TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progeto De Intervenção

Ensaios: Progeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  4.369 Palavras (18 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Ensinar biologia e química nas séries finais não é uma tarefa difícil. Ao contrário, pode ser simples e a chave está na mão do professor, aproveitando aquilo que já é natural dos alunos: o desejo de conhecer, de agir, de dialogar, de interagir, de experimentar e também de teorizar.

Uma aula expositiva pode ser aprimorada por meio da utilização dos recursos didáticos. Uma vez que o aluno sairá da sua situação passiva se tornando um agente ativo da situação, podendo dessa forma absorver mais os conteúdos expostos pelos professores.

Isso é colocado em discussão por autores como Trivelato (2006), Maratori (2003), dentre outros que mostram a eficácia da utilização dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.

O interesse de elaborar tal projeto se deu graças ao ultimo estágio de graduação (o projeto de intervenção). Esse projeto foi criado visto à necessidade de inovar o ensino em sala de aula, levando o licenciado para a vida escolar, para que o mesmo possa entrar em contato com os alunos, transmitindo o conhecimento de uma forma mais dinâmica utilizando recursos didáticos.

Os recursos didáticos são considerados todos os tipos de componente de aprendizagem que estimulam o aluno em sala de aula, sendo considerados instrumentos complementares que ajudam a transformar as idéias e fatos em realidade. Esses tipos de matérias auxiliam na transferência de situações, experiências, demonstrações, sons, imagens e fatos para o campo da consciência.

Os recursos didáticos envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte experimental na organização do processo de ensino e de aprendizagem. Sua finalidade é servir de interface mediadora para facilitar a relação entre professor-aluno.

De acordo com Costode et al (2009, p. 2) “os recursos didáticos são de fundamental importância no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno” uma vez que proporciona uma maior oportunidade de aprendê-lo de forma mais efetiva, onde o aluno poderá aproveitar esse conhecimento por toda a vida.

No momento que o professor utiliza um recurso didático dentro da sala de aula, ele transfere os conhecimentos que estão expressos no livro para a realidade do aluno.

Dessa forma, o professor pode usar o recurso didático para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada. São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs. (FERREIRA, 2007, p. 3)

Dessa forma, os professores podem utilizar esses instrumentos didáticos pedagógicos para desenvolver um tipo diferente de aula, de forma mais dinâmica e proveitosa. É fato que os professores sempre utilizam um tipo de recurso em sala, uma vez que o quadro e o giz também são considerados recursos didáticos, contudo esses não são ditos como os mais eficazes no processo de aprendizagem do aluno.

Trivelato (2006, p.2) diz que “a utilização dos recursos didáticos pedagógicos diferentes dos utilizados pela maioria dos professores (quadro e giz), deixam os alunos mais interessados em aprender”, pois ao utilizar um jogo, um filme ou uma dinâmica em grupo, por exemplo, faz os alunos expressarem suas opiniões, entrando em contato com os conhecimentos de todos na turma.

Isso revela outro ponto importante na utilização dos recursos didáticos. No momento que se cria na turma uma discussão, ocorre um envolvimento de todos em sala, socializando a informação apontada por cada um.

Dessa forma, no momento em que se utiliza um recurso didático, está mobilizando no aluno uma série de fatores, como: motivação para a participação, desenvolvimento da capacidade de observação, aproximação para a realidade e permite a fixação da aprendizagem (BRAGA et al, 2007, p.5).

O trabalho será desenvolvido com alunos da 1ª série do ensino médio na escola Estadual João Vieiras.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Promover uma melhoria qualitativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos através de diferentes recursos didáticos na sala de aula, nas disciplinas de Biologia e Química nas turmas da 1ª série do ensino médio.

2.2 Objetivos específicos

Contribuir com o aumento do desempenho dos professores em sala de aula.

Contribuir com o aumento da auto-estima em relação à disciplina de Biologia e Química, bem como com o rendimento dos alunos.

Diagnosticar junto aos alunos e professores as dificuldades no processo ensino-aprendizagem de Biologia e Química.

Identificar os métodos e técnicas de ensinos utilizados pelos professores no ensino de Biologia e Química.

Mostrar a importância da utilização dos recursos em sala de aula, identificando o grau de influência de alguns recursos didáticos (recursos audiovisuais: jogos, vídeos, aula prática, e fabricação de recursos em sala de aula) na aprendizagem dos alunos.

3. JUSTIFICATIVA

Durante as observações e regências realizadas na escola Estadual João Vieira, nas turmas da 1ª série do ensino médio das disciplinas de Biologia e Química, perceberam que os alunos enfrentam dificuldades de compreensão dos conteúdos de acordo com as observações e registros da Secretaria da escola, constatamos que a disciplina de Química é a segunda em reprovação e a disciplina de Biologia é a quarta em reprovação. Este fato nos deixou bastante preocupados, pois consideramos importantes as disciplinas de Biologia e Química para a formação cidadã dos alunos.

Em observações nos estágios I, II e III percebemos que os professores ensinam as disciplinas ainda de forma tradicional, descontextualizada, utilizando na maior parte do tempo o livro didático e os exercícios contidos nele, transformando o ensino de ciências num momento sem atrativo para os alunos. Diante dessa constatação, resolvemos elaborar o projeto de intervenção: elaboração e utilização de diferentes recursos didáticos para o ensino de ciências: biologia e química no ensino médio, para intervir nessa situação, contemplando não só o problema de metodologia e recursos utilizados pelo professor como também as dificuldades dos alunos com a compreensão e contextualização dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com