TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos para o tratamento do envelhecimento da pele

Pesquisas Acadêmicas: Recursos para o tratamento do envelhecimento da pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de abordar na realidade prática através de visitas em algumas clínicas observando que os conteúdos ministrados na disciplina de recursos estéticos aplicados aos tratamentos faciais estão sim inseridos na realidade prática.

A maioria das clínicas oferecem limpeza de pele como um ponto de partida para conhecer a pele e a queixa da cliente, deixando de fazer a avaliação pessoal passando direto para o contato visual, após a limpeza a esteticista costuma indicar o melhor tratamento dentro da queixa e necessidade do cliente, ficando as observações por conta da memória. Pude notar que praticamente todas as clínicas oferecem tratamentos faciais específicos e diferenciados para cada tipo de problema seja ele acne, manchas solares, melasma ou envelhecimento.

Sendo que o mais procurado pela faixa etária de 15 a 25 anos é a limpeza de pele para controle da acne, e pela faixa etária acima de 25 anos são técnicas especificas para tratamento de envelhecimento e manchas solares.

2 DESENVOLVIMENTO

Em visita a algumas clínicas pude comprovar que os conteúdos ministrados na disciplina de recursos estéticos aplicados aos tratamentos faciais estão sim inseridos na realidade prática, e por não ter noção dessa realidade não sabia o quanto é importante tais recursos, fui apresentada a vários tratamentos, experimentei alguns e gostaria de falar sobre os que achei mais interessantes, mais procurados e os mais indicados em todas as clínicas visitadas.

Começando pela limpeza de pele que é o tratamento mais procurando sendo o primeiro passo para deixar o rosto jovem e livre de células mortas, em sua maioria as esteticistas informaram que no mínimo fazem em média 30 limpezas de pele no mês sendo que é um tratamento indicado como um dos cuidados básicos da pele para remover impurezas acumuladas na face e promover a limpeza dos poros melhorando a oxigenação dos tecidos para que a pele possa respirar e renovar suas células, sendo assim uma única sessão mensal é suficiente para a limpeza facial em peles normais e em casos mais severos a frequência é determinada de acordo com a avaliação.

No processo de envelhecimento cutâneo são vários tipos de recursos utilizados levando em conta que ele está relacionado com a perda de capacidade funcional e de reserva, mudança da resposta celular aos estímulos, perda da capacidade de reparação e predisposição hereditária. Os sinais visíveis manifestam-se por toda pele e se aprofundam com a idade. Para o tratamento de envelhecimento cutâneo é necessário um trabalho intensivo usando até mesmo mais de um tipo de recurso focando as necessidades de cada indivíduo cuja a idade cronológica não é necessariamente proporcional ao grau de envelhecimento da pele, sendo que a pele do rosto é a que mais sofre com as agressões provenientes do ambiente e do estresse diário, a face perde o brilho e apresenta sinais de cansaço e de envelhecimento precoce, a drenagem linfática manual facial é bem-aceita sendo uma massagem específica realizada com movimentos leves e lentos, que direciona e melhora o fluxo linfático, algumas esteticistas a misturam com a massagem relaxante que tem como objetivo aliviar dores, relaxar o rosto, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação, tirando a expressão cansada da pele e dos músculos da mímica facial, que ficam tensos no dia a dia, em situações de estresse e ansiedade e dizem que da bastante resultado, e determinam a quantidade de sessões de acordo com a avaliação feita e a decisão do cliente.

O Peeling de Diamante é um coadjuvante nos demais tratamentos faciais principalmente no envelhecimento, é um aparelho de microdermoabrasão que possui uma ponteira diamantada e pressão negativa que promove o afinamento do extrato córneo(camada mais superficial da pele), seu objetivo alem de afinar linhas de expressão e rugas finas, estimula a produção de colágeno e elastina, clareia superficialmente a pele devolvendo sua luminosidade e viço natural, é um peeling seguro que pode ser utilizado até mesmo no verão.

O Peeling de Cristal é um método italiano que utiliza um aparelho que lança sobre a pele microcristais de óxido de alumínio. A ideia do peeling de cristal é atuar no tratamento de sequelas de acne, quelóides e cicatrizes pós-trauma (queimaduras), sulcos e rugas superficiais e profundas (rejuvenescimento) hipercromias (manchas) em geral, estrias e poros dilatados, ele tem intensidade controlável e aspira os microcristais ao mesmo tempo em que os lança, apresenta resultados de melhora do tônus e textura da pele já na primeira sessão ao retirar, suavemente, a camada mais externa da pele e ao estimular o crescimento de uma nova camada e a produção de colágeno.

O Peeling químico é o procedimento menos procurado nas clínicas apesar de eficaz o resultado depende muito do cuidado da cliente após o procedimento, ele é usado para remover as camadas mais superficiais da pele com o intuito de acelerar a renovação celular e obter uma nova pele melhor do que a anterior, podem ser superficiais, quando apenas as camadas mais externas da pele são atingidas, médios ou profundos quando alcançam camadas mais profundas. A profundidade é determinada em função da patologia a ser tratada. Manchas escuras de causas diversas, rugas finas, envelhecimento induzidos pelo sol (Fotoenvelhecimento), acne (alguns casos)e estrias são boas indicações para os peeling superficiais e médios.Vários são os agentes usados como ácido retinóico, ácido glicólico, ácido pirúvico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, resorcinol e fenol em concentrações que variam com a profundidade desejada no peeling. A associação de dois ou mais agentes também é possível. Quanto mais superficial é o peeling, menores são os riscos de complicações e mais rápida é a recuperação da pele, porém os resultados são menores. Peeling superficiais repetidos com intervalos de 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com