TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estágio

Trabalho Escolar: Portfólio Estágio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

A primeira quinzena do estágio foi marcada pela observação em mais um ambiente de trabalho ocupado por farmacêuticos e na minha adaptação nesse local.

O primeiro dia na farmácia foi muito interessante e importante, pois sendo o inicio de tudo, eu precisaria de uma pessoa paciente e interessada a me mostrar como a farmácia trabalha, para que eu pudesse ter um entendimento de forma geral e os próximos dias fossem mais fáceis e eu pudesse estar familiarizada com o ambiente e com as pessoas. Essa tarefa inicial de apresentação à farmácia foi feita pelo farmacêutico, o qual foi muito paciente me mostrando a farmácia inteira, bem como todos os outros funcionários que ali trabalhavam e respondendo todas as minhas perguntas sobre duvidas que vieram a existir.

Ele me apresentou o sistema que é utilizado na farmácia, o qual é um programa muito simples e versátil, onde estão registrado todos os insumos encontrados na farmácia, bem como informações sobre os mesmos, o qual facilita muito o trabalho do farmacêutico se por acaso surgir alguma duvida. E como o serviço numa farmácia é muito dinâmico, é necessário que as dúvidas sejam sanadas de forma rápida e eficaz. Também me explicou de forma resumida, mas muito eficiente, como se dá o trabalho do farmacêutico numa farmácia, e a importância do mesmo nesse ambiente, o qual observa atentamente a prescrição, verificando se a dose e a dosagem estão adequadas, se não existem interações entre os medicamentos e se não houve nenhum erro na passagem das informações da receita para o sistema pelos recepcionistas.

Todos os recepcionistas foram muito atenciosos e pacientes comigo, me ensinando diversas e diversas vezes a atender o cliente e cadastrar o pedido no sistema. Eles recebem a prescrição, colocam os dados do paciente no sistema, bem como todos os medicamentos prescritos. É feito o calculo da formula pelo próprio sistema e em seguida são colocadas todas as observações pertinentes como, por exemplo, a manipulação em cápsulas transparentes, caso o cliente seja alérgico. Também é realizada a digitalização da prescrição, para que a mesma esteja de fácil acesso ao farmacêutico que irá realizar a conferência e também é feito o rótulo do medicamento, aonde vai informações sobre o paciente, médico prescritor, dose e dosagem do medicamento.

Na recepção, eu pude observar que as pessoas são muito curiosas, me mostrando que o farmacêutico tem que estar sempre preparado para prestar esse serviço para a população que é de orientar quanto ao uso do medicamento bem como sanar todas as duvidas a respeito do mesmo, pois como somos os profissionais do medicamento, nada mais certo que procurar esse profissional para solucionar duvidas e problemas quanto ao uso correto do medicamento. Presenciei dúvidas sobre a diferença do omeprazol para o pantoprazol, para que serve a isoflavona de soja, o Omega 3, entre outras duvidas. Mas uma pergunta que me chamou muito a atenção foi que, muitas vezes, ao receber o medicamento, o paciente pergunta “como é pra tomar?” mesmo as orientações que estavam na receita estarem no rotulo do medicamento, o que me levou a perceber que as pessoas necessitam de uma orientação verbal, acredito que elas se sintam mais seguras ao tomar o medicamento.

No laboratório são manipuladas apenas cápsulas de medicamentos controlados, anti-hipertensivos e os inibidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com