TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramide Alimentar

Pesquisas Acadêmicas: Piramide Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Com o constante, avanço na ciência da nutrição, estudos geram cada vez mais resultados positivos, dentre eles o surgimento da Pirâmide alimentar em 1992. Levando em consideração os estudos de Atwate, quer foi pioneiro na investigação nutricional e o primeiro a desenvolver vários componentes necessários para a elaboração de guias alimentares no século passado.

Em 1894, foi publicado por ele tabelas de composição de alimentos para a população norte-americana, dando início às bases científicas para estabelecer relações entre a composição dos alimentos, consumo e saúde dos indivíduos. A partir daí foram estudados várias formas gráficas para melhor demonstração de alimentos.

E nos Estados Unidos em 1992, foi adotado pelo United States de Department of Agriculture, a Pirâmide alimentar como forma de orientação nutricional através da fácil visualização dos alimentos na dieta. A Pirâmide Alimentar é muito utilizada até hoje, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável de forma clara e objetiva.

COMO SURGIU A PIRÂMIDE ALIMENTAR

No século passado, Atwater foi pioneiro na investigação nutricional e o primeiro a desenvolver vários dos componentes necessários para a elaboração de guias alimentares. Em 1894, ele publicou tabelas de composição de alimentos e padrões dietéticos para a população norte-americana, dando

início às bases científicas para estabelecer relações entre a composição dos alimentos, consumo e saúde dos indivíduos. A partir daí, foram propostos vários guias para diversos grupos populacionais com diferentes formas de apresentação. O conteúdo destes também foi modificado devido às novas concepções sobre alimentos, como por exemplo, o consumo de gorduras e açúcares que é variável, conforme a população à qual se destina o guia.

Após várias pesquisas feita nos Estados Unidos da melhor forma gráfica de distribuição dos alimentos, verificou-se que uma das tentativas que se utilizava em forma de roda não estava sendo útil para a população por serem divididos os alimentos conforme função e da mesma área, podendo passar várias interpretações e não o verdadeiro objetivo que era auxiliar a população de forma clara. E finalmente em 1992, depois de várias tentativas de encontrar a melhor forma de apresentar os alimentos, a Pirâmide foi adotada pelo United States Departament of Agriculture.

A Pirâmide Alimentar desenvolvida nos Estados Unidos é um instrumento de orientação nutricional, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável, promovendo mudanças de hábitos alimentares visando à saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável.

INTRODUÇÃO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR NO BRASIL

Até a década de 1980, os “grupos de alimentos” eram

representados graficamente através de uma “roda de alimentos”. Até que o Instituto de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 1974, publicou um documento em que recomendava que a representação dos alimentos fosse feita em grupos ao invés da “roda de alimentos”. Na época foi um avanço a adoção dos seis grupos para programas de orientação nutricional:

1) Leites, queijos, coalhadas, iogurtes;

2) Carnes, ovos, leguminosas;

3) Hortaliças;

4) Cereais e feculentos;

5) Frutas;

6) Açucares e gorduras.

Auxiliando o profissional no momento da orientação nutricional.

A repercussão favorável da apresentação dos alimentos em porções foi um fator decisivo para a adaptação da pirâmide em nossa população. Mesmo proporcionando uma simples tradução do material e sua aplicação em orientação nutricional, não refletem a realidade brasileira, por isso houve algumas adaptações na pirâmide não só em termos de apresentação dos alimentos em níveis e em porções recomendadas, mas também na escolha de alimentos da dieta usual e do habito alimentar.

Após levantamentos e estudos sobre representações gráficas de diferentes guias alimentares, optou-se pela Pirâmide Alimentar que foi desenvolvida nos Estados Unidos e conforme as dietas-padrão estabelecidas em nosso meio, à pirâmide alimentar foi adaptada visando os aspectos culturais e socioeconômicos de cada região, e respeitando os fatores como idade, sexo, altura, nível de atividade física, entre outros.

DEFINIÇÃO E

ELABORACÃO DE DIETAS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR

Para cada dieta foram estabelecidas porções em função dos grupos dos alimentos. A dieta de 1 600 kcal foi calculada para mulheres com atividade física sedentária (como ler, ver televisão, usar o computador) e adultos idosos. Já a dieta com 2 200 kcal pode ser aplicada para crianças, adolescentes do sexo feminino, mulheres com atividade física intensa (como correr, andar de bicicleta, fazer ginástica aeróbica) e homens com atividade física sedentária. A dieta de 2 800 kcal foi calculada para homens com atividade física intensa e adolescentes do sexo masculino.

As dietas foram distribuídas em seis refeições, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

Baseando-se nas dietas foram calculadas as quantidades de cada alimento necessário respeitando as porções mínimas e máximas.

Dieta de 1.600 kcal: Proteínas 15%, carboidratos 61%, e lipídios 23%.

Dieta de 2.200 kcal: Proteinas 14%, carboidratos 58%, e lipídios 27%.

Dieta de 2.800 kcal: Proteinas 15%, carboidratos 60% e lipídios 25%.

A pirâmide proposta foi dividida então em quatro níveis:

1 nível: grupo dos cereais, tubérculos, raízes.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com