TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progeto De Matemática

Trabalho Universitário: Progeto De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO

“SEMANA DA MATEMÁTICA”

Professora:

ATIVIDADES:

• Tangram;

• Ábaco;

• Torre de Hanói;

• Construção Geométrica;

• Uso da Calculadora;

• Ilusão de Ótica;

• Gráficos de Barra;

• Jogos;

• Desafios Matemáticos;

• Curiosidades Matemática.

SEMANA DA MATEMÁTICA

Atividades que poderão ser realizadas pelos alunos das:

5ª Séries

6ª Séries

7ª Séries

8ª Séries

Professora:

INTRODUÇÃO

Se o senhor quer estudar em qualquer dos físicos teóricos os métodos que emprega, sugiro-lhe firmar-se neste princípio básico: não dê crédito algum ao que ele diz, mas julgue aquilo que produziu. Porque o criador tem esta característica: as produções de sua imaginação se impõem a ele, tão indispensáveis, tão naturais, que não pode considerá-las como imagem de espírito, mas as conhece como realidades evidentes. (Albert Einstein)

Os temas, além de ser uma atividade divertida e desafiadora, é também uma forma de aprender sobre a importância de pensar. Para um trabalho sistemático com esses temas é necessário que os mesmos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer o aluno ultrapassar a fase da mera tentativa e erro, ou de trabalhar os temas pela diversão apenas. Por isso, é essencial a escolha de uma metodologia de trabalho que permita a exploração do potencial das atividades no desenvolvimento de todas as habilidades (raciocínio lógico e intuitivo), o que pode ser feito por meio da metodologia de resolução de problemas. Neste método, cada hipótese/estratégia formulada, ou seja, cada atividade, desencadeia uma série de questionamentos como: Essa é a única forma de estudar possível?

Se houver outra alternativa qual escolher e porque escolher esta ou aquela? Terminado o problema ou a atividade, quais os erros e porque foram cometidos? Ainda é possível resolver o problema ou concluir as atividades propostas, se forem mudados os dados ou as regras? Assim, as situações-problema permeiam todo o trabalho, na medida em que o aluno é desafiado a observar e analisar aspectos considerados importantes pelo professor. Essa análise permite que o aluno enriqueça suas estruturas mentais e rompa com o sistema cognitivo que determinou os meios inadequados ou insuficientes para a produção de determinado resultado.

Uma atividade mal concluída constitui numa excelente oportunidade de intervenção do professor, voltando-se para analisar os erros, ou seja, as ações do aluno que prejudicam o resultado almejado e as estratégias, isto é, no modo como são elaborados os trabalhos visando ao objetivo final, voltado para o raciocínio lógico e um excelente instrumento para colocar o estudante frente a uma situação em que antecipar e pré-corrigir erros são condições para vencer os desafios propostos neste primeiro bimestre de 2010.

HIPÓTESES

A evolução da intuição à teorização e da teoria resultante à prática, a testar as hipóteses firmadas pelo raciocínio dedutivo implícito à teorização, com freqüência, e por motivos vários, segue vias aparentemente obscuras. As hipóteses primeiras nem sempre são definitivas e estas, quando firmadas, nem sempre são as ideais, ainda que satisfaçam condições momentâneas. O cientista, por mais realista que seja, sente-se impelido a construir modelos ideais válidos para condições restritas. E mesmo quando passíveis de generalização, estes modelos podem ser interpretados, como teria feito Einstein, (na introdução) como "imagens de espírito conhecidas como realidades evidentes". É importante então que façamos a distinção entre alguns conceitos das diferentes temáticas expostas, como segue:

O trabalho com o Tangram deverá ser bastante dialogado, dando a oportunidade ao aluno de levantar hipóteses, de apresentar seu raciocínio certo ou errado dando a oportunidade para que o grupo construa as deduções. O papel do professor será o de questionar cada passo.

A utilização do Ábaco ou Soroban auxilia na compreensão da contagem e dos algoritmos das operações aritméticas, uma vez que os alunos fazem a transposição do contexto concreto para a representação com símbolos escritos, entendendo a estrutura posicional do sistema de numeração decimal e não apenas decorando as técnicas operatórias.

No tocante à Torre de Hanói, a Idéia de amostragem – sujeito escolhe uma hipóteses de um fundo constituído por todas as hipóteses possíveis. Idéia de não-memória – se a hipótese resulta em classificação correta de uma instância, ela é retida; caso contrário, é substituída no conjunto e uma nova hipótese é selecionada.

Nas construções geométricas, explorar situações de aprendizagem que levem o aluno a: resolver situações-problema que envolvam figuras geométricas planas, utilizando procedimentos de decomposição e composição, transformação, ampliação e redução.

O Uso das Calculadoras nas Aulas de Matemática é um recurso tecnológico, para servir como propulsor da melhoria da prática pedagógica, necessita que seja conhecido e dominado pelos professores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com