TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NA ESCOLA

Monografias: PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NA ESCOLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NA ESCOLA

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar a Teoria e Pratica do Projeto Político Pedagógico onde investigamos se as referencias teóricas e a prática pedagógica dos professores refletiam os pressupostos previstos para o trabalho da escola.

A intenção da escola em questão foi mostrar a importância social do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar uma vez que seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente, estruturando princípios que norteiam as praticas educativas com vistas à transformação da sociedade, pois é função da melhoria dos serviços educacionais o que se considera importante. Observamos que existe um apoio por parte da comunidade à escola, embora ainda tudo o que tenha sido feito não seja considerado o ideal, ainda é necessário um maior comprometimento de todos.

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretiza-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico- o PPP.

É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

2 DESENVOLVIMENTO

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretiza-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico- o PPP.

• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

• É Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha força de um guia – aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e familiares. Ele precisa ser completo para não gerar duvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar. Às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Por conter todas as informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros da equipe gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.

A elaboração do Projeto Político Pedagógica deve ser pautada em estratégias que dêem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele deve ser dar âmbito do Processo Escolar, Em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados, e também pode ser conduzido de outras maneiras, como a participação individual, grupal e plenária. A finalização do documento também pode ocorrer de forma democrática, mas é fundamental que um grupo especialista nas questões geográficas se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade às propostas.

A participação do professor na construção do Projeto Político Pedagógico é de grande importância, pois é ele quem possui um maior conhecimento dos pontos fracos e fortes dos alunos onde pode e deve ser mais explorado dia a dia em sala de aula. Fazendo – se assim um planejamento capaz de ser realizado e terem seus objetivos alcançados. Um Projeto construído com a participação de professores, diretores e alunos se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referencias experiências e ações de curto, médio e longo prazo. Envolver a comunidade nesse trabalho e compartilhar a responsabilidade de definir os rumos da escola é um desafio e tanto. Mas o esforço compensa: com um PPP bem estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe, segurança para tomar decisões.

É importante destacar que o Projeto Político Pedagógico representa um planejamento das ações educacionais de forma que todo o trabalho pedagógico seja coerente com uma opção, um compromisso político.

É fundamental reconhecer que a forma como elaboramos o Projeto Político Pedagógico é mais importante que escrever o documento. Sobre esse aspecto Vasconcelos afirma?

“Mais importante que um texto bem elaborado, é construirmos um envolvimento e o crescimento de pessoas, principalmente dos educadores, no processo de elaboração do projeto, através de uma participação efetiva naquilo que é essencial na instituição. Planejar com e não planejar para.”

A construção do Projeto Político Pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

Finalmente, há que se pensar que o movimento de luta e resistência dos educadores é indispensável para ampliar as possibilidades e apressar as mudanças que se fazem necessária dentro e fora dos meios da escola.

3 CONCLUSÃO

Conforme determinado no Projeto Político-Pedagógico da escola, o ato pedagógico é um ato político, pois depende da coletividade que atua no espaço escolar e tem como premissa formar um cidadão a partir da intervenção direta dos docentes, que orientam os alunos para viver em sociedade.

O que modificou efetivamente a realidade escolar foi o processo de implementação dos projetos, observáveis pela adesão total de toda a comunidade escolar (equipe diretiva, alunos, pais, professores, e funcionários). Todos estão imbuídos do propósito de ver uma utopia se realizando e isso não finda num ano letivo, pois há uma reconstrução constante através de novos projetos, a partir das necessidades que vão surgindo. O processo não é fácil, mas a crença que a educação fará a diferença para uma comunidade melhor se sobrepõe às dificuldades.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394 de 2012/1996.

VASCONCELOS, Celso do Santos. Coordenação do trabalho pedagógico, do Projeto Político Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 202

VEIGA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com