TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras gerais de imobilização

Artigo: Regras gerais de imobilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 6

• Imobilizações

• Regras gerais

Como imobilizar

- Fratura do crânio

- Fratura de mandíbula (maxilar inferior)

- Fratura de costela

- Fratura da bacia

- Fratura da coxa (fêmur)

- Fratura do joelho

- Fratura da perna (tíbia e/ou perônio)

- Fratura do tornozelo

- Fratura do pé

- Fratura do ombro

- Fratura de cotovelo

- Fratura do braço (úmero) e/ou do antebraço (rádio e cúbito)

- Fratura do pulso

- Fratura da mão

- Fratura de dedo da mão

IMOBILIZAÇÕES

Na suspeita de um caso de fratura óssea (veja Fraturas), é necessário manter imobilizada a região fraturada, até que chegue o socorro médico; essa imobilização deve ser feita no própria local do acidente. O importante é nunca transportar uma vítima com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada, pois poderá haver complicações maiores, como:

Rasgamento ou laceração da pele, criando fraturas expostas que não existiam;

Danos a músculos, vasos sanguíneos ou nervos adjacentes, provocando inclusive paralisias totais ou perdas parciais de movimento. Além disso, uma veia ou artéria podem ser cortadas por uma lasca de osso, ocasionando séria hemorragia interna.

REGRAS GERAIS - Para fazer uma imobilização de emergência, siga com atenção as regras seguintes:

1.Estanque eventuais hemorragias (veja Hemorragias).

2.Não são necessários equipamentos especiais para imobilizar a vítima. Para imobilizar um membro ou parte de um membro, improvise uma tala com um pedaço de tábua, um calhamaço de jornal, uma revista grossa, um travesseiro, um galho reto de árvore ou uma parte sã do próprio corpo da vítima (por exemplo, numa fratura de uma perna, a outra pode ser amarrada à quebrada para fixá-la; um braço quebrado pode ser imobilizado contra o próprio peito).3.Algumas fraturas podem ser imobilizadas na posição em que se encontram, desde que esta não seja forçada.4.Qualquer que seja o local a entalar, lembre-se de que imobilizar significa tirar os movimentos das juntas acima e abaixo da fratura. Por exemplo: não adianta entalar fortemente uma fratura de antebraço se os movimentos do pulso e cotovelo ficarem livres.

5.Se possível, acolchoe a tala com panos, camadas de algodão ou gaze, evitando pontos de pressão e desconforto.

6.Se a fratura que você está entalando é exposta e você já cuidou do ferimento, lembre-se de proteger bem o corte com almofadas de gaze, para que o roçar da tala não prejudique ainda mais.Atenção: Aperte apenas o suficiente as bandagens que seguram a tala, deixando uma extremidade do membro atingido para fora. Se você perceber que esta extremidade está esfriando ou ficando azulada, afrouxe as bandagens, porque a circulação do sangue poderá estar obstruída.

COMO IMOBILIZAR

Cada tipo de fratura deve ser imobilizada conforme a indicação específica. Aja conforme as instruções que detalhamos a seguir:

Fratura do crânio - Geralmente apresenta-se como uma rachadura, que só pode ser diagnosticada por raios X. Às vezes, é possível suspeitar de fratura craniana porque a vítima sangra ou segrega líquidos pelas orelhas, nariz e ouvidos, e/ou apresenta depressões (afundamentos), manhas roxas sob os olhos ou paralisia de uma pálpebra ou dos olhos. Na suspeita de fratura de crânio, proceda da seguinte forma:

1.Deite o acidentado com a cabeça mais alta que o corpo.

Fratura de mandíbula (maxilar inferior) - Essa fratura pode ser percebida devido a sintomas como estes: dificuldade para falar, alteração estética do queixo, dentes desalinhados e saliva com gotas de sangue. Proceda da seguinte forma:

1.Envolva a cabeça da vítima com uma atadura, passando-a sob o queixo, para que a mandíbula fique sustentada até que o médico chegue.

2.Previna a asfixia (devida a sangue, vômitos ou fragmentos de osso nas vias respiratórias), limpando a boca e o nariz da vítima.

Fratura de costela - A vítima sente dor quando respira fundo, tosse ou espirra. Em acidentes graves, pode haver perfuração do pulmão ou outros órgãos. Proceda da seguinte forma:

1.Enfaixe o peito da vítima de modo firme, mas não apertado a ponto de prejudicar a respiração. Deixe livre a barriga, do diafragma para baixo (o diafragma está mais ou menos a meio palmo acima do umbigo).

2.O enfaixamento pode ser feito com tiras de pano, atando-se as extremidades com nós ou com tiras de esparadrapo, ou apenas com tiras largas de esparadrapo.

3.Se houver esmagamento do peito, coloque um travesseiro sobre o tórax, fixando-o com tiras de esparadrapo. Essa providência facilita a respiração do acidentado.

Fratura da bacia - A vítima sente forte dor no quadril, que aumenta com o movimento das pernas ou quando se faz pressão sobre os ossos da bacia; em pessoas idosas, a fratura pode causar menos dor. O maior perigo desse tipo de fratura são os ferimentos na bexiga e outras vísceras da barriga. Proceda da seguinte forma:

1.Imobilize a vítima sobre uma padiola, (como o indicado em transporte de doentes e feridos), mas com os joelhos levemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com