TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget

Seminário: Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

rutura, proposto por Piaget em 1970, “é um sistema de transformação, que comporta leis ou propriedades de totalidade, e que se conserva ou se enriquece pelo próprio jogo de suas transformações, sem que estas conduzam para fora de suas fronteiras ou façam apelo a elementos exteriores. Uma estrutura compreende características de totalidade, de transformação e auto-regulação”. (p.14-15)

Piaget concluiu que o comportamento mostra diferenças nítidas na capacidade de estruturar o meio. O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza pela sucessão de estruturas mentais diferentes, cada uma delas regida por leis próprias e caracterizando um modelo de compreensão da realidade que inclui percepção, pensamento, linguagem e afetividade.

Em 1979, das principais correntes de pensamento, e entre ele Jean Piaget, foram identificados três modos de pensamento.

Os inatistas consideram que o conhecimento é pré-formado, ou seja, já nascemos com as estruturas do conhecimento e elas se atualizam à medida que nos desenvolvemos.

Em oposição ao grupo de teóricos inatistas, os empiristas admitem que o conhecimento tem origem e evolui a partir da experiência eu o sujeito vai acumulando.

Um terceiro grupo de teóricos, ao qual pertence Jean Piaget, considera que o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente; por isto, são eles chamados interacionistas.

O sistema piagetiano é denominado, também, construtivista dialético. (p. 16-17)

Piaget tem mostrado que, desde o princípio, a própria criança exerce controle sobre a obtenção e organização de sua experiência do mundo exterior.

O construtivismo piagetiano tem sido denominado construtivismo dialético. Os conceitos de assimilação e acomodação, tomados da Biologia por Piaget, podem tornar mais clara a compreensão do caráter dialético da construção do conhecimento pelos seres humanos.

A assimilação é a incorporação de um novo objeto ou idéia ao que já é conhecido, ou seja, ao esquema que a criança já possui.

A criança é, pois, o próprio agente de seu desenvolvimento; os processos assimilativos gradualmente estendem seu domínio e a acomodação leva a modificações da atividade.

Piaget foi um estudioso do desenvolvimento humano em vários aspectos, mas seu interesse principal era o desenvolvimento do conhecimento; daí a designação dada ao seu sistema: cognitivista. (p.18-20)

2 - O desenvolvimento psíquico na perspectiva de Jean Piaget

De 1932 em diante, Piaget construiu o mais completo de seus modelos psicogenéticos, estudando paralelamente o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem; assim, conseguiu perceber a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social.

A partir de 1940, entretanto, Piaget passa a dedicar-se ao seu terceiro modelo psicogenético, voltando a estudar exclusivamente a cognição, seu interesse inicial, que era o desenvolvimento do conhecimento.

O pensamento lógico evolui deste a mais primitiva ação do homem sobre o mundo, que são os reflexos, até o pensamento operatório, forma mais complexa de pensamento, que é própria do adulto inteligente; a organização da realidade, por sua vez, evolui desde o estado de indiferenciação entre o eu e o mundo até as percepções complexas a respeito de si e do mundo e a construção de conceitos.

Funções de representação – incluem todas as funções graças às quais representamos um significado qualquer (objeto, acontecimento ou pessoa) usando um significante determinado (palavra, gesto, desenho, etc.).

Funções afetivas – Piaget reconheceu sua importância, admitindo que constituem o motor do desenvolvimento cognitivo. (p.21-23)

Segundo Piaget, são os seguintes os estádios de desenvolvimento psíquico:

Estádio sensório-motor: de 0 a aproximadamente 18 ou 24 meses – Neste estádio, a criança ainda não dispõe da função simbólica e não apresenta uma forma de pensamento ou afetividade definida, que lhe permita evocar pessoas ou objetos na ausência deles. Por este motivo, o rápido desenvolvimento, próprio deste período, caracteriza-se por construções apoiadas exclusivamente em movimentos, estando, portanto, este desenvolvimento ligado a seu corpo apenas.

Estádio objetivo-simbólico ou pré-operatório: inicia-se aproximadamente aos 2 anos e vai até aos 6 ou 7 anos. O início deste período é marcado pela instalação da função simbólica, especialmente pela linguagem. A afetividade também apresenta significativa evolução, aparecendo sentimentos interindividuais, como simpatia, antipatia, respeito, etc. e uma afetividade interior, que se organiza de forma mais estável. (p. 24-25)

Estádio operacional concreto: a partir de cerca de 6 ou 7 anos, indo até aproximadamente os 11-12 anos – As operações diferem das ações, que são características do período anterior e implicam na manipulação e contato direto com o real. Neste momento, vão emergindo as diversas operações lógicas, tipo de pensamento que se baseiam nos modelos matemáticos e que Piaget chamou classificação, seriação, compensação, razão-proporção, probabilidade, entre outros.

Estádio das operações abstratas ou formais: inicia-se aproximadamente aos 11-12 anos – A característica essencial deste estádio é a capacidade de distinguir entre o real e o possível. Esta transformação do pensamento possibilita o manejo das hipóteses e o raciocínio sobre proposições destacadas da sua constatação concreta e atual. (p. 26-27)

3 – O período sensório-motor

O primeiro estádio do desenvolvimento lógico é denominado sensório-motor porque nele se verifica uma coordenação sensório-motora da ação baseada na evolução da percepção e da motricidade.

O período sensório-motor é divido em 6 subestádios:

• Exercício reflexo – Etapa de desenvolvimento que se estende pelo primeiro mês de vida e durante a qual a atividade, puramente reflexa, se restringe às coordenações sensoriais e motoras de fundo hereditário.

• Reações circulares primárias – essas reações, que aparecem entre um e quatro meses, equivalem à formação dos primeiros hábitos. Dependem diretamente da atividade da criança, sendo, portanto, diferentes dos reflexos do período anterior.

• Coordenação de visão e preensão e começo das reações circulares secundárias – este subestádio se inicia aproximadamente aos quatros meses e vai até por volta de oito meses. E o

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »