TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronizaçao Do NaOH

Trabalho Escolar: Padronizaçao Do NaOH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuída através de um solvente (substância que efetua a dissolução). Existem soluções nos três estados físicos: gás, líquido ou sólido. Ar é uma solução gasosa de N2, O2 e quantidades muito menores de outros gases. As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente. Soluções aquosas são as mais importantes para nossos propósitos em Química Analítica. Um dos aspectos mais importantes é a preparação e a expressãodaconcentraçãodesoluções. (1)

Concentração significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica. Existem diversas maneiras como os químicos exprimem a concentração de uma solução, a seguir descrevemos as formas mais comuns de expressar concentração (2)

Concentração molar ou Molaridade

A molaridadede uma solução da espécie A, é o númerodemoles dessa espécie contidos em 1 L de solução. Sua unidade é M, que tem dimensões de mol L-1. (2)

Molalidade

A molalidade, m, se define como o número de moles de soluto por quilograma de solvente. A maior vantagem desta unidade, muito utilizada na medição de grandezas físicas, é que ela é independente da temperatura, enquanto a molaridade dependente da temperatura. (2)

Padrão Primário

O padrão primário que utilizaremos nessa prática é o Biftalato de Potássio (KHC8H4OH). Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária. (1)

Volumetria de Neutralização

A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água. Com soluções padrões ácidas podem ser titulados substâncias de caráter alcalino, com soluções padrões alcalinas são tituladas substâncias de caráter ácido. O reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte.(1)

A volumetria de neutralização também inclui as chamadas titulações de deslocamento, em que o ânion de um ácido fraco é deslocado de seu sal mediante titulação com ácido forte ou, então, o cátion de uma base fraca é deslocado de seu sal mediante titulação com uma base forte. Comumente, o ponto final, na volumetria de neutralização é identificado com o auxílio de indicadores de pH. Esses indicadores são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição. Na análise titulométrica, chama-se curva de titulação uma representação gráfica que mostra como varia o logaritmo de uma concentração crítica com a quantidade de solução titulante adicionada. (1)

NaOH

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.(1)

Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.(1)

Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.(1)

É uma base forte e por isso reage com ácidos (orgânicos e inorgânicos) gerando sais e água.(1)

Fenolftaleína

A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol. Utilizada freqüentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor em soluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim ou fúcsia.(1)

Por esta propriedade e sua destacada e intensa cor é também um componente em indicador, uma solução consistindo de uma mistura de indicadores de pH (normalmente fenolftaleína, vermelho de metila, azul de bromotimol e azul de timol, entre outros em variações.(1)

Reação da Titulação

NaOH(aq)+KHC8H4OH(aq) NaKHC8H4OH(aq)+H2O(l)

Objetivo

Preparar uma solução aquosa diluída de uma base, pelo método da diluição de soluções concentradas. Essas soluções diluídas deverão ser padronizadas.

Materiais necessários

NaOH 0,5 mol/L, preparada na prática anterior

Solução de fenolftaleína

Béquer

3 Erlenmeyer

Biftalato de potássio

Funil de vidro

Proveta

Bureta

Água destilada

Procedimento experimental

Após a realização dos cálculos foi possível iniciar a aula pratica. Primeiramente pesou-se num Erlenmeyer com o auxilio de uma balança de precisão a massa de biftalato de potássio calculada que foi de 1,021 g. Após a pesagem acrescentou-se 25 ml de água destilada no erlenmeyer e mais 5 gotas do indicador fenolftaleína.

Preecheu-secom o auxilio de um funil a bureta com a solução de NaOH preparada em aula anterior. Colocou-se o erlenmeyer em baixo da torneira na bureta, abriu-se a torneira e deixou-se gotejar a solução de NaOH lentamente, fazendo movimentos circulares com o frasco, para a homogeneização do conteúdo. A titulação foi encerrada no momento em que o conteúdo do Erlenmeyer adquiriu uma coloração rosácea. Então anotou-se o volume de NaOH gasto na titulação.

Repetiu-se o procedimento mais duas vezes. Anotou-se as devidas pesagens de massa de bfitalato de potassio, e volume gasto de NaOH na titulação.

Resultados e discussões

Primeiramente foram realizados cálculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com