TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do filme - O homem que mudou o jogo

Resenha: Revisão do filme - O homem que mudou o jogo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 1: Resenha do Filme – O Homem que Mudou o Jogo.

O filme relata a história real de Billy Beane, que foi jogador de beisebol quando era novo, porém não foi bem sucedido na escolha. Já chegando aos quarenta anos optou por ser gerente geral do Oakland Athletics, time que obteve péssimos resultados na ultima temporada do campeonato. No ano seguinte ele se vê com problemas em montar seu time após a perda de seus três melhores jogadores para times maiores. Mas com a ajuda de Peter Brand, um recém-formado em economia pela universidade de Yale, que desenvolveu um sistema baseada em números e estatísticas matemáticas, que era capaz de apurar o diferencial dos jogadores, ou seja, controlando suas estatísticas (melhores habilidades). Billy sem chances de poder competir no mercado contra os grandes times decide mudar de estratégia, modificando radicalmente a maneira como se vê o esporte. A princípio esse novo método vai ser reprovado por todos, fazendo com que. Billy dispense alguns de seus conselheiros, os resultados demorarão a chegar, mas eventualmente o time começa a vencer. Assim, com um baixo orçamento, Billy, conseguiu criar um time competitivo e entrar pra história do esporte nos Estados Unidos, batendo o recorde de jogos ganhos. Beane consegue aplicar economia (reequilibrando as contas) e estatística (analisando o que os dados lhe dizem) para vencer as adversidades e construir não só um time vencedor, mas um método que se transformaria em referência no esporte.

O diferencial do filme foi o assistente nerd, é estranho que Billy Beane seja o tal do homem que mudou o jogo quando é justamente Peter Brand, quem lhe apresenta o novo método, Billy mudou o jogo tomando a decisão de contrata-lo como seu assistente. No entanto, pode-se dar uma parte dos créditos ao Billy, pois ele teve que tomar muitas decisões difíceis, como a venda e a demissão de jogadores, a não aceitação de uma incrível proposta em outro time, que somente um ótimo gerente com visão de futuro saberia toma-las corretamente, aceitando e conhecendo os riscos impostos a essas decisões.

Pode-se observar durante o filme algumas armadilhas psicológicas, como, a armadilha do Status Quo está presente quando o olheiro não concorda em deixar de lado aquilo que foi usado durante anos e que deu certo e acaba discutindo com Billy e sendo demitido. Podendo ter minimizado o conflito explicado aos conselheiros e olheiro como funcionava o sistema e como estava sendo a sua visão de futuro. Também se tem presente a armadilha da âncora que é quando Billy recebe a ideia/informação que deveria recrutar jogadores baseando-se em estatísticas, pois daria mais certo, deixando de lado a forma tradicional e entrando em conflito com os seus conselheiros. E a armadilha da Lembrança, identificada quando Billy se lembrava de sua carreira como jogador de beisebol e de como tinha sido vítima de um julgamento errôneo dos olheiros, acreditando que ele também estava fazendo esse julgamento, adotando assim o método de Peter. Ele mesmo conseguiu minimizar essa armadilha buscando informações sobre o método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com