TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide Alimentar

Casos: Piramide Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar foi criada como objetivo de desenvolver uma alimentação boa, saudável, nutritiva e correta a fim de prevenir doenças ligadas à alimentação e problemas na saúde dos indivíduos, consumindo um pouco de cada grupo nas porções corretas e necessárias a cada organismo. (Guia Alimentar para a População Brasileira).

(Universidade de Brasília).

Carboidratos

Os carboidratos são fontes de energia e também de vitaminas do complexo B e de ácidos graxos essenciais que participam do metabolismo do sistema nervoso. Quando totalmente metabolizados no organismo, geram 4 kcal de energia por grama. A ingestão diária recomendada de carboidratos é de 45% a 65% do valor calórico total. (Guia Alimentar para a População Brasileira).

Outras funções são:

• Poupa a queima de proteínas com finalidade energética;

• Auxilia na oxidação mais eficiente e completa (queima) de gorduras com finalidade energética.

• Como açúcar, produz energia rapidamente.

• Como amido, fornece uma fonte abundante e econômica de energia após ser transformado em glicose.

• Como lactose, possui certa ação laxativa e auxilia na absorção de cálcio.

• Como fibra dietética, auxilia no funcionamento normal dos intestinos. (Nutrição Essência e Dietoterapia).

Grupo 1 – Energéticos

Este grupo é composto por alimentos que fornecem principalmente energia.

Recomenda-se uma ingestão diária entre 5 (cinco) a 9 (nove) porções. A escolha do número de porções a ser ingerida depende de fatores como idade, sexo, altura, nível de atividade física, entre outros, se adequando ao organismo de cada individuo. Nesse grupo, cada porção equivale a cerca de 80 kcal e corresponde a: 1/2 pão francês; 2 colheres de sopa de aveia; 3 unidades de biscoito água e sal; 3 colheres de sopa de arroz branco; 1 batata média cozida (90 g). (Alimentação Saudável, Ministério da Saúde).

Grupo 2 – Reguladores

Esse grupo fornece vitaminas, fibras e minerais. Ingerir de 4 (quatro) a 5 (cinco) porções de verduras, tais como alface agrião, espinafre, escarola, couve, acelga, tomate, pepino, rabanete, no mínimo 1 (um) prato de sobremesa; e legumes como cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, berinjela, vagem, 3 (três) colheres de sopa. (Alimentação Saudável, Ministério da Saúde).

Grupo 3

As frutas fornecem minerais, fibras e vitaminas. Deve ser ingerido de 3 (três) a 5 (cinco) porções diariamente. Banana, maçã, pera, laranja, mexerica, pêssego, 1 (um) unidade média; melancia, mamão, abacaxi, melão, abacate, 1 fatia média; suco de frutas natural, 1 (um) copo médio de preferencia sem adoçar. (Alimentação Saudável, Ministério da Saúde).

Grupo 8 – Energéticos Extras

Devem ser consumidos moderadamente, pois são muito calóricos e seu consumo em excesso pode aumentar o risco de doenças como diabetes, obesidade, caries dentais e outras doenças crônicas. Consumir apenas de 1 (uma) a 2 (duas) porções por dia. (Alimentação Saudável, Ministério da Saúde).

Proteínas

As proteínas atuam como construtoras, pois sua principal função é construir e conservar o organismo. Por exemplo, formam os músculos, cabelos e substancias vitais para o organismo e sua defesa (hormônios, enzimas, anticorpos). (Entendendo a Importância do Processo Alimentar).

Quando totalmente metabolizadas no organismo, geram 4 kcal de energia por grama. A ingestão diária recomendada de proteínas é de 10% a 15% do valor energético total. (Guia Alimentar para a População Brasileira).

São constituídas por alguns compostos nitrogenados (aminoácidos). Os aminoácidos determinam o valor nutricional de cada proteína. Podem ser divididos em:

• Aminoácidos essenciais: são aqueles que o organismo não consegue sintetizar em quantidades adequadas, devendo ser ingeridos em proporções e quantidades apropriadas;

• Aminoácidos não essenciais: aqueles que o organismo consegue sintetizar em quantidades suficientes para satisfazer suas necessidades. (Nutrição Clínica).

As proteínas são classificadas em:

• Proteínas completas (proteínas de alto valor biológico): são aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais em proporções e quantidades corretas. Podem ser encontradas em alimentos de origem animal (carne bovina, peixes, leite materno).

• Proteínas incompletas: são aquelas que não possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções suficientes para o organismo. Podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal (cereais, leguminosas, hortaliças).

• Proteínas complementares: são proteínas animais que combinadas com proteínas vegetais se completam e fornecem os aminoácidos que faltam ao organismo. Por exemplo, o feijão (leguminosa) é pobre em metionina e o arroz (cereal) é pobre em lisina, combinando um com o outro resulta não melhoria de proteínas que serão ingeridas, porém em quantidades baixas. (Entendendo a Importância do Processo Alimentar).

Grupo 4

Este grupo é fonte de proteínas (alto valor biológico), vitaminas e principalmente fonte de cálcio. O consumo desse grupo de alimentos é importante em todas as fases do curso da vida, pois o cálcio é fundamental para a formação e manutenção da massa óssea. (Guia Alimentar para a População Brasileira).

Ingerir apenas 3 (três) porções desse grupo diariamente. Crianças, adolescentes e gestantes devem preferir leite e derivados na forma integral. Adultos que já completaram seu crescimentos preferir leite desnatado. (Guia Alimentar para a População Brasileira).

Grupo 5

Os alimentos desse grupo fazem parte de uma alimentação nutritiva que contribui para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com