TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Dissertações: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 6

Colunista: Daniela Esquivel

Sobre a psicologia do esporte - entendendo um pouco mais essa área

A Psicologia do Esporte é considerada hoje como uma nova ciência voltada ao treinamento esportivo e tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes esportivas (1).

O atleta necessita não apenas uma boa alimentação, ou de cuidados com sua saúde física, necessita também de amparo, orientação mental e emocional, pois estes são todos elementos da constituição de uma mesma unidade – o ser humano, e merecem a mesma atenção (2).

O psicólogo do esporte é aquele profissional responsável pela saúde psíquica de um atleta ou time/equipe. Seu trabalho se desenvolve a partir de uma abordagem das emoções vivenciadas pelos atletas em sua rotina de treinos (5).

O ser humano se constitui por aspectos bio-psico-sociais, nesse sentido o atleta certamente irá se deparar com necessidades em quaisquer das áreas acima citadas: biológica, psicológica ou social (6). As necessidades do plano biológico serão orientadas por profissionais como o médico, nutricionista, fisioterapeuta, onde cada um atua em sua área de competência. Da mesma forma deverá valer para o plano social e psicológico com a orientação do profissional psicólogo. (2).Para a compreensão acerca da teoria e prática da Psicologia do Esporte torna-se importante esclarecer seu conceito, proposta e objetivos.

A APA (American Psychological Association) define a Psicologia do Esporte como “o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício e atividade física”. Ou ainda podemos definir como a ciência que estuda os fenômenos psicológicos que ocorrem antes, durante e após toda a atividade esportiva seja ela de caráter recreativo -social, reabilitador, ou de auto-rendimento – competitivo. Tem por finalidade investigar e intervir em todas as variáveis que estejam ligadas ao ser humano que pratica uma determinada modalidade esportiva e, em seu desempenho (3).

Esta ciência não se aplica apenas a atletas de alto rendimento, os psicólogos do esporte podem atuar em academias de ginástica, escolas, centros recreativos, clubes e programações educacionais ou junto a educadores físicos. Além disso, outras áreas da psicologia influenciam a Psicologia do Esporte e contribuem para a ampliação do conhecimento dos fenômenos psicológicos que envolvem a atividade esportiva, como por exemplo a Psicologia Social, a da personalidade e a Educacional (6).

A Psicologia do Esporte, de acordo com a Federação Européia de Associações de Psicologia do Esporte – Fepsac (1996), estuda os fundamentos psicológicos, processos e conseqüências da regulação psicológica das atividades relacionadas ao esporte, de um ou mais praticantes dos mesmos. O foco deste estudo está nas diferentes dimensões psicológicas da conduta humana: afetiva, cognitiva, motivadora ou sensório-motora. Os sujeitos investigados são envolvidos nos esportes ou exercícios, como atletas, treinadores, árbitros, professores, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, espectadores, pais, etc (3).

A Psicologia do Esporte visa compreender melhor as demandas implicadas nestas atividades e dar uma assistência aos seus praticantes propondo um crescimento global e harmônico de sua personalidade. Seu objetivo também é estudar o efeito do exercício sobre a área emocional do indivíduo como aquele portador de patologias. Esta nova disciplina faz parte das ciências do movimento humano e das ciências do esporte. O psicólogo do esporte identifica princípios e diretrizes que os profissionais podem usar para ajudar adultos e crianças a participarem e se beneficiarem de atividades esportivas (3 e 1).

Nos dias de hoje, procura-se um médico diante de qualquer doença orgânica e, quando um dente dói não se pensará em outro profissional que não seja um dentista. Mostrar aos atletas que cada um dos profissionais contribui com seus esforços e sua técnica para alcançar os objetivos da equipe e de que ele psicólogo, a partir de agora, fará parte desta equipe utilizando sua técnica para o progresso do grupo, certamente é o caminho adequado para o início de um trabalho (4). É importante ressaltar que o trabalho do psicólogo do esporte terá pouco valor se não for acompanhado de uma preparação físico-técnica-tática e um cuidado da parte médica e administrativa. Desta forma, o psicólogo tratará por estabelecer, desde logo um bom vínculo com a equipe técnica, os dirigentes e atletas.

APLICAÇÕES DO TRABALHO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE

Qualquer atividade seja esportiva ou não sofre a influência de uma série de fatores que podem alterar a sua forma e qualidade de execução. È óbvio que vários destes fatores não podem ser controlados pelo atleta ou pelos membros da comissão técnica. Neste sentido, uma das atuações do trabalho do psicólogo é o de orientar atletas para que possam se adaptar às demandas emocionais e psicológicas da rotina esportiva. Além disso, o psicólogo auxilia outros profissionais (treinadores e demais integrantes da comissão técnica) no planejamento de metas e no treinamento de vários aspectos intimamente relacionados com a performance esportiva. As principais aplicações do trabalho do psicólogo do esporte no auxílio e orientação de atletas são (1):

- Estratégias para aumentar a motivação;

- Reforçamento positivo;

- Extinção das condutas inapropriadas,

- Retroalimentação do rendimento,

- Feedback da atuação;

- Relaxamento;

- Treinamento para controle da atenção;

- Aperfeiçoamento das atribuições;

- Treinamento para o controle do esgotamento cognitivo e emocional;

- Reestruturação cognitiva;

- Treinamento da concentração;

- Treinamento para a coesão da equipe;

- Ordenação de objetivos;

- Ensaio imaginário;

- Dissociação mental;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com