TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DO FILME O HOMEM DAS CAVERNAS

Exames: QUESTIONÁRIO DO FILME O HOMEM DAS CAVERNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO DO FILME O HOMEM DAS CAVERNAS

01. Vamos fazer uma viagem no tempo para encontra e conhecer nossos ancestrais, e ver como nossa vida mudou, a partir dessas criaturas. Nossos ancestrais, ao morrerem nos deixaram uma chave para abrir o passado, lembrando que cada pedaço ou fragmento de tecido fossilizado, guarda segredos não só como morreram, mas também como viveram. Como foi possível isto acontecer?

R= Os cientistas podem fazer uma ideia de como seria voltar no tempo

02. 3,5 milhões de anos na África encontraram uma criatura que iniciou a viagem dos primatas até nos. Esse nosso ancestral retrata o tempo de 300.000 gerações passadas. Quem foi essa criatura, que características ela tinha de tão importante, para ser considerado como nosso elo perdido?.

R= Australpithecus afarensis (Lucy, como foi batizado um fosseo encontrado), diferente dos outros macacos, eles podiam ficar ereto e andar sobre 2 pernas.

03. Uma grande questão sempre é levantada quando se fala sobre a origem do homem. O que levou esses primeiros primatas a se colocaram de pé, isto é tornando-se bípede, quando esse seu ato era desgastante quanto à posição e o consumo de energia? Que vantagens obtiveram com essa nova postura?

R= tiveram como vantagem, a visão, já que eles ficavam mais alto. Mas o verdadeiro motivo pelo qual isso se tornou um aspecto definitivo de nossas vidas pelo mais surpreendente motivo foi a criação dos filhos. Alem de economizar energia, e se recuperar mais rápido após ter um filho

04. Como era vegetação da África no momento do surgimento dos primeiros pré-humanos, e por que ela modificou-se radicalmente, tornando-se o que é hoje, obrigando nossos ancestrais a se adaptarem?

Avia bastante tipos de comidas, mas com a mudança do clima, e do ângulo do sol com a terra isso foi mudando, deixando o solo seco e sem vegetação.

05. Qual a importância das monções (o que uma monção?) para o clima da África?

.

06. Um fenômeno geológico alterou o clima e a evolução dos organismos da região. Que fenômeno é esse, pois ate hoje ele ainda atua na região?

07. Vários pré-humanos se candidataram para ser o nosso ancestral, entre eles o Paranthropus bosei. Descreva as principais características desse nosso ancestral, incorporando seu “modus vivendi” no seu texto.

08. Durante o filme é observado que organismos especialistas tendem a se extinguirem. Que argumentos você adiciona a resposta, para isso se torne possível?

09. Quem foram os pré-humanos ferramenteiros? E por que seus atos simples e criativo foi tão importante para o homem moderno?

10. Na áfrica a 1.500.000 anos atrás, surge um dos primeiro pré-humano com características modernas, o Homo ergaster. Que característica herdamos desses organismos, que ainda permanecem em nos, como primor da evolução?

11. Durante a parte do filme sobre o Homo esgaster, o líder deles aparece com um dente na sua boca, que mais tarde e roubado pelo companheiro mais jovem. Que motivos são apresentados para que o jovem se aproprie do souvernir do seu líder, que uso ele o fará?

12. Nos grupos de pré-humanos e grupos tribais, por que seus lideres sempre é indivíduos mais velhos?

13. Durante filme, foi comentado pelo professor argumentos sobre vigor físico dos humanos em relação a outros animais. Vantagem anatômicas e fisiológicas que possibilita corremos vários dias com pouca água e nos manter resfriados, quando grande parte dos organismos da terra são obrigados a se resguardar do calor ou do frio quando a temperatura chega facilmente aos - 40 Co negativos e aos 40 Co positivo . Relaciones essas características que nos tornaram superior a grande maioria dos animais da terra. (iniciando-se com o Homo esgaster).

14. Durante o filme na parte do Homo esgaster, o seu líder aparece afiando uma pedra e o narrador diz: esse objeto e mais sofisticado da sua época, era o roll royce dos machados. O que significa essa expressão para nos humanos nos dias de hoje?

.

15. Qual é a grande vantagem ter um cérebro maior proporcionalmente a todos os animais da terra? E qual o custo desse cérebro em termos energéticos?

16. Em uma cena o líder dos Homo habilis é devorado por um leão e todos fogem em debandada deixando o seu precioso líder ser devorado pela fera. Mas em outro momento do filme o papel é invertido, quando um leão abate sua presa, um grupo de Homo habilis, chega ate ele e o espanta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com