TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Monografias: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  1.008 Visualizações

VIEIRA, Lenamar Fiorese et al. Psicologia do Esporte: uma área emergente da psicologia. Maringá: Psicologia em Estudo Maringá, v. 15, n. 2, p. 391-399. Abr./jun.2010. Disponível em: <http://scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 28 maio 2013.

O artigo se trata de um recente campo de atuação na psicologia no Brasil, a psicologia do esporte, seu percurso histórico, o quão vasto é essa área, os métodos utilizados, o trabalho do psicólogo...

De acordo com Fitz a pratica esportiva era um meio de se preparar para a vida, devido à habilidade de perceber as condições corretamente e a habilidade de reagir rapidamente a um ambiente mutável (1897).

[...] os estudos em psicologia do esporte e do exercício tem-se dividido em duas subáreas: a da psicologia relacionada ao exercício físico e atividade física e da psicologia do esporte. A primeira refere-se ao relacionamento entre o exercício físico e a saúde (prevenção, reabilitação), enquanto a segunda está direcionada para os determinantes e conseqüências do desempenho e envolvimento com o esporte competitivo. (Gauvin & Spencer, 1995).

Os autores foram bem claros, quanto à atuação do psicólogo, nesta recente área, relacionando psicologia com o esporte, tirando o foco de o esporte ser essencial somente para saúde física para competições, mostrando o quão importante é a saúde mental e o quanto a psicologia do esporte contribui para os atletas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com