TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

Por:   •  2/5/2015  •  Artigo  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 11

DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

Mônica Lima da Silva Dias [1]

Resumo: Esse trabalho apresenta uma revisão bibliográfica da literatura especializada, em que serão enfocados diversos aspectos do processamento auditivo central, dentre eles seu conceito, suas características, sintomas e intervenções, além de apresentar as limitações e dificuldades de um aluno com DPAC durante o processo de aprendizagem. O DPAC pode significar um obstáculo no processo de aprendizagem e interferir no desenvolvimento cognitivo não permitindo ao aluno realizar a relação dos seus conhecimentos já adquiridos com as novas informações. E a partir dos conhecimentos sobre o Processamento Auditivo o professor, o fonoaudiólogo, assim como, a família poderão exercer um papel fundamental no processo de intervenção desse aluno.

Palavras chaves: aprendizagem-Desordem do Processamento Auditivo Central- processo de intervenção

Introdução e Justificativa ao objeto de estudo

Vários são os transtornos e distúrbios que nós, profissionais da educação, nos deparamos nas salas de aulas, porém muitos desconhecem o DPAC, denominado como Desordem do Processamento Auditivo Central. Para tal confirmação, tive a oportunidade de trabalhar em uma clínica de acompanhamento escolar como professora de aulas particulares. Durante o meu trabalho me deparei com alunos que apresentavam alguma dificuldade de aprendizagem relacionada a alguns transtornos ou síndromes. Porém, nunca me atentei e nem ao menos sabia que a dificuldade de aprendizagem poderia estar relacionada também ao DPAC. Todos os profissionais da clínica, sendo estes pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e principalmente fonoaudiólogos, sempre estavam atentos aos pacientes em processo de avaliação, na possibilidade desse atendido apresentar ou não tal desordem.

A partir da oportunidade de trabalhar na clínica, comecei a questionar, a ler e pesquisar sobre o DPAC e, principalmente, começar a compreender como lidar e criar as atividades direcionadas para tais alunos. Tive a oportunidade também de participar de algumas devolutivas em escolas juntamente com a psicopedagoga responsável e se tratando de um aluno DPAC, muitas desconheciam a existência de tal desordem. Era nítida a preocupação das escolas a partir de então de como trabalhar com tais crianças principalmente desconhecendo o distúrbio.

Diante desse quadro, tenho como principais objetivos apresentar as limitações e de um aluno com DPAC, e descrever os principais conceitos, sintomas e intervenções para a Desordem do Processamento Auditivo Central.

Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC): Conceito e Características

Para compreendermos como acontece a Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC) é preciso que entendamos primeiramente o que é o Processamento Auditivo Central (PAC).

O PAC refere-se aos vários processos que envolvem a detecção e a interpretação de eventos sonoros. Segundo Philips (1995) apud por Pereira e Cavadas envolve a detecção de eventos acústicos; a capacidade de discriminá-los; a habilidade para agrupar componentes do sinal acústico em figura fundo, como por exemplo, separar uma voz de outra de outra voz; a habilidade para identificá-los, isto é, denominá-los em termos verbais e ter acesso ao seu significado. Todos esses processos acontecem no sistema auditivo periférico composto pela orelha externa, orelha média e orelha interna, e no sistema auditivo central formado pelo tronco cerebral, vias subcorticais; córtex auditivo/lobo temporal-parietal-occipital. É por meio desses sistemas que ocorre o trajeto do som até o cérebro. Portanto para uma pessoa ouvir, o som deverá passar por uma trajetória que vai do pavilhão auricular (orelha) até o cérebro, conforme especifica Sacaloski (2000) apud Medeiros:

(...) quando um estímulo sonoro chega ao pavilhão auricular ou orelha, esse som é captado, passando pelo conduto auditivo externo chegando à membrana timpânica. A membrana timpânica vibra. Essa vibração faz com que o martelo, que está preso a ela, se movimente e consequentemente mova a bigorna e o estribo, como numa engrenagem. O estribo provoca a movimentação da membrana da janela oval, que liga a orelha média à interna. Esse movimento faz com que haja também um deslocamento nos líquidos que se encontram dentro da cóclea, estimulando assim o órgão de Corti. Ocorre, então, a transmissão do impulso nervoso através do nervo auditivo. Esse impulso é processado por meio de diversas estruturas do sistema nervoso central, até chegar ao córtex cerebral, para que possamos compreender o significado dos sons que ouvimos.

Portanto, estas habilidades de ouvirmos e interpretarmos o que ouvimos são governadas pelo centro auditivo do tronco cerebral e do encéfalo e, podem ser agrupadas e definidas da seguinte forma, de acordo com Boothroyd apud Pereira e Cavadas (1998, p. 136):

Habilidades

Definição

Atenção seletiva

Capacidade de selecionar estímulos, ou seja, é a habilidade em focar um determinado estímulo sonoro em meio a outros.

Discriminação

Habilidade de detectar diferenças entre os sons, como por exemplo, a diferença entre os sons b e g ou t e d.

Detecção do som

É a identificação da presença de som que se dá desde o quinto mês de vida intra-uterina.

Sensação Sonora

É quando classificamos um som quanto à sua audibilidade, se o som é forte ou fraco, por exemplo.

Localização

É a habilidade de identificar o local de origem do som.

Compreensão

É a habilidade de depreender o significado da informação da informação auditiva.

Memória

É o processo que permite armazenar, arquivar informações acústicas para poder recuperá-las depois quando houver necessidade.

Reconhecimento

É a habilidade de identificar corretamente um evento sonoro previamente conhecido. Processo totalmente aprendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com