TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A Psicologia do Esporte representa uma das disciplinas da Ciência do Esporte e constitui um campo da psicologia aplicada. Seu objetivo é analisar as bases de efeitos psíquicos básicos e por outro lado obter a realização de tarefas práticas, do diagnostico e da intervenção, pois com base em nossos estudos explicaremos uma visão ampla sobre a psicologia do esporte e o papel do psicólogo nesse contexto; compreenderemos melhor o estudo científico de pessoas e seus comportamentos através dos exercícios físicos e aplicação desses conhecimentos. O estudo psicológico do esporte vem se desenvolvendo bastante, a partir da Resolução do Conselho Federal de Psicologia, em que ela foi considerada como especialidade.

2. A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE

Foi no final do século XIX, que os estudos e pesquisas relativas às questões psicofisiológicas do esporte ganharam ênfase.

Em 1920, o americano Coleman Griffith, foi considerado "o pai da Psicologia do Esporte", pelo fato de ter sido o primeiro a criar um laboratório no EUA. Coleman tinha como meta investigar um conjunto de elementos psicológicos relevantes para o rendimento esportivo, e o seus estudos envolviam temas de aprendizagem, habilidades motoras e variáveis de personalidade . Criou vários testes e foi o primeiro professor do tema na Universidade de Illinois, EUA. (SAMULSKI, 2002)

Com a criação do seu laboratório, Coleman Griffith, marca o inicio de um período histórico quando a Psicologia do Esporte passou a ser desenvolvida e pesquisada na prática .

No ano de 1965, foi fundada em Roma, a Sociedade Internacional de Psicologia de Esporte. Seu primeiro presidente foi o italiano Ferruccio Antonelli; realizou dez congressos mundiais em diferentes países e continentes no decorrer de sua carreira . (SAMULSKI, 2002)

Já no Brasil, assim como em outras partes do mundo, surge também o esporte competitivo de alto rendimento. Em 1957 surgiu o trabalho psicológico com juízes de futebol na Federação Paulista de Futebol; através das práticas desenvolvidas, do psicólogo e professor João Carvalhaes. No ano seguinte (1958), com a seleção brasileira de futebol na copa do mundo, João Carvalhaes se tornou um mito que se criou em cima da projeção social de futebol no Brasil. (RÚBIO, 2000)

Para Carvalhaes (1974, apud RÚBIO, 2000), seguindo a tendência presente em muitas áreas de estudo, a Psicologia do Esporte, somente passou a ser incluída como área de estudos e aplicação a partir do final da década de 80, apesar de algumas tentativas isoladas de profissionais que realizaram pesquisas sobre os aspectos psicológicos e futebol profissional.

2.1 O QUE É PSICOLOGIA DO ESPORTE

A Psicologia do Esporte representa uma das disciplinas da ciência do esporte e constitui um campo da psicologia aplicada, porém, não se restringe. O psicólogo do esporte e as ações esportivas têm regras próprias, suas estruturas e seus princípios.

Alguns autores como Becker e Weinberg & Gould destacam diferenças entre Psicologia do Esporte orientada, a Psicologia Clinica e a Psicologia Educacional.

Explicam que psicólogos com orientação clinica, são responsáveis pelo tratamento de atletas com sérios problemas emocionais, psicólogos com orientação educacional ajudam os atletas e técnicos a desenvolver e treinar suas capacidades e habilidades psicológicas. (SAMULSKI, 2002)

Como conseqüência, surge à necessidade da Psicologia do Esporte recorrer a teorias e métodos psicológicos que melhor se adaptem a situações esportivas especificas.

O desenvolvimento de teorias da Psicologia do Esporte e métodos especificamente esportivos podem contribuir para o desenvolvimento da psicologia, pois as duas são intrinsecamente relacionadas. (SAMULSKI, 2002)

Uma das tarefas do psicólogo do esporte é a aplicação das suas teorias e métodos na prática do desporto e a comprovação de sua utilidade nessa prática, não significando que esta psicologia esteja reduzida a uma simples função do serviço. O psicólogo do esporte não foi criado para prescrever aos praticantes receitas ou patentes como alguns treinadores.

Para Singer (1989 apud SAMULSKI, 2002), o psicólogo do esporte tem as seguintes tarefas:

• Cientista/Pesquisador – que contribui na produção de conhecimentos;

• Docente: transmite conhecimentos;

• Intermediário entre o técnico e o atleta;

• Especialista em psicodiagnóstico: mede o potencial do atleta;

• Especialista em análise das condições do treino;

• Especialista para aperfeiçoar o desempenho;

• Conselheiro para solucionar conflitos;

• Consultor-especialista em consultoria de programas psicológicos;

• Responsável pela saúde e bem estar dos atletas.

Os objetivos principais que podem se alcançados com medidas psicológicas do treinamento, são:

• A melhoria planejada e sistemática das capacidades e habilidades psíquicas individuais do rendimento;

• A estabilidade e otimização de processos de recuperação e regeneração psicológica;

• A otimização dos processos de comunicação social.

Como área de atuação para o psicólogo do esporte pode-se citar:

• Esporte de rendimento;

• Esporte escolar;

• Esporte recreativo;

• Prevenção, saúde e reabilitação

A Psicologia do Esporte também se desenvolve como ciência. Porém, deve-se trabalhar com atenção e exatidão cientifica na prática esportiva para não convertê-la em uma psicologia que significa todos os fenômenos. Outro aspecto é que a prática esportiva é um campo para a Psicologia do Esporte. Ela necessita do esporte para comprovar suas teorias e para aplicar seus métodos. (SAMULSKI, 2002)

As dimensões do esporte são incríveis, isso nos chama a atenção o bastante para que o psicólogo analise o campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com