TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento Auditivo

Ensaios: Processamento Auditivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

Processamento auditivo central: uma avaliação em escolares

Caroline de Moura Bueno (ICV - Unicentro); Nádia Cristina da Motta (ICV-UNICENTRO) Juliana De Conto (Orientadora – Depto de Fonoaudiologia Unicentro )

e-mail: jdconto@yahoo.com.br.

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/Departamento de Fonoaudiologia – Irati– PR..

Palavras-chave: Processamento Auditivo Central, Avaliação, Habilidades auditivas,

Resumo

O processamento auditivo central (PAC) é a compreensão do estímulo sonoro desde a entrada aérea, passando pela cóclea e chegando ao córtex auditivo. O distúrbio auditivo central caracteriza-se por um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Para avaliar o PAC em crianças em idade escolar, foi aplicado um questionário aos pais e professores, juntamente com os testes SSW, fala no ruído, fala filtrada, PSI (MCC e MCI), dicótico não verbal, dicótico de dígitos, teste padrão de duração e teste padrão de freqüência. Os resultados encontrados indicam uma estreita relação entre a queixa apresentada pelos pais e professores sobre atenção e alterações evidenciadas nos testes de PAC.

Introdução

O distúrbio auditivo central caracteriza-se por um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. O processamento auditivo central seria a compreensão do som desde a entrada área até o estimulo sonoro da cóclea ao córtex auditivo, a percepção deste som difere de uma pessoa para outra e essa representação deriva das vivencias e memória auditiva, que em resposta ao som há um estimulo motor ao corpo do indivíduo (Pereira e Shochat, 1997).

É um distúrbio especifico da audição central mas que também pode estar associada défictis de linguagem, memória e atenção (Vieira e Santos, 1994). A avaliação do PAC trata de vários testes comportamentais que irão verificar os processos envolvidos na detecção e interpretação dos sons. Tal exame tem fornecido informações significativas para a reabilitação de pacientes com distúrbios de processamento auditivo central bem como para o diagnóstico diferencial em crianças com dificuldades escolares. A habilidade para compreender a fala deve ser considerada como o mais importante dos aspectos mensuráveis da função auditiva humana e a compreensão da fala são essenciais para uma comunicação normal e é dependente das habilidades auditivas.

Vieira e Santos, 1994 assim como Aita et al, 2003, falam que muitas das crianças com distúrbio de processamento auditivo central (PAC) ficam sem diagnóstico. Quando estas são desatentas, são confundidas com crianças com problema de atenção ou hiperatividade . Pedem com freqüência para repetir o que lhe foi falado, pensam que não escutam, fazem audiometria e o resultado é normal, então ficam sem diagnóstico. Aquelas que apresentam problema de comportamento ou memória são encaminhadas para psicologia. No entanto, podem ficar anos em tratamento sem muito resultado. Sem diagnóstico não são encaminhadas para terapia fonoaudiológica, e quando o são não obtém o sucesso esperado por não ser uma terapia voltada para o tratamento do distúrbio de PAC. As queixas de professores e pais são freqüentes, mas muitas vezes confundidas com desinteresse da criança.

Materiais e Métodos

O estudo foi realizado na Clínica Escola de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO após a submissão ao comitê de ética da mesma universidade tendo como número da resolução de aprovação do Projeto de Pesquisa Isolado/Especial: 8868/2007.

Foi realizada avaliação comportamental do processamento auditivo central em cinco crianças de 6 a 10 anos, sendo duas meninas e três meninos com queixas escolares e/ou de atenção citadas por pais e professores e que passaram por atendimento na Clinica Escola de Fonaoudiologia da UNICENTRO, Campus de Irati no período de Março de 2008 á Julho de 2008. Tais crianças foram encaminhadas pelas respectivas terapeutas/estagiárias da referida Clinica Escola.

Os equipamentos utilizados para avaliação audiológica serão o otoscópio da marca TK, cabina acústica, audiometro DAN PLEX 65, fone TDH39, e um imitanciometro IAC 425,e disc player marca Philips. Para a avaliação do processamento auditivo central será aplicado uma bateria de testes. Os monoaurais de baixa redundância, dicóticos e de integração binaural, editados por Pereira e Shochat (1997) e os testes de padrão de duração editados pela Audiotec. Os questionários aplicados aos pais abordam questões relativas a atenção, linguagem oral e habilidades auditivas. O questionário enviado aos professores aborda questões de atenção e concentração em sala de aula.

Resultados e Discussão

Com relação ao questionário aplicado aos pais evidenciou-se que 100% pais relataram que a criança tem dificuldades de atenção, que 60% dos pais relataram que seus filhos tem alguma queixa relacionada a linguagem oral; 80% responderam que seus filhos tem alguma dificuldade em questões relacionadas a habilidades auditivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com