TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Ensaios: FILME O HOMEM QUE MUDOU O JOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  2.676 Visualizações

Página 1 de 6

1) Considerando o filme: “o homem que mudou o jogo”, leia aos seguintes questionamentos e responda: (Valor: 6,0)

a) O time de baseball Oakland Athletics possuía um problema quanto a disponibilidade de recursos financeiros para investimento em jogadores. A partir deste contexto, percebe-se a necessidade de uma gestão, que esteja concatenada com a área de economia, e principalmente que busque soluções eficazes para agregar valor ao seu produto. No caso em questão, comente como o gerente do clube solveu este entrave financeiro. (Cálculo da nota: ___% x 1,5)

No filme, o gerente e ex-atleta precisa encontrar uma maneira eficiente de contornar seja o problema financeiro, seja o estrutural ou mesmo psicológico, através de um método diferente do mantido atualmente por seu clube e por todos os outros da liga, incluindo os poderosos.

Em diversas reuniões, Beane dispensa a gerência convencional, que tem sido praticada durante toda a história do clube, mas que não apresentou resultados satisfatórios. Para mudar isso, resolve aplicar economia e estatística ao beisebol, de maneira a articular, planejar e gerenciar melhor seus jogadores e vislumbrar potenciais contratações. Se sozinho ele não daria conta de tudo, contrata então Peter Brand jovem recém-formado em economia.

Juntos, os dois criam um software de análise e planejamento que mantém, com detalhes, o histórico de todos os jogadores disponíveis no mercado, controlando suas estatísticas (melhores habilidades e carências técnicas), a valorização que cada um obtém no mercado. Com o programa em uso, e sob a desconfiança de todos, Beane e Brand promovem uma mudança radical na maneira como se vê o esporte. Para ampliar a descrença em seu método por parte do público, da própria torcida do time, dos especialistas e dos colegas, eles dispensam alguns medalhões e recrutam desconhecidos, baseando-se no que os números estão lhes dizendo. Jogadores são contratados com atenção e a equipe é remodelada de acordo com as características individuais de cada um, tornando o Oakland Athletics um clube efetivamente competitivo devido ao seu equilíbrio técnico e financeiro.

Dessa forma, o time começa a vencer seguidamente, bate recorde de sequência de vitórias e se qualifica como um possível candidato ao título.

b) Os principais jogadores do time foram vendidos logo no início do filme, todavia outros integrantes foram absorvidos por meio de negociações. Explique como ocorreram essas transações; em que foram baseadas; e sua relação com as decisões. (Cálculo da nota: ___% x 1,5)

Para enfrentar a crise, o Oakland barganha preços e realiza trocas, investindo em habilidades específicas para montar um time resistente.

Com o sucesso da empreitada, o equilíbrio econômico é atingido, no sentido de que o clube, consciente de suas limitações, conseguiu investir corretamente, por outro lado a dinâmica do jogo é potencializado em decorrência do planejamento e da nova filosofia adotada pelo clube.

Beane consegue aplicar por sua vez a economia, que aparece com o reequilibrio das contas e a estatística, com a análise o que os dado e números lhe dizem, para vencer as adversidades e construir não só um time vencedor, mas um método que se transformaria em referência no esporte e fora dele.

c) Em um momento da trama, o gerente do clube trocou o jogador Peña, que era considerado um nome forte na equipe. Explane como e porquê isso ocorreu, não esquecendo de mencionar as consequências deste ato. (Cálculo da nota: ___% x 1,5)

Ao invés de se apoiar na intuição e experiência dos olheiros, Brand seleciona jogadores baseado quase que exclusivamente na porcentagem de vezes que eles chegam em base.

Ao encontrar jogadores com alta porcentagem de base, porém com características que leveriam os olheiros a ignorá-los, Brand reúne um time de jogadores sub-valorizados com um potencial muito maior do que as finanças do Athletics permitiriam. Apesar da oposição dos olheiros, Beane apoia a teoria de Brand e contrata os jogadores que ele seleciona. Depois do período de contratações, Beane descobre que ele também enfrenta a oposição do técnico do time. Com a tensão entre dos dois já alta devido a uma disputa contratual, só que o técnico do time ignora a estratégia de Beane e Brand e coloca o time para jogar com um estilo tradicional, apesar da falta de resultados. Beane é eventualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com