TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Alimentos Funcionais: Probióticos e Prebióticos

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Metodista

Nutrição

Alimentos Funcionais: Probióticos e Prebióticos

Introdução

Atualmente a alimentação não é apenas um elemento de sobrevivência e de prevenção de doenças causadas por deficiência nutricional.Hoje existe a preocupação não apenas em promover a saúde e bem estar, como também em evitar doenças através de alimentação saudável.

Com o aumento crescente de doenças relacionadas à má alimentação tais como hipertensão arterial¸ hipercolesterolemia¸ obesidade¸ dentre outras¸ o interesse em se pesquisar alimentos com características funcionais vem aumentando proporcionalmente.A propriedade funcional de um alimento refere-se ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou substância bioativa possui no crescimento¸ desenvolvimento¸ manutenção e outras funções normais do organismo humano. Existem diversos alimentos com propriedades funcionais já descobertos¸ sendo que nesta revisão de literatura iremos discutir sobre os elementos prebióticos e probióticos.

O trato gastrintestinal alberga o maior número e a maior diversidade de espécies de bactérias dentre aquelas que colonizam o corpo humano.No estômago e no intestino delgado o ambiente é desfavorável para a colonização e proliferação bacteriana, que é reduzida por ação bactericida do suco gástrico, da bile e da secreção pancreática, como pelo intenso peristaltismo do intestino delgado.No cólon as bactérias encontram condições favoráveis para sua proliferação devido a ausência de secreções intestinais, peristaltismo lento e abundante suprimento nutricional.Duas vertentes experimentais ou terapêuticas podem ser seguidas na tentativa de compensar ou estimular essas funções benéficas da microbiota intestinal.:administração oral de micro-organismos viáveis(probióticos) ou ingestão de substratos estimuladores para grupos específicos da microbiota normal(prebióticos).

Alimentos Funcionais: Prebióticos e Probióticos

Probióticos

Os primeiros estudos científicos sobre micro-organismos e suas interações com o hospedeiro humano , embora sob uma perspetiva negativa ,ocorreram na segunda metade do século XIX.Em 1885 o pediatra e bacteriologista alemão Theodor Escherich descreveu a microbiota e em 1886 a colonização do trato gastrintestinal infantil sugerindo o efeito benéfico de certas bactérias na digestão.O zoologista apelidado em inglês de Elie Metschnikoff , em seu best-seller foi o primeiro a defender ,a postular ,o benefício à saúde da LAB(lactic acid bacteria) associados com leite fermentado.

O termo Probiótico refere-se a uma preparação ou produto contendo micro-organismos vivos definidos como o Lactobacilli e Bifidobacterium que constituem gêneros que possuem importante

papel probiótico e produzem bacteriocinas, que auxiliam na destruição de patógenos e influenciam positivamente no equilíbrio fisiológico do hospedeiro.Possuem atividade anticarcinogênica e antimutagênica¸ agem na alergia alimentar e na intolerância à lactose -O L. acidophilus produz a enzima lactase, que quebra o açúcar do leite (lactose) em açúcares simples. As pessoas que são intolerantes a lactose não produzem esta enzima. Assim, suplementos de L. acidophilus podem ser benéficos para estes indivíduos. - auxiliam na redução do colesterol plasmático e da pressão arterial¸ melhoram o funcionamento intestinal¸ fortalecem o sistema imunológico¸ auxiliam na metabolização de medicamentos¸ hormônios¸ carcinogênicos e metais tóxicos e ainda melhoram a síntese e a biodisponibilidade de nutrientes.

Foi regulamentado pela comunidade científica que os micro-organismos probióticos devem cumprir os seguintes requisitos: terem proveniência humana, não serem patogênicos,resistirem aos ácidos e à bílis( é importante que resistam ao ambiente ácido estomacal, à bile e às enzimas pancreáticas e que tenham adesão às células da muscosa intestinal ),chegarem ao intestino grosso em quantidade suficiente para exercer a sua ação, resistirem aos processos tecnológicos e permanecerem viáveis no período de validade do alimento, serem agradáveis ao paladar e demonstrarem resultados benéficos à saúde.

Barreira Protetora

O intestino é um órgão não apenas responsável pela digestão dos alimentos, mas também por uma gama de outras funções hormonais , motora, nervosa e imune, várias das quais são responsáveis por estabelecer uma efetiva linha de defesa contra agressões externas.As cavidades e vilosidades criam uma extensa área de superfície as quais constituem a principal interface com o ambiente externo dos humanos.Uma das linhas de defesa do intestino é a microbiota.

A microbiota gera principalmente no cólon , uma intensa atividade metabólica coletiva igual à de um órgão virtual dentre de outro órgão e portanto realiza um importante papel fisiológico no hospedeiro.

A maioria das bactérias que consegue cruzar as barreiras do estômago e do intestino delgado estará viva e metabolicamente ativa.Algumas dessas bactérias são benéficas ao hospedeiro , outras ao contrário patogênicas podem prejudicar o mesmo .Algumas cepas podem produzir substâncias prejudiciais como amônia, aminas,fenóis entre outras , que podem prejudicar diretamente o intestino e caso sejam absorvidas evoluir para uma doença.Para contornar esses efeitos, é importante manter níveis adequados de bactérias benéficas no organismo.

Uma das funções mais importantes da microbiota é atuar como uma barreira protetora contra uma ampla gama de patógenos, prevenindo sua colonização.Isto é realizado pela “interferência basteriana” que é a capacidade que os micro-organismos possuem em romper a adesão e os efeitos tóxicos dos patógenos invasores.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com