TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Esporte

Artigos Científicos: Psicologia Esporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 Introdução

2.Historia da psicologia do Esporte no Brasil e no Mundo

3.O que é a Psicologia do Esporte

4. As Dificuldades Contemporânea da Psicologia do Esporte.

5. Conclusão

6. Bibliografia

INTRODUÇÃO

A Psicologia do Esporte representa uma das disciplinas da Ciência do Esporte e constitui um campo da Psicologia aplicada. Seu objetivo é analisar as bases de efeitos psíquicos básicos e por outro lado obter a realização de tarefas práticas, do diagnostico e da intervenção, pois com base em nossos estudos explicaremos uma visão ampla sobre a Psicologia do Esporte e o papel do Psicólogo nesse contexto; compreenderemos melhor o estudo científico de pessoas e seus comportamentos através dos exercícios físicos e aplicação desses conhecimentos, o estudo Psicológico do Esporte vem se desenvolvendo bastante, a partir da resolução do Conselho Federal de Psicologia que ela foi considerada como especialidade.

2.HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL E NO MUNDO

Os estudos e pesquisas relativas às questões psíquicas e fisiológicas no esporte, já era existentes no final do século XIX e começo do século XX, na Rússia e Estados Unidos. Coleman Griffith, fundou o primeiro laboratório de psicologia do esporte em 1925; e foi considerado "O pai da Psicologia do Esporte" pelo seu reconhecimento em ter publicado dois livros (1926 - Psicologia dos técnicos) e (1928 - Psicologia do atleta ).

No Brasil, Carvalhaes( 1958), à partir da Copa do Mundo de Futebol em 1958 através da figura mítica (Psicólogo da Seleção Brasileira de Futebol), dava suporte aos jogadores, árbitros e juízes em diversas modalidades do esporte ministrava palestras, participava de encontros e congressos e no mesmo ano (1958) foi decantado o psicólogo do Campeonato Mundial de Futebol, pioneiro da Psicologia do Esporte no Brasil, surge uma realidade liderada pelos saberes da Educação Física e da Medicina Esportiva voltados para estratégias de controle do corpo , instrumentalizando-se de teorias, testes e técnicas capazes de diagnosticar e intervir.

A Psicologia do Esporte vem se desenvolvendo e a partir da resolução 014/00 do Conselho Federal de Psicologia que foi considerada como especialidade.

Ferrúcio Antonelli fundou a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte ( Roma, 1965). Realizou dez congressos mundiais em diferentes países e continentes, além de ter como principal publicação um jornal mundial com os acontecimentos, realizou reuniões com o objetivo de divulgar trabalhos na área e promover o intercâmbio entre os seus pesquisadores. Sendo que suas pesquisas realizadas tinham ênfase em análise social, motivação, cognição e auto confiança.

Em 1970, estudos sobre personalidade foram os que mais se destacaram. Em 1986, a Psicologia do Esporte passou a ser reconhecida como especialização.

Nos anos 80, houve uma grande produção no enfoque cognitivista e, finalmente nesta última década foi criado o Registro de Especialista em Psicologia do Esporte, pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).CARVALHAES (1958)

Falando e aprofundando sobre João Carvalhaes, em 1985 ano do campeonato mundial de futebol na Suécia o Brasil não conseguia se conformar com a derrota sofrida em casa novamente, a Confederação Brasileira do Esporte decidiu que o acompanhamento de um psicólogo que ajudaria na preparação dos jogadores durante o campeonato, assim nasceram as criticas que muitos concordaram e outros descordaram, então mais tarde o resultado foi bem elogiado com o resultado, a mídia deu destaque expondo a pergunta: "Quem era ele?"

Paulista o professor Carvalhaes como era conhecido estudou em 1935, recebendo o diploma de habilitação para o magistério, assim estudou bacharelado em Ciências Políticas etc..

Carvalhaes escreveu artigos voltados ao recrutamento , seleção e treinamento pessoal, e a Psicologia do Esporte, na federação Paulista de futebol implantou a unidade de seleção

de experimentação e de pesquisa sobre Psicologia seguindo a tendência psicofisiológica que sobre psicologia do esporte.

Assim podemos observar que na seleção de jogadores ou de outro esporte pois os testes revelam optidões importantes para o jogador de futebol como a "inteligência geral, percepção de espaços, atenção distribuída.

Assim o professor não parou, fez cursos para o seu aperfeiçoamento profissional. O Ministério de Educação e Cultura lançou a campanha de Inquéritos e levantamento de Ensino e Elementar (CILEME) o movimento foi iniciado para reconhecer a Psicologia como profissão que assim ganhou força nos anos sessenta e deu origem á lei nº 4.119 de 27/08/62.

O professor Carvalhaes foi reconhecido pelo público e completado pelos seus diplomas de méritos em medalhas. O Professor Carvalhaes foi um grande profissional quando faleceu registraram e declararam : Morreu o Psicólogo do Futebol (Jornal da Tarde - 31/03/76) O Fim (Gazeta Esportiva- 31/03/76)

.

3.O QUE É PSICOLOGIA DO ESPORTE ?

Psicologia do Esporte é um estudo científico de pessoas e seus comportamentos no contexto do esporte e dos exercícios físicos, que é composta pela Antropologia, Filosofia e Sociologia do Esporte.

Segundo Samulsk (1989, apud Nistch): “... a Psicologia do Esporte analisa as bases e efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado a análise de processos psíquicos básicos (cognição, motivação, emoção) e, por outro lado, a realização de tarefas práticas do diagnóstico e da intervenção”.

Para que este trabalho tenha bons resultados, é preciso que seja considerado como um elemento do treinamento diário do atleta e do técnico. Porém, o trabalho só será desenvolvido após um diagnóstico das condições psíquicas iniciais do atleta.

O psicólogo do esporte tem, também,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com