TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget

Artigos Científicos: Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O seguinte trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento da inteligência humana através da ciência de epistemologia genética de Jean Piaget (Epistemólogo Suíço) que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Para melhor clareza, expondo alguns dos seus métodos ao decorrer de todo seu trabalho colaborando para a educação com as suas descobertas inovadoras que derrubaram inúmeras teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Jean Piaget

Quem foi: Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Pesquisas: Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. Em 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.

Ideias: Suas teorias são conhecidas e utilizadas mundialmente, sua metodologia busca implantar senso crítico nos cidadãos em formação. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Citações

- “O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.

- “As estruturas operatórias da inteligência não são inatas”.

Estágios de desenvolvimento

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de estágios que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.

Sensório-motor (de 0 a 2 anos): A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

Pré-operatório (2 a 7 anos): Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).

A criança deste estágio:

* É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

* Não aceita a ideia do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com