TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Progetos

Trabalho Escolar: Gestão De Progetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DE PROJETOS

ÍNDICE

ETAPAS PÁGINA

ETAPA 1: A natureza de um projeto. Desenvolvimento do Conceito.

Passo 1__________________________________________________ 4

Passo 2__________________________________________________ 5

ETAPA 2: Avaliação de viabilidade e riscos e evitando as armadilhas gerenciais.

Passo 1__________________________________________________ 7

Passo 3__________________________________________________ 9

Passo 4__________________________________________________ 10

ETAPA 1: A natureza de um projeto. Desenvolvimento do conceito.

Passo 1: O que é gestão de projetos?

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

E gerenciar um projeto envolve desde inicia-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.

É possível que um projeto seja gerenciado apenas utilizando-se o bom senso ou boas práticas herdadas de colegas, é possível que outro projeto seja gerenciado apenas usando-se algumas ferramentas como o Microsoft Project, e também é possível que ele seja gerido utilizando de técnicas adequadas para cada uma de suas fases.

O PMI compilou as melhores praticas de gerenciamento de projetos utilizados ao redor do mundo, e montou uma publicação, chamada PMBOK – Project Management Body of Knowledge, onde contém inúmeros processos de trabalho, que são utilizados em cinco fases de um projeto, são elas: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização, e é considerado um conjunto de técnicas modernas de gerenciamento de projeto.

Ao aplicarmos estas técnicas, aumentamos significantemente à probabilidade de seu projeto atingir os objetivos para o qual ele foi criado, dentro do prazo estipulado, e dentro do custo esperado. E isso já é um grande benefício, uma vez que é fato que a maioria dos projetos é concluída em atraso e com custo acima do previsto.

Os processos de trabalho foram organizados pelo PMI em nove áreas do conhecimento. Por exemplo, a gestão do escopo é uma destas áreas, e trata de todos os processos envolvidos para iniciar um projeto. De forma analógica, a gestão de custos é outra área do conhecimento, que trata da realização de estimativas de custos, e o gerenciamento de riscos também lida com o conhecimento no projeto, onde envolve a identificação, a classificação e priorização de riscos, assim como a definição de estratégias a serem adotadas para cada situação.

As demais áreas de conhecimento são: gestão integrada do projeto, gestão de prazo, gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, gestão da comunicação, e gestão das aquisições.

Da mesma maneira que existem técnicas para executar cada atividade dentro do processo de gerenciamento de projetos, existem ferramentas para auxiliar as atividades de gestão de projetos, e há ferramentas bastante sofisticadas, como alguns softwares.

Lembramos sempre que o gerenciamento de projetos envolve lidar com pessoas a todo o momento, e isto requer habilidades que vão além do simples uso de softwares. E os benefícios de se utilizar os conceitos modernos de gestão de projetos vão da melhor utilização dos recursos da empresa, redução no tempo de colocação de novos produtos no mercado, melhor controle e consequente redução dos custos envolvidos nos projetos, e, culminam, obviamente, na maior satisfação do cliente do projeto e de todas as outras pessoas envolvidas com o projeto.

Por Alcides Pietro, Engenheiro de Produção, pós-graduado em Marketing e em Gestão de Projetos, certificado pelo PMI e sócio da PIRTRO & DIAS.

Passo 2: Dados do projeto.

Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

O objetivo deste projeto é a criação de uma empresa de design de interiores com o foco em sustentabilidade. Baseia-se no grande tema atual, que mudou o conceito de que a empresa é focada somente nos lucros e interesses próprios, e que agora engloba a preocupação social.

O chamado design sustentável busca desenhar produtos e serviços que estejam em sintonia com as questões ambientais e ecológicas não apenas durante a sua produção e consumo, mas também no descarte, na sua reciclagem ou na reutilização.

O objetivo maior da nossa empresa é educar e incentivar as pessoas a agirem, para então transformar hábitos e causar uma mudança profunda na mentalidade delas.

Sem dúvida o tema meio ambiente ocupa hoje um lugar de destaque na mídia mundial. Independentemente de qual for o enfoque, falar de meio ambiente hoje requer muito cuidado. As pessoas não admitem informações distorcidas e tendenciosas, sobretudo quando se fala de meio ambiente.

Conforme pesquisa da equipe, encontramos os seguintes dados:

Outra questão levantada, que até então não é muito conhecida, é a falta de qualidade de vida dentro dos edifícios, que se deu origem à Síndrome do Edifício Enfermo. Hoje, no Brasil, 30% dos edifícios apresentam a síndrome, expondo os seus moradores a respirarem um ar viciado, cheio de componentes químicos insalubres e mofo (ANAB, 2007).

A Síndrome do Edifício Enfermo (SEE) foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1982 e corresponde a um conjunto de sinais e sintomas originados pelos ambientes corporativos.

Os poluentes do ar no interior dos edifícios afetam de forma muito negativa a vida das pessoas nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com