TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Eletro-foto-termicos

Ensaios: Recursos Eletro-foto-termicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 10

Principais Recurso da Eletro-Foto-térmicos utilizados

no tratamento na Dermato-Funcional

Eletroterapia

A eletroterapia possui várias possibilidade de tratamentos e modalidade terapêutica, pelo vasto campo de estudos desenvolvidos. Isso é considera uma grande vantagem para o paciente e uma grande ferramenta para o fisioterapeuta.

A eletroterapia vem se destacando cada vez mais nos tratamentos estéticos fáscias e corporais, sendo assim considerada um tratamento fundamental pelos profissionais na área, muitos dos tratamentos estéticos são temporários, mas se o tratamento for continuo os benefícios se tornando mais duradouros e eficaz. É claro que estes benefícios não são definitivos, não temos como retardas o tempo e envelhecimento do organismo.

Quando falamos de eletroterapia referimos ao tratamento de correntes elétricas no organismo, no meio estético, se baseia-se em estimular e inibir correntes elétricas no organismo.

Eletrodos

É um mecanismo utilizado para o fluxo de elétrons do circuito de saída do estimulador é mudado em fluxo de corrente iônica nos tecidos. São necessários utilizar de dois ou mais eletrodo, isso varia de acordo com a região de tratamento e para completar o percurso do circuito elétrico para levar a corrente elétrica e realizar a estimulação.

Tipos de eletrodo: de silicone tratada com carbono; Autoadesivo; Placa de alumínio com bucha umedecida (menos utilizado na estética).

Contraindicações

Pacientes com cardiopatias congestivas; Portadores de marca-passo; Patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, tromboflebites; Gestantes; Hiper e Hipotensos descompensados; Neoplasias; Lesões musculares.

Alta Frequência

É uma corrente de elevada tensão e de baixa intensidade é aplicada diretamente no organismo, através de elétrodos de vidro que se fixam em uma bobina. O aparelho é um gerador de alta frequência, possuí vários eletrodos de vidro a vácuo ou contendo gás especial, muito utilizado em tratamentos faciais e capilares.

Na maioria das indicações temos por base a ação bactericida, entre elas ressaltamos as desinfecções após extração de acnes, acnes inflamadas, desinfecção do couro cabeludo isso no caso de seborreia, pós-depilação isso se ocorrer histórico de foliculite, ulcera de pressões infectadas e feridas abertas.

No tratamento estético a alta frequência é empregada principalmente nos recursos faciais de tratamento, não só nos procedimentos de limpeza de pelo, como também em outros protocolos faciais, na hidratação e revitalização. (1)

Corrente Russa

É uma corrente usada para o fortalecimento muscular, o profissional que utilizar esta corrente é importante saber sobre fisiologia muscular, para não causar nenhum tipo de lesão nas fibras musculares.

Usadas em Fibras tipo I e II, sendo assim nas fibras tipo I elas carregam mitocôndrias que são responsáveis por usinar energia e as enzimas que aceleram o metabolismo (SDH), são bastante volumosas e possui níveis de mioglobina, resultando uma coloração vermelha por isso são conhecidas como: Fibras vermelhas. Nas fibras tipo II são responsáveis por realizar um trabalho de ritmo mais rápido. Costumam ser as fibras que se atrofiam primeiro. Mas em geral, as fibras de contração mais rápida são ativas em atividades explosivas e rápidas, por exemplo: Basquete, futebol, esportes que muitas vezes necessitam de uma energia rápida e somente as vias metabólicas anaeróbicas podem fornecer, conhecida também como: Fibras brancas.

São responsáveis por flacidez e perda de tônus, cansam-se com muita facilidade e não toleram contrações prolongadas.

Contraindicações

Pacientes com fraturas que não foram consolidadas, e que não exista implantes metálicos ou calo ósseo, Inflamação articulares em fase agudas, Miopatias graves, lesões musculares, tendinosas e ligamentares e lesões nervosas. (2)

Microcorrente

É um tipo de corrente galvânica modificada, ela possui dois tipos de ondas (pulsadas ou continua) com valores de frequências baixa e com amperagem mediana. Estas correntes combinadas, efetuam trabalhos específicos, porém além de ser mais especifica e mais confortável pois o paciente não sente a corrente então não possui nenhum estimulo de dor e desconforto.

A aplicação dos aparelhos de microcorrente ocorrem em local que não consegue ativas as fibras nervosas sensoriais subcutâneas e como resultado o paciente não tem dor e não tem o formigamento tão comum a procedimentos eletroterapêuticos.

Esta técnica promove a revitalização cutânea, melhorando a flacidez muscular, elasticidade, a viscosidade e o brilho da pele. O tipo de onde se deve a cada etapa do tratamento, ou seja, ao grau de flacidez e ao estado geral da pele, sendo algumas utilizadas para flacidez mais leves e outras mais acentuadas.

A técnica atinge a camada superficial da pele, melhorando a movimentação dos líquidos intersticiais, e estimulando as fibras. (3)

Corrente Farádica

É uma corrente quando voltada ao meio estético é usada de forma alternada, sua polaridade muda em um determinado tempo preestabelecido, assim realiza a estimulação muscular por excitação nervosa.

Ela tem a eficaz de reduzir a flacidez muscular e também melhora a circulação periférica, além de estimular a musculatura, a aplicação da corrente farádica promove a otimização do metabolismo e da circulação sanguínea do tecido muscular.(4)

Corrente Galvânica

É uma corrente polarizada e possui um sentido unidirecional, os elétrons caminham em único sentido do polo negativo para o positivo. Devido a esta particularidade, ela tem um efeito eletroquímico.

No efeito eletroquímico, o eletrodo negativo é aonde as cargas positivas se direcionam (Cátions), já no eletrodo positivo é aonde as cargas negativas se direcionam (ânions), sendo assim, ocorre uma ligação e os polos (+ e -) vão atrai moléculas.

Cargas positivas vão atrair moléculas do tipo: HCL, O2, e H2O e a carga negativa atrai moléculas do tipo: NaOH e H2.

Efeito das Cargas

A carga negativa tem a função de realizar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com