TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide Alimentar

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

As conseqüências negativas de uma alimentação inadequada estão muito bem documentadas na literatura cientifica, e as principais são: obesidade, aumento da pressão arterial, colesterol elevado, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, subnutrição, cárie dentária, deficiência de ferro e envelhecimento precoce.

O interessante é que, por um lado, uma parte da nossa população passa fome, pela falta ou impossibilidade de comprar alimentos básicos, mas por outro lado, se gasta muito dinheiro com alimentos “vazios” (sem nutrientes), ditos “ da moda” e, o que é pior, com medicamentos para remediar o que uma alimentação equilibrada poderia prevenir (STÜRMER, 2004).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou, no primeiro semestre de 2004, uma campanha mundial: “Frutas e verduras previnem doenças e podem salvar vidas”. A idéia é estimular o consumo desses alimentos. Segundo a OMS, até 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente se a ingestão desses produtos fosse maior.

O consumo de pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia ajudaria na prevenção de diversas doenças.  

Para se montar uma refeição de forma correta, ela deverá ser constituída de todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e açucares), nas devidas proporções e variações necessárias.

Para facilitar essa tarefa, foi criado pelo departamento da agricultura dos Estados Unidos uma Pirâmide alimentar, que é uma representação gráfica das proporções de substancias nutritivas que devem ser ingeridas diariamente, fornecendo um programa adequado em proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares, limitando as gorduras totais, gorduras saturadas, açúcares sal e álcool. Ela é um instrumento útil na educação alimentar e foi elaborada com base nos guias alimentares prévios. O guia da Pirâmide mostra a importância do equilíbrio e da variedade entre os grupos alimentares em um padrão diário de uma alimentação (CORPO A CORPO, 2001).

A Pirâmide de Alimentos tem como base os carboidratos, que representam mais de 50 % da pirâmide e estão divididos em dois grupos. Os reguladores cuidam de várias funções importantes no organismo porque contam com a presença de fibras, vitaminas e sais minerais. Suas fontes são as frutas, verduras e legumes. Já os energéticos suprem o corpo de energia ao longo do dia, tendo como fontes os pães, massas, cereais, e tubérculos. As proteínas variam de 20 a 30% do total. Aí se incluem os alimentos construtores, responsáveis pela regeneração dos tecidos e músculos e renovação das células. Desse grupo fazem parte: carnes, peixes, ovos e frangos; leite e derivados; leguminosas; e oleaginosas.

Gorduras e açúcares ocupam entre 10% a 15%%, estando presentes o óleo, azeite, margarina, mel o os doces (STÜRMER, 2004).

Objetivos:

A pesquisa teve como objetivo pesquisar características socioeconômicas e hábitos alimentares de cinco indivíduos de um grupo.    

Metodologia:

A metodologia consistiu de questionários distintos, através de entrevista, abordando questões socioeconômicas e hábitos alimentares.

O questionário em sua primeira parte procurou delimitar o perfil socioeconômico de cada individuo. A segunda parte consistia em uma tabela contendo grupos de alimentos, cujo objetivo era descobrir a freqüência de consumo dos alimentos por cada individuo.

Sob aspecto quantitativo foram pesquisados, no período de 15 dias, 5 pessoas, sendo um  casal e também três  membros de uma  mesma família.

Os dados assim obtidos foram analisados, utilizando-se gráficos.

Resultados e discussões:

I Parte

Gênero                                                                          

[pic 1]

Praticam Atividade Física

[pic 2]

Consomem carne com gordura

[pic 3]

Acima do peso

[pic 4]

II Parte

Análise da tabela de acordo com a Pirâmide Alimentar

Ingestão de Carboidratos Energéticos Cereais, pães, tubérculos, raízes e massas 5 a 9 porções diárias

[pic 5]

Ingestão de Carboidratos Reguladores Hortaliças 5 a 6 porções diárias

[pic 6]

Ingestão de Carboidratos Reguladores Frutas 2 a 4 porções diárias

[pic 7]

   

Ingestão de Proteínas Derivados do Leite 3 porções diárias

[pic 8]

   

Ingestão de Proteínas Carnes e ovos 1 a 2 porções diárias

[pic 9]

Ingestão de Proteínas Leguminosas 1 porção diária

[pic 10]

Ingestão de Energéticos Extra Óleos e gorduras 2 a 3 porções diárias

[pic 11]

Ingestão de Energéticos Extra Açúcares e doces 2 a 3 porções diárias

[pic 12]

A pesquisa nos mostra que a grande maioria dos pesquisados foram mulheres, a maior parte tem vida sedentária, sendo que apenas 40% (2 pessoas), está acima do peso. Todos são adultos e concluíram o ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (390.7 Kb)   docx (124.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com