TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Ensaio: Patologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Ensaio  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que a patologia estuda?

R: É o estudo das doenças em geral, sob aspectos determinantes das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos.

2- Qual a diferenças entre patologia sistêmica?

R: A patologia geral estuda as alterações das células e tecidos enquanto a patologia sistêmica estuda as alterações em órgãos e sistemas especializados.

3- O que foi a teoria do desequilíbrio de humores?

R: O mecanismo das doenças era explicado pelo desequilíbrio de humores, considerados os líquidos do corpo, em particular, a água, o sangue e a linfa.

4- Na história da patologia quais são as características da fase orgânica e da fase tecidual?

R: A fase tecidual enfatiza a estrutura e a organização dos tecidos, é nesse período que começa os estudos sobre as alterações morfológicas (séc XVI e XVIII)

Na fase orgânica há a predominância de observação dos órgãos do corpo, principalmente através da necropsia ou autopsia ( séc XV e XVI)

5- Qual foi o aparelho que possibilitou os avanços na fase celular?

R: Microscópio.

6- Explique sobre o estudo do século e a diferença de doença.

R: Saúde, é um estudo do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, no qual o individuo se sente bem e não apresenta sinais ou alterações orgânicas evidentes. Doença é o estudo da falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico, ou social, no qual o individuo apresenta sintomas ou sinais.

7- O que são sinais e sintomas?

R: Sinais: são alterações orgânicas evidenciáveis, percebidas, medidas ou observadas. Sintomas: Qualquer alteração da percepção que uma pessoa tem do seu próprio corpo, metabolismo de suas sensações podendo ou não consistir-se em um indicio de doença.

8- Como definimos patogêneses.

R: Busca conhecer os eventos bioquímicos, imunológicos e morfológicos que levam aos danos apresentados, ou seja, conhecer o mecanismo pelo qual se desenvolve a doença.

9- Explique os benefícios da adaptação celular.

R: Permite que as células tenham como sobreviver a lesões ocorridas. Levam a um novo estado de equilíbrio, é uma resposta orgânica a nova realidade encontrada.

10- Descreva: Atrofiação, hipertrofia, e metaplasia.

R: Atrofia: Uma diminuição do tamanho e da atividade metabólica das células. Hipertrofia, consiste no aumento do tamanho das células e da atividade funcional. Metaplasia, é uma mudança no fenótipo das células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com