TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS

Monografias: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Na escola, organização e planejamento são essenciais para seu bom funcionamento, sendo assim, a criação de um Projeto Político Pedagógico bem estruturado envolvendo toda a comunidade escolar é tarefa indispensável para alcançar os objetivos da instituição.

Para que a instituição funcione de forma correta, seguindo todo o seu planejamento, a participação de toda a comunidade escolar incluindo os pais é extremamente necessária e com isso o sucesso na realização das metas propostas no PPP serão bem reais.

Mas, o bom funcionamento e aplicação do PPP dependem muito do mesmo está entrelaçado à realidade da escola. Para isso, deve-se ter uma visão do ambiente em que a escola está inserida e os recursos possíveis para a realização dos objetivos.

Mesmo assim, todos sabem das dificuldades encontradas em algumas escolas e com isso é necessário um estudo do Projeto Político Pedagógico para saber se ele está sendo bem executado ou se está sendo tratado apenas como uma mera formalidade, um simples documento.

2. Desenvolvimento

A escola traz em seu dia a dia a ideia de que não deve de forma alguma diferenciar alunos, ou seja, tratar algum educando diferente dos demais, abominando qualquer tipo de preconceito no âmbito escolar.

Toda a administração e organização da escola são dadas de forma a enfatizar a gestão democrática, estabelecendo apoio total a conselhos e grêmio estudantil, além de dar total suporte a grupos de estudos organizados pelos educando, assim estabelecendo no projeto político pedagógico metas e ações baseadas na lei das diretrizes e base que estabelece liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, o pluralismo de ideias e a gestão democrática.

A instituição funciona nos horários: matutino, vespertino e noturno com 1.169 alunos distribuídos em 28 turmas onde no período matutino funcionam 14 turmas de 6º a 3º de 7:00 h a 12:00 h, no horário vespertino funcionam 8 turmas do ensino médio de 13:00 h a 18:00 e no horário noturno funcionam 6 turmas do ensino médio de 19:00 h a 00:00 h.

Em caso de indisciplina de forma leve por parte dos alunos, a direção chamará a atenção do aluno em forma de conversa junto com o professor, no caso de indisciplina mais grave ou repetição de indisciplina será comunicado aos pais para que junto à escola possam conseguir a melhor solução. O objetivo máximo nesse caso, é identificar qualquer tipo de problema ou dificuldade que o aluno possa estar passando para assim junto com os pais darmos o apoio e a orientação necessária para que o educando possa ultrapassar essas barreiras.

Quando questionados sobre qual o principal objetivo na formação do aluno a direção assim como os professores deixam a entender a preocupação em fazer o educando entender a sua própria realidade e a realidade da sociedade como um todo, assim abrindo o caminho para uma reflexão do aluno tornado-o um sujeito crítico, entendedor de que suas ações podem transformar a sociedade.

O ano letivo se dá não só com o aluno na sala de aula estudando mas também se baseia na adesão do conhecimento através de projetos, que são ministrados alguns apenas com uma determinada turma orientada por um professor, e outros envolvendo toda a comunidade escolar, onde são elaboradas durante o período letivo gincanas, desfile cívico e jogos que possibilitem ao aluno o contato com as informações de uma forma mais descontraída.

Claro que além de usar a interdisciplinaridade, também há o estudo de matérias apenas com assuntos específicos da mesma na sala de aula, porém sempre sendo enfatizado um ensino de forma construtiva onde alunos e professores aprendam um com o outro estabelecendo um maior contato entre docente e discente.

O método de avaliação do aluno é dado não só em forma de prova, mas também através de debates e participação na sala onde o professor possa avaliar durante todo o ano o desenvolvimento do aluno, o que ele aprendeu. Em caso de problemas com alunos ou quando o mesmo não atinge um bom resultado o educando é orientado em aulas de reforço para que possa de desenvolver sua capacidade, destacando que todos tem a capacidade de aprender.

Em todo o processo escolar, o professor é orientado pelos coordenadores e pela direção para que possa tomar suas decisões em sala de forma mais segura com o auxílio do PPP, mais, claro sem tirar a autonomia do docente na sala para que a escola possa atingir sua meta que é Propiciar ao aluno o conhecimento da melhor forma possível e manter a harmonia entre toda a comunidade escolar criando um ambiente propício ao aprendizado.

2.1 Entrevista com Responsável pelo PPP

1 - Como é elaborado o PPP do Colégio?

R= É elaborado em reuniões realizadas ao longo do ano, onde é feito um levantamento das necessidades de adequação do trabalho pedagógico, das necessidades administrativas e de envolvimento da comunidade e da família na escola.

2 - Quem participa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com