TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DA ESCOLA

Tese: PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Tese  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DA ESCOLA

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motoras, fazer descobertas, e iniciar o processo de letramento.

Sabemos que a educação é uma realidade muito ampla e abrange o ser humano desde o seu nascimento. Trabalhamos através de Projetos Pedagógicos.

A Pedagogia de Projetos visa transformar o espaço escolar em um espaço vivo de interações e as suas múltiplas dimensões.

Propiciar ambiente acolhedor e lúdico que respeite a criança como sujeita e cidadão, com suas necessidades, características e experiências próprias e específicas; Criar situações e atividades que favoreçam a socialização e estimulem o processo participativo, interativo e a cooperação; valorizar as várias formas de expressão simbólica e artística, incentivando a imaginação criadora e a sensibilidade; Possibilitar o desenvolvimento progressivo da autonomia, a partir da reflexão e do respeito aos limites e às regras do grupo; Oferecer atividades específicas para o desenvolvimento das capacidades de ordem física cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal e de inserção social e Incentivar a curiosidade e o prazer de aprender a aprender, respeitadas, em cada faixa etária, as competências das diversas áreas de conhecimento, priorizado as ações coletivas.

Para Fusari (2008, p.23), o planejamento de ensino é o processo de pensar, de forma “rigorosa” e de “conjunto”, os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem.

A metodologia da escola é contextualizada, interativa e multidisciplinar, onde a aprendizagem tenha significado para o aluno, de acordo com a grade curricular determinada pelo MEC o mundo do trabalho também é um forte elemento focado, desde a educação infantil, destacado dentro do currículo, transversalmente, incluindo situações onde os alunos tenham contato com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

A avaliação e parte integrante do processo ensino aprendizagem. Que é feita através de provas feitas pela prefeitura e enviada para a escola. Vinculadas, aos objetivos gerais e específicos estabelecidos, a distribuição do conteúdo programático e a metodologia adotada. O processo de avaliação considera o aluno como um ser integral em desenvolvimento, sujeito da construção do conhecimento, em integração com o meio, valorizando as experiências vividas dentro e fora da escola.

Os alunos apresentam boa assiduidade. Na sua grande maioria, o aluno vem feliz para a escola.

Para o acompanhamento dos resultados de cada meta, a cada ano, a direção e os professores definem as estratégicas e os indicadores para monitoramento, definindo os prazos e as responsabilidades.

Ao longo de todo o ano letivo é feito o acompanhamento o controle e a avaliação das atividades através de encontros pedagógicos, de forma regular e variada, dentro ou fora do ambiente escolar, proporcionando aos pais a oportunidade de conhecer, trocar, refletir e repensar experiências para a construção de uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com