TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ralatorio de Estagio Gestão

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.451 Palavras (30 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 30

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Gestão Escolar foi realizado na Escola Estadual Professora Maria Coutinho com carga horária de 52 horas. No ambiente escolar foi realizado uma observação da instituição, depois uma análise do projeto político pedagogico da escola. Depois juntamente com a supervisora de campo foi escolhido um tema para realizar, um plano de ação para a escola, visando abordar as necessidades da mesma. O tema escolhido para a elaboração do plano de ação foi Imdsiciplina escolar.

O Estágio contribui para um melhor aprendizado, pois tendo contato com a vivência escolar, o acadêmico adquire maior conhecimento do regimento de uma escola, tendo contato com a realidade, além de proporcionar a relação da teoria à prática, tornando presente a reflexão da realidade observada e das experiências vivenciadas.

Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.

Necessitamos mais do que nunca de uma escola democrática e verdadeiramente comprometida com a aprendizagem significativa do educando, transformado informações em saberes necessários à vida de seus alunos. Para isso é necessário que haja um bom planejamento de todas as atividades e uma constante pesquisa e aprimoramento, através de uma gestão democrática e com a participação de todos os segmentos da escola.

O envolvimento e diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos, precisa criar espaço e condições para discussão e troca de idéias, para que as ações sejam centradas nas reais necessidades da comunidade e em um ensino de qualidade, Os resultados positivos de uma escola só são realmente garantidos, através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela equipe diretiva e que envolva a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e

outras instituições que mantenham relação direta ou indireta com a escola. Pois a escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente. O bom andamento das atividades escolares depende de manter as pessoas trabalhando satisfeitas e motivadas para que possam render o máximo em suas atividades.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Há um novo conceito de espaços de aprendizagem, que vem ampliando e ultrapassando os limites das instituições escolares formais, passou a incluir um largo espectro de instituições não-escolares (empresas, sindicatos, meios de comunicação) e também os movimentos sociais organizados. No entanto o que permanece como elemento concreto da atividade educativa é a ação docente. o mercado de trabalho do pedagogo é constituído especialmente pelas escolas das redes publica (estadual e municipal) e particular. Alem de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries Iniciais do Ensino Fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, com conhecimento e reconhecimento do trabalho pedagógico escolar em sua totalidade, poderá atuar como articulador e organizador do processo pedagógico escolar, tanto na elaboração de projetos pedagógicos como na área de pesquisa.

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

A Escola Estadual Professora Maria Coutinho está situada na rua Luiz Gonzaga de Souza, em Santa Luzia, Minas Gerais.

A estrutura administrativa é composta por: uma diretora geral, duas vice- diretoras, três pedagogos, duas coordenadoras, trinta docentes, cinco monitoras, oito cozinheiras, sete serviços gerais.

A estrutura física é composta por: vinte e sete salas de aula, 3 secretárias, pátio interno e externo, quadra coberta e aberta, refeitório, cozinha, sanitário feminino,. Sanitario masculino, biblioteca, sala de video e tv.

A instituição funciona nos horários matutino, vespertino e noturno, a instituição ofereçe ensino fundamental e médio.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO - ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

Nome: Escola Estadual Professora Maria Coutinho

Registro no CNPJ 22256622/0001-18

Rua Luiz Gonzaga De Souza 75- Bairro Jaqueline- Zona Urbana Santa Luzia- MG, Cep : 31785-285

Nivéis e modalidades de ensino: ensino fundamental e médio

Horários de funcionamento: Manhã: 7h 40 min às 11h 40 min, Tarde: 13h15min às 17h 30 min,Noite: 19h às 22h 45 min

Número de alunos: 650 alunos

Turmas: 1° ao 9° ano

Fáixa etária: 6 aos 18 anos

Acreditando na educação como um direito de todos as crianças e adolescentes a Escola Estadual Professora Maria Coutinho Apesar das enormes dificuldades enfrentadas inicialmente, com a inexperiência dos professores e funcionários para trabalharem com tantos problemas, tais como violência, familiar, prostituição, desemprego, desestruturação completa de muitas famílias, pobreza extrema, onde faltava tudo, higiene precária, também a falta de recursos humanos, principalmente funcionários para manutenção, merenda e limpeza. A maioria dos profissionais que trabalhavam na escola, optou por enfrentar todas as dificuldades e obstáculos, doando seu tempo, sua energia e sua boa vontade, o que muitas e muitas vezes, extrapolava o horário de trabalho e a função dos mesmos. professores, funcionários, alunos e a comunidade uniram-se para tentar reverter este quadro negativo e perverso. baseada no respeito, colaboração e envolvimento da comunidade com a escola e da escola com a comunidade. a escola obteve novo significado perante a comunidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com