TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS E VISCERAIS NA ESPECIE HUMANA

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOFISICA E FISIOLOGIA

DISCIPLINA: FISIOLOGIA PARA NUTRIÇÃO

PROFESSOR: Dr. Acácio Salvador Veras e Silva

LETÍCIA MARIA ROCHA DE MOURA

AÇÕES REFLEXAS SOMATICAS E VISCERAIS NA ESPECIE HUMANA

Teresina, 2018

LETÍCIA MARIA ROCHA DE MOURA

AÇÕES REFLEXAS SOMATICAS E VISCERAIS NA ESPECIE HUMANA

Relatório de aula prática apresentado à disciplina Fisiologia para Nutrição, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí como requisito a aprovação no período 2018.1

Orientador: Profª Dr. Acácio Salvador Veras e Silva

Teresina, 2018

1 INTRODUÇÃO

A Fisiologia é o estudo do funcionamento normal de um organismo e de suas partes, com todos os seus processos físicos e químicos, ou seja, estuda as funções vitais do corpo. Os reflexos neurais são iniciados por estímulos que ativam um receptor sensorial, o mesmo envia a informação em forma de potencial de ação por meio de neurônios aferentes para o sistema nervoso. As vias dos reflexos no sistema nervoso consiste em redes de neurônios que ligam receptores sensoriais a músculos ou glândulas e podem ser classificados de várias formas. (SILVERTHORN, 2010)

Um ato reflexo se trata de uma reação automática do organismo a um estimulo externo. Os neurônios sensitivos ou aferentes, onde os corpos estão nos gânglios sensitivos, conduzem a medula ou ao tronco encefálico impulsos nervosos originados em receptores superficiais ou no interior do organismo. Os prolongamentos destes neurônios se ligam de forma direta ou por meio de neurônios de associação aos neurônios motores, que são responsáveis em levar o impulso ao musculo ou a glândula, onde se formam arcos reflexos mono ou polissinápticos. (GUYTON, 2006)

Os reflexos podem ser de integração a nível de medula, como reflexos de estiramento, envolvendo além da via aferente e da via eferente, interneurônios, os neurônios de associação na medula, ou podem ser de integração a nível de tronco encefálico. As fibras para essas conexões podem passar através da formação reticular ou do fascículo longitudinal medial, que é o fascículo de associação do tronco encefálico, correspondendo ao fascículo próprio da medula. (CAMPBELL, 2000)

Os atos reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes. Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores. Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo. (MACHADO, 2006)

O objetivo deste relatório foi identificar e analisar atos reflexos somáticos e viscerais em alguns pontos do corpo humano.


2 MATERIAIS E METODOS

Foi realizada aula pratica em laboratório do departamento de Biofísica e Fisiologia na Universidade Federal do Piauí, onde forma realizados testes entre alunos de cada grupo, a fim de coletar dados para análise comparativa e posterior confecção deste relatório.

Dentre os testes realizados estão os de reflexos somáticos, que se enquadram os testes de reflexo corneal, reflexo plantar, reflexo patelar, reflexo aquileu e reflexo tricipital, como também testes de reflexos viscerais, que se enquadram os de reflexo fotomotor, reflexo espino-ciliar e reflexo bradicardico.

Para realização dos testes é de suma importância a utilização de materiais e instrumentos apropriados, tais objetos serão citados respectivamente de acordo com a ordem de realização dos testes, dentre eles estão os lenços de papel, objeto pontiagudo não cortante (lápis, chave), martelo de borracha, lanterna e bacia com agua fria. Apenas dois testes não demandaram a utilização de materiais além da observação.

Primeiramente, foram observados os reflexos somáticos e o primeiro a ser executado, foi o reflexo corneal em que o executor tocou delicadamente com a ponta de um lenço de papel, na córnea dos voluntários constatando como resposta, um leve incômodo. Logo após tocou-se na esclerótica, tendo como resultado da ação, ardor e cócegas.

O segundo reflexo somático a ser observado, foi o reflexo plantar, que em condições de normalidades, o executor incidiu um estímulo cutâneo na superfície plantar, próximo ao lado medial, nos pés dos voluntários; observando como resposta a flexão plantar e a flexão dos dedos.

O terceiro reflexo testado, reflexo patelar, foi utilizado um martelo de borracha no ligamento patelar, do voluntário sentado, de forma que suas pernas balançassem livremente, o reflexo obtinha maior intensidade quando o indivíduo se concentrava em outro ponto.

O quarto reflexo somático testado, foi o reflexo aquileu, onde o voluntário se posicionou de joelhos em um banco do laboratório, de modo que o pé se encontrou relaxado livremente, e prosseguiu-se com a percussão do martelo no tendão de Aquiles, observando como decorrência, a flexão plantar dos dois pés de cada voluntário.

O quinto reflexo testado foi o reflexo tricipital, onde o voluntário ficou com o braço repousado nas mãos do examinador, verificando que o antebraço balançasse livremente, para só então bater o martelo de borracha sobre o tendão de inserção do tríceps braquial, bem proximal ao cotovelo. Houve um reflexo de estiramento do antebraço.

Após observar os reflexos somáticos em algumas partes do corpo, verificou-se, alguns reflexos autonômicos. O primeiro foi o reflexo fotomotor, o primeiro passo foi o voluntário manter, por alguns segundos, o olhar fixamente para uma lâmpada; o examinador observou o centro da íris o diâmetro da pupila de cada olho, que no caso ocorreu a miose da pupila. 

O segundo passo, após olhar fixamente para um ponto iluminado, foi pedido ao voluntário que este cobrisse os olhos com as suas mãos, por 10 segundos, não deixando penetrar luz entre os dedos e nem comprimindo os olhos, de maneira que permanecesse de olhos abertos, como quando estava olhando para o ponto iluminado. Foi pedido que após esses 10 segundos o voluntário retirasse uma das mãos, e o examinador, no mesmo segundo observou que após cobrir o olho, houve midríase da pupila, após isto, observou-se o outro olho e constatou o mesmo resultado midríase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com