TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Trabalho Universitário: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Como base na entrevista e visita feita com o coordenador pedagógico na instituição, pode observar que o SENAI (Steno Lopes) possui ações para promover a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), pelo que foi demonstrado o resultados da nossa pesquisa devia ter uma impacto positivo, como foi, mas não tanto como o esperado, isso porque à uma falta de interesse dos funcionários pelas ações, como de divulgação pela organização. Todos os funcionários conhecem os recursos de QVT oferecidos, mas na pratica nem todos desfrutam por não perceber os benefícios de tais ações. Isso ocorre por setores, exemplo, o pessoal da parte administrativa e do curso auxiliar administrativo conhecem as praticas de QVT e o que a instituição disponibiliza em um nível mais alto, o pessoal dos cursos eletroeletrônica, metal mecânica e mecânica em nível médio, e pessoal da marcenaria e gráfica no nível mais baixo.

Foi detectado também que ações sociais como funcionário do mês, só é desfrutado na parte administrativa e limpeza causando um “ciúme” nos demais setores, existe para todos a confraternização trimestral de aniversariantes, a parte administrativa alega que sua função por ser monótono necessita de ações de QVT para incentivar o seu pessoal que os níveis mais baixos.

Vejamos pontos positivos e negativos encontrados na pesquisa:

Pontos positivos mais vistos Pontos negativos mais encontrados

Ambiente agradável de se trabalhar Expansão da comunicação

Poucos conflitos Mais atividades físicas

Estabilidade Eventos sociais, parabenizando a equipe

Clube para lazer Gincanas, maratonas, torneios

Busca pela inovação Conversa com Psicólogos

Interesse em sempre melhorar a QVT

Ascensão de Carreira

Como base nos estudos da OAPCE, empresa da área de QVT, o que foi observado no SENAI (Steno Lopes) é que se tem um dos melhores ambientes de trabalho da região, os conflitos e as queixas em relação a outras organizações, são consideradas como “vaidade” dos funcionários já que muitos empregados de outras organizações não possuem 1/3 das ações de QVT do que é o oferecido SENAI (Steno Lopes).

Mas pôde percebe-se no SENAI que existe um “amor a camisa” o pessoal tem vontade trabalhar nessa empresa. O SENAI não é conhecido por pagar salários altíssimos, mas por formar ótimos profissionais, decorrente da QVT especialmente na questão da acessão de carreira a instituição patrocina seus colaboradores, com cursos ajuda de custo e com as olimpíadas do conhecimento onde o alunos e instrutores tem a chance de mostra-se para o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com