários processos metabólico sendo um constituinte de diversas enzimas do organismo. A: superóxido dismutase (SOD) que auxilia o organismo na defesa contra os radicais livres, a tirosinase e a dopamina hidroxilas. O cobre participa na conversão de tirosina em melanina e na síntese dos hormônios da tireóide. O cobre protege a bainha de mielina dos nervos.

Cálcio

O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.

Fósforo

O fósforo tem relevante papel na formação molecular do ADN e do ARN, bem como do ATP, adenosina tri-fosfato. As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia na forma de fosfato de adenosina. Além disso, funciona como íons tampões, impedindo a acidificação ou alcalinização do protoplasma.

Enxofre

O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas.

Potássio

É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.

Empregado em células fotoelétricas. Foi descoberto por Humphry Davy, em 1807, a partir da eletrólise do hidróxido de potássio (KOH).

Sódio

O sódio tem um papel importante no balanço hídrico da água corporal. Nos mamíferos, a diminuição da pressão arterial e da concentração de sódio no sangue são detectadas pelos rins, resultando na produção de renina, um hormônio que atua de várias formas, sendo uma delas a liberação indireta de aldosterona, um hormônio que diminui a excreção de sódio na urina, e consequentemente provoca retenção de sódio e água.

Cloro

É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida, exemplo, é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante. É gasoso e muito tóxico (neurotóxico) , foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial

Magnésio

É um elemento químico essencial para o Homem. A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos e, seus íons desempenham papéis de importância na atividade de muitas enzimas e, em reações que dependem da ATP. O magnésio é importante para a vida, tanto animal como vegetal. A clorofila é uma substância complexa de porfirina-magnésio que intervem na fotossíntese.

* Traços:

Ferro

O ferro é um dos elementos mais facilmente encontráveis na superfície da Terra, mas mesmo assim, sua deficiência é a causa mais comum de anemia, afetando cerca de 500 milhões de pessoas em todo mundo. Isso se deve à capacidade limitada do organismo na absorção de ferro e à frequência da perda de ferro por hemorragia do sistema digestório( úlcera, colite, diverticulite, câncer ), menstruação abundante, verminose,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com